EDUCAÇÃO FISICA - expressão corporal
Improvisação
.Espalhar vários arcos pelo chão, que estarão representando bases de estátuas.
.Ao som de uma música bem animada, os alunos correm ou saltitam livremente por entre os arcos. Quando a música for interrompida, cada aluno se coloca dentro de um arco na posição de estátua.
.O professor deverá motivar os alunos para que representem as estátuas de forma bem original, improvisando poses diferentes a cada oportunidade.
.Espalhar vários arcos pelo chão, que estarão representando bases de estátuas.
.Ao som de uma música bem animada, os alunos correm ou saltitam livremente por entre os arcos. Quando a música for interrompida, cada aluno se coloca dentro de um arco na posição de estátua.
.O professor deverá motivar os alunos para que representem as estátuas de forma bem original, improvisando poses diferentes a cada oportunidade.
EDUCAÇÃO FISICA - o meu chapéu
O professor deverá ensinar aos alunos a seguinte música:
O meu chapéu tem três pontas,
tem três pontas o meu chapéu;
se não tivesse três pontas,
não seria o meu chapéu.
Agora, para brincar, todos formam uma roda e cantam a música executando mímicas referentes à letra.
Quando repetirem, os alunos não devem cantar a palavra chapéu. Devendo fazer apenas a mímica.
Na outra vez, não cantam as palavras chapéu e pontas, porém devem realizar os gestos referentes às duas palavras. E a brincadeira continua até que a mímica substitua toda a letra.
O meu chapéu tem três pontas,
tem três pontas o meu chapéu;
se não tivesse três pontas,
não seria o meu chapéu.
Agora, para brincar, todos formam uma roda e cantam a música executando mímicas referentes à letra.
Quando repetirem, os alunos não devem cantar a palavra chapéu. Devendo fazer apenas a mímica.
Na outra vez, não cantam as palavras chapéu e pontas, porém devem realizar os gestos referentes às duas palavras. E a brincadeira continua até que a mímica substitua toda a letra.
EDUCAÇÃO FISICA - dança
O ritmo é um elemento fundamental presente em todas as formas de vida: no movimento humano, na natureza,no universo. O ser humano está constantemente se movimentando e todo o movimento é ritmico.
A dança é a arte que utiliza o corpo em movimento como um meio de expressão, comunicação e criação. Ela é capaz de liberar sentimentos e emoçoes e, sobretudo, relfetir manifestações culturais, transformando-se em linguagem social.
Constitui-se em conteúdo importante da Educação Física, pois contribui significativamente para o estímulo da livre expressão, para o desenvolvimento ritmico - por meio do aperfeiçoamento dos movimentos naturais - para o favorecimento do contato social, além de proporcionar momentos de alegria e prazer.
Utilizando estratégias como: a improvisação, a experimentação e, consequentemente, a representação, o professor permitirá aos alunos, a construção e / ou criação de novas possiblidades de movimento dentro de contextos significativos.
A dança é a arte que utiliza o corpo em movimento como um meio de expressão, comunicação e criação. Ela é capaz de liberar sentimentos e emoçoes e, sobretudo, relfetir manifestações culturais, transformando-se em linguagem social.
Constitui-se em conteúdo importante da Educação Física, pois contribui significativamente para o estímulo da livre expressão, para o desenvolvimento ritmico - por meio do aperfeiçoamento dos movimentos naturais - para o favorecimento do contato social, além de proporcionar momentos de alegria e prazer.
Utilizando estratégias como: a improvisação, a experimentação e, consequentemente, a representação, o professor permitirá aos alunos, a construção e / ou criação de novas possiblidades de movimento dentro de contextos significativos.
RECREAÇÃO - nomes & adjetivos
Os participantes formam um círculo e o professor começa pela sua própria apresentação, usando seu primeiro nome e um adjetivo positivo ou elogioso que tenha a mesma letra inicial de seu nome. Por exemplo: "eu sou a Bela Beatriz".
Seguindo a sequencia do circulo, cada um dos participantes apresenta-se dessa maneira.
O emprego da aliteração é um bom auxílio para a memória e por isso, o professor deve assegurar-se qe somente adjetivos positivos sejam utilizados.
Variação: em vez de um adjetivo formado por aliteração, os participantes podem usar movimentos ou sons que tenham o mesmo número de sílabas de seu nome.
Por exemplo: "Sou Roberto" pode ser acompanhado por três batidas de pé no chão ou de três movimentos com as mãos.
Seguindo a sequencia do circulo, cada um dos participantes apresenta-se dessa maneira.
O emprego da aliteração é um bom auxílio para a memória e por isso, o professor deve assegurar-se qe somente adjetivos positivos sejam utilizados.
Variação: em vez de um adjetivo formado por aliteração, os participantes podem usar movimentos ou sons que tenham o mesmo número de sílabas de seu nome.
Por exemplo: "Sou Roberto" pode ser acompanhado por três batidas de pé no chão ou de três movimentos com as mãos.
EDUCAÇÃO FISICA - corrida de obstáculos
Prepare dois campos um ao lado do outro com três arcos (bambolês) em seguida uma corda esticada, três cones, mais uma corda esticada e a bola.
>Dividir dois grupos em duas colunas com número igual de alunos. Deixar os alunos escolherem seus grupos. As colunas ficarão atrás da linha demarcada.
>Ao sinal, o primeiro de cada coluna sairá correndo tocando os pés dentro dos arcos espalhados. Em seguida, saltará sobre a corda, continuará correndo fazendo ziguezague entre os cones, saltará sobre a corda novamente, pegará a bola e retornará fazendo o mesmo percurso com a bola na mão.
>Quando chegar, entregará ao companheiro que deverá repetir o percurso, só que levando a bola e deixando-a para que o proximo venha buscá-la.
>Caso o aluno não cumpra alguma etapa, deverá retornar e refazer a sequencia correta.
>Será considerado vencedor o grupo que completar a prova por primeiro.
>Dividir dois grupos em duas colunas com número igual de alunos. Deixar os alunos escolherem seus grupos. As colunas ficarão atrás da linha demarcada.
>Ao sinal, o primeiro de cada coluna sairá correndo tocando os pés dentro dos arcos espalhados. Em seguida, saltará sobre a corda, continuará correndo fazendo ziguezague entre os cones, saltará sobre a corda novamente, pegará a bola e retornará fazendo o mesmo percurso com a bola na mão.
>Quando chegar, entregará ao companheiro que deverá repetir o percurso, só que levando a bola e deixando-a para que o proximo venha buscá-la.
>Caso o aluno não cumpra alguma etapa, deverá retornar e refazer a sequencia correta.
>Será considerado vencedor o grupo que completar a prova por primeiro.
EDUCAÇÃO FISICA - caçada de animais
>Nos cantos de um quadrado ou retângulo fazer quatro currais (2 x 2). Um dos alunos será o caçador e os demais, divididos em três grupos de números iguais, recebem o nome de um bicho. O caçador permanece entre os currais.
>Ao sinal, o professor dirá o nome de um bicho e os alunos que representarem ese bicho devem correr para o curral vazio, respeitado o espaço delimitado. O caçador irá persegui-los, e tentará pegá-los. O aluno que for pego deverá ficar em um espaço determinado até que todos os outros sejam pegos.
>Será considerado vencedor o grupo que conservar o maior número de alunos.
>Ao sinal, o professor dirá o nome de um bicho e os alunos que representarem ese bicho devem correr para o curral vazio, respeitado o espaço delimitado. O caçador irá persegui-los, e tentará pegá-los. O aluno que for pego deverá ficar em um espaço determinado até que todos os outros sejam pegos.
>Será considerado vencedor o grupo que conservar o maior número de alunos.
EDUCAÇÃO FISICA - aprendendo as horas
>Aprender a ver as horas é muito fácil, principalmente quando se joga bolinhas de gude:
.12 bolinhas para cada aluno;
.o terreno deverá permitir que a bolinha circule e nele possam ser feitos "búricos" (buracos feitos na terra).
>Neste jogo, serão duas as oportunidades de vencer, porém é necessário fazer uma representação de um relógio no chão:
.iniciar o jogo por meio do par ou ímpar. Lançar a primeira bolinha a partir das 12 horas, atirando ao búrico central (meio do circulo).Repetir essa operação com as doze bolinhas restantes, dirigindo-se sucessivamente nas horas seguintes: uma hora, duas horas, etc Para cada acerto no búrico, conta-se um ponto.
.agora seguindo o sorteio anterior, faça o inverso. Lance as bolinhas do búrico central para os búricos das horas, respeitando-se a sequencia de uma hora,duas horas até doze horas. Se o lançamento num búrico não for concretizado, lançar a bolinha no búrico da sequencia. Desta vez, para cada bolinha acertada, atribui-se o valor das horas como pontuação.
>Caso o aluno não tenha se saído muito bem nessa primeira etapa de lançamentos, poderá recuperar-se até passar os demais. Será vencedor aquele que conseguir marcar o maior número de pontos na somatórias das duas etapas.
.12 bolinhas para cada aluno;
.o terreno deverá permitir que a bolinha circule e nele possam ser feitos "búricos" (buracos feitos na terra).
>Neste jogo, serão duas as oportunidades de vencer, porém é necessário fazer uma representação de um relógio no chão:
.iniciar o jogo por meio do par ou ímpar. Lançar a primeira bolinha a partir das 12 horas, atirando ao búrico central (meio do circulo).Repetir essa operação com as doze bolinhas restantes, dirigindo-se sucessivamente nas horas seguintes: uma hora, duas horas, etc Para cada acerto no búrico, conta-se um ponto.
.agora seguindo o sorteio anterior, faça o inverso. Lance as bolinhas do búrico central para os búricos das horas, respeitando-se a sequencia de uma hora,duas horas até doze horas. Se o lançamento num búrico não for concretizado, lançar a bolinha no búrico da sequencia. Desta vez, para cada bolinha acertada, atribui-se o valor das horas como pontuação.
>Caso o aluno não tenha se saído muito bem nessa primeira etapa de lançamentos, poderá recuperar-se até passar os demais. Será vencedor aquele que conseguir marcar o maior número de pontos na somatórias das duas etapas.
EDUCAÇÃO FISICA - as profissões
Os alunos, sentados, formarão um círculo. O professor dará início ao jogo atirando, em um aluno, um lenço enrolado. Esse aluno ao apanhá-lo, citará uma profissão, arremessando o lenço em um outro colega e assim sucessivamente; Os alunos que não souberem, não falarem uma profissão, ou ainda repetirem a profissão anteriormente citada deverão ficar em pé.
Vencerá o último aluno que ficar sentado.
Vencerá o último aluno que ficar sentado.
EDUCAÇÃO FISICA - tique-taque
Formar um círculo junto com os colegas.
Todos deverão estar saltitando em um pé só, de forma alternada, imitando o tique-taque do relógio.
O professor dirá “duas horas”
Cada aluno dará dois saltos, com os pés unidos, no mesmo lugar.
Depois continuarão o tique-taque até que o professor diga uma nova hora.
EDUCAÇÃO FISICA - pisca-pisca
Dois grupos devem formar dois círculos concêntricos, com numero igual de alunos:
.circulo externo – com alunos em pé;
.circulo interno – com alunos sentados em cadeiras
.todos estarão com a frente do corpo voltada para o centro. Um grupo ficará separado do outro, numa distância de mais ou menos 30 centímetros. Um aluno ficará sem par e representará o pisca-pisca.
.Ao sinal o pisca-pisca, pisca um olho a um dos colegas do círculo interno, chamando-o para ser o seu parceiro. O aluno do círculo externo tentará evitar a fuga do seu par, tocando-o. Aquele que não conseguir, ficará impar, e portanto será o novo pisca-pisca.
.Todos os alunos devem vivenciar a atividade, tanto no círculo interno como no externo.
EDUCAÇÃO FISICA - a conquista de domínios
Traçar círculos no chão com tamanhos e distâncias diferenciadas e em seguida, cada aluno deverá posicionar-se dentro deles. As áreas delimitadas pelos círculos serão chamadas de “domínios privados”.
O professor irá designar um aluno para conquistar esses domínios, e ao sinal, todos deverão trocar seus domínios, atravessando as fronteiras. Nesse momento, aquele aluno tentará conquistar um dos domínios momentaneamente vazio.
EDUCAÇÃO FISICA - abacaxi
Os alunos ficarão de frente para o professor e ele dirá:
.ABACAXI;
.XI;
.MARACUJÁ;
.JÁ
.FAREIS TUDO O QUE O REI MANDAR?
.FAREMOS TODOS...
.ENTÃO QUERO QUE VOCÊS ME TRAGAM:
a)qualquer coisa na cor vermelha;
b) um objeto redondo;
c) a menor coisa que encontrarem;
d) algo que seja azul e quadrado e assim por diante
EDUCAÇÃO FISICA - cobra cega
Formar uma roda. Escolher um aluno que ficará no cento, com os olhos vendados: este será a COBRA-CEGA.
Ao sinal, a roda cantada gira para a esquerda ou para a direita. Em um dado momento, a roda para. A cobra-cega deverá apontar uma um dos alunos, que sai da roda e vai para o centro. A cobra-cega poderá tocar no aluno para tentar adivinhar quem é. Se acertar, passará para a roda, vendando os olhos do colega que ficará em seu lugar.
Dar oportunidade a todos os alunos de vivenciar a atividade.
Variação: o aluno apontado pela cobra-cega ficará deslocando-se dentro do círculo e, de vez em quando, pode tocar a cobra-cega fugindo novamente até ser pego.
EDUCAÇÃO FISICA - quadrinha
Dividir a turma em quatro equipes. Cada equipe receberá por sorteio uma quadrinha, porém sem a última palavra. Utilizando o corpo, os alunos de cada equipe tentarão dramatizar essa última palavra para as demais equipes adivinharem o final.
Equipe nº 1
Serra, serra, serrador
Quantas tábuas já serrou?
Já serrou vinte e quatro
Uma, duas, três e ...
Equipe nº 2
Com A escrevo AMOR
Com P escrevo PAIXÃO
Com M escrevo MAMÃE
Dentro do meu ...
Equipe nº 3
Minha enxadinha
Trabalha bem,
Corta os matinhos
Num vai e ...
Equipe nº 4
Minha galinha pintada.
Ai meu galo carijó!
Morreu a minha galinha
Ficou o meu galo ...
Perguntar para os alunos se eles sabem outras quadrinhas para continuar o jogo.
EDUCAÇÃO FISICA - banho de papel
O aluno irá imaginar que vai tomar banho e para isso usará uma folha de papel amassada como sabonete:
.fazer o movimento de tirar a roupa;
.abrir o chuveiro e começar a "tomar banho", esfregando as partes do corpo assim:
.o lado de cima da cabeça;
.a parte de trás da cabeça;
.o lado direito da cabeça e a orelha esquerda;
.o lado esquerdo da cabeça e a orelha direita;
.o o mbro direito, o lado da frente do torax, o lado de trás;
.o braço direito pela frente e por trás;
.o braço esquerdo pela frente e por trás.
Enxugar-se e secar-se, usando o papel desamassado para fazer de toalha assim:
.todo o lado direito do corpo;
.todo o lado esquerdo do corpo;
.toda a frente do corpo;
.toda a parte de trás do corpo.
.fazer o movimento de tirar a roupa;
.abrir o chuveiro e começar a "tomar banho", esfregando as partes do corpo assim:
.o lado de cima da cabeça;
.a parte de trás da cabeça;
.o lado direito da cabeça e a orelha esquerda;
.o lado esquerdo da cabeça e a orelha direita;
.o o mbro direito, o lado da frente do torax, o lado de trás;
.o braço direito pela frente e por trás;
.o braço esquerdo pela frente e por trás.
Enxugar-se e secar-se, usando o papel desamassado para fazer de toalha assim:
.todo o lado direito do corpo;
.todo o lado esquerdo do corpo;
.toda a frente do corpo;
.toda a parte de trás do corpo.
EDUCAÇÃO FISICA - coral infantil
Com as letras do alfabeto também pode-se brincar.
Observe a sequencia abaixo:
.correr livremente;
.falar em voz alta a primeira letra do seu nome e, procurar outros colegas que tenham a mesma letra;
.desmanchar o grupo e caminhar de costas livremente;
.juntar-se novamente pela última letra do nome;
.agrupar-se falando em voz alta, a primeira vogal do seu nome (a,e,i,o,u);
.cada grupo formado deverá cantar uma música, utilizando apenas a letra correspondente, ou seja, a primeira vogal para musicalizar.
EDUCAÇÃO FISICA - jogos
O jogo faz parte da vida do ser humano. O ato de jogar é tão antigo quanto a própria história do homem.
O jogo é uma atividade livre, fundamentalmente lúdica, contendo regras não convencionais, de caráter competitivo ou não e, que possui como característica principal a espontaneidade e possibilita a expressão de vivências culturais de forma intensa e total.
Na infância o jogo é essencial. Brincando e jogando, a criança reproduz suas vivências e, transforma a realidade de acordo com seus interesses e desejos, de forma dinâmica e criativa.
Os elementos dojogo, como o conjunto de regras, a competição, o tempo e o espaço em que ele ocorre, colocam a criança em situações de adaptação e readaptação, que provocam diferentes atitudes comportamentais e, consequentemente, exigem que ela esteja constantemente desempenhando seu papel social de criança.
Desta forma, o jogo não representa apenas as experiências vividas, mas prepara o indivíduo para o que está por vir pois, exercita habilidades e, principalmente, estimula o convívio social. Por tudo isso, ressaltamos o grande valor educativo do jogo e a importância de se trabalhar esse conteúdo nas escolas, de forma comprometida com a formação física, intelectual, moral e social do aluno.
O jogo é uma atividade livre, fundamentalmente lúdica, contendo regras não convencionais, de caráter competitivo ou não e, que possui como característica principal a espontaneidade e possibilita a expressão de vivências culturais de forma intensa e total.
Na infância o jogo é essencial. Brincando e jogando, a criança reproduz suas vivências e, transforma a realidade de acordo com seus interesses e desejos, de forma dinâmica e criativa.
Os elementos dojogo, como o conjunto de regras, a competição, o tempo e o espaço em que ele ocorre, colocam a criança em situações de adaptação e readaptação, que provocam diferentes atitudes comportamentais e, consequentemente, exigem que ela esteja constantemente desempenhando seu papel social de criança.
Desta forma, o jogo não representa apenas as experiências vividas, mas prepara o indivíduo para o que está por vir pois, exercita habilidades e, principalmente, estimula o convívio social. Por tudo isso, ressaltamos o grande valor educativo do jogo e a importância de se trabalhar esse conteúdo nas escolas, de forma comprometida com a formação física, intelectual, moral e social do aluno.
EDUCAÇÃO FISICA - ginástica olimpica
Trave (continuação)
Rolamento para frente
Apoio: afastamento das mãos igual à uma largura de ombros, os dedos ligeiramente virados para dentro.
Forçar o queixo contra o peito, rolar sobre a nuca, os ombros e as costas.
Rolamento para trás
Balancear-se nas costas, as pernas flexionadas, as maos perto das orelhas e dirigidas para trás, as palmas das mãos para cima.
Rolar para frente:
.grupado (pernas e pés unidos);
.afastado (pernas e pés separados).
Iniciar com rolamento para frente:
.grupado e finalizar afastado;
.afastado e finalizar grupado.
Rolar para trás:
.grupado;
.afastado.
Realizar:
.combinação de rolamentos sugeridos pelo professor;
.combinação de rolamentos criados por grupos de alunos.
Rolamento para frente
Apoio: afastamento das mãos igual à uma largura de ombros, os dedos ligeiramente virados para dentro.
Forçar o queixo contra o peito, rolar sobre a nuca, os ombros e as costas.
Rolamento para trás
Balancear-se nas costas, as pernas flexionadas, as maos perto das orelhas e dirigidas para trás, as palmas das mãos para cima.
Rolar para frente:
.grupado (pernas e pés unidos);
.afastado (pernas e pés separados).
Iniciar com rolamento para frente:
.grupado e finalizar afastado;
.afastado e finalizar grupado.
Rolar para trás:
.grupado;
.afastado.
Realizar:
.combinação de rolamentos sugeridos pelo professor;
.combinação de rolamentos criados por grupos de alunos.
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