"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015


MARCHINHA DE CARNAVAL

Como sou defensora do uso de portadores textuais diversos em sala de aula, promovendo assim um ambiente alfabetizador, além de ser um excelente recurso para exploração da leitura, não poderia deixar de compartilhar essa ideia super simples e criativa aqui:

Uma Marchinha de Carnaval, que além de toda exploração musical e corporal que deverá ser feita com as crianças, também será explorada quanto à leitura, tipo de texto, ortografia, rimas, etc.

O cartaz, além da música, poderá conter pequenas máscaras confeccionadas pelas crianças ou ilustrações referentes à marchinha, visto que aquilo que elas participam da produção ou produzem sozinhas tem muito mais significado para a aprendizagem...


Não anotei a fonte, se alguém for o elaborador dessa atividade, solicite os créditos via comentário.

ALLAH-LÁ-Ô



sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

NAS ASAS DA IMAGINAÇÃO!


    Por meio de uma história "maluquinha", estimule a leitura e a criatividade das crianças.


Objetivos:
★ Estimular a leitura 
★ Estimular a criatividade e a imaginação 


Faixa etária: 4 a 6 anos 

Duração: 1 aula 


Nos contos e histórias infantis tudo pode. Vale imaginar nuvens de algodão-doce, encontrar animais que falam, visitar castelos e muito mais. Utilize o conto a seguir e as atividades executadas para trabalhar a imaginação das crianças e mostrar como a leitura pode ser divertida e prazerosa. 


Dica esperta! 
Faça em sua sala um rodízio de livros. Peça que cada criança traga um livro e a cada final de semana os alunos trocam os livros entre si e levam para casa para os pais contarem a história para eles. 

Uma viagem 

Foi mais ou menos assim que tudo começou! Olhei pro céu e lá estavam as nuvens de algodão-doce cor-de-rosa pulando cercas como carneirinhos - aqueles que contamos antes de dormir. Contei mais ou menos uns 35 antes de me cansar e cochilar. Quando acordei no dia seguinte, minha cama parecia um barquinho de papel e eu navegava por mares estranhos. 

De cada lado do barco tinha um remo que, na verdade, eram duas escovas de dente que eu usava para fazer o barco navegar mais rápido. As ondas jogavam meu barco de um lado para o outro para cima de umas montanhas estranhas que eu acho que eram feitas de chocolate. De repente, do meio do mar, surgiu uma grande cobra colorida e veio para cima de mim. Levantei meu remo e comecei a chacoalhá-los de um lado para o outro para espantar a danada. Mas não é que quanto mais eu tentava espantá-la mais perto ela chegava? Pois é! Foi chegando e de repente abriu a “bocooooona”! Pensei que ela ia me engolir, mas que nada, chorando ela pediu que eu escovasse os dentes dela, pois havia um fiapo de manga em um deles e ela estava ficando louca. Dei risadas e escovei os dentes da cobra que, depois de me agradecer, sumiu para dentro do mar. 

Fui chegando com meu barco em um lugar muito diferente. Era um castelo rodeado de nuvens e com janelas coloridas. Mas peraí? Como é que eu fui parar em um castelo nas nuvens se eu estava no mar? Sei lá, mas só sei que foi assim que aconteceu. O barco parou na porta do castelo e a ponte levadiça desceu e eu pulei nela entrando no castelo. 

Quando cheguei lá dentro, outra surpresa! O castelo era feito todinho de balas de goma coloridas, como a casa da história de João e Maria. Como eu estava com fome, pensei em comer algumas, mas aí eu me lembrei da bruxa da história do João e Maria e resolvi não arriscar. Fui andando e lá na frente encontrei um peixe voando pra lá e pra cá. O quê? Peixe não voa? Quem falou isso? Aquele peixe voava e voava muito bonito com suas asas coloridas de borboleta. Cheguei perto dele e ele começou a falar: – Quer dizer que você não comeu nenhuma bala de goma? Nenhuminha só? Eu fiquei sem jeito, mas respondi firme que não havia comido, pois aquelas balas não eram minhas. Ele riu e foi aí que uma mão muito grande de um gigante invisível apareceu, cheia de balas de goma, e o peixe disse que eram todas minhas, pois eu era um menino honesto. Puxa vida! Tinha tanta bala de goma que eu nem sabia por onde começar. Foi aí que eu pedi pro gigante levá-las para o meu barco. Ele levou, eu agradeci a ele e ao peixe e voltei para minha casa, navegando e voando pelo céu, no meio das nuvens de algodão cor-de-rosa. Quando cheguei em casa ouvi minha mãe me chamando: – Vamos, menino, deixa esse livro de lado e vem tomar banho que já está na hora. 

Fazer o quê, né? Deixei meu livro de lado e as muitas aventuras que ele guardava para outros dias e fui tomar meu banho, debaixo de uma cachoeira de água quente, no meio de uma floresta imensa, cheia de bichos e tesouros escondidos, mas isso é outra história. 


RECURSOS:


Castelo 



Materias:

★ Papelão 

★ Tinta acrílica azul brilhante e azul escuro 

★ Pincel 

★ Cola quente 

★ 1 pedaço de corrente 

★ Caneta hidrocor preta



Livro


Materiais:
★ Caixa de sapato 
★ Papel color set vermelho 
★ Cola
★ Fio dourado 
★ Papel microndulado dourado 
★ Caneta hidrocor preta
★ Tesoura


1. Corte as abas da tampa da caixa, conforme mostra a foto.
2. Encape as laterais e a parte da frente da caixa com papel microndulado. 
3. Encape a tampa da caixa e a parte de trás com o color set vermelho. 
4. Cole os fios dourados para decorar como mostra a foto. Escreva Era uma vez... na frente da caixa

VOCÊ SABE INTERPRETAR AS HIPÓTESES DE ESCRITA DE SEUS ALUNOS?

   As crianças, os jovens e os adultos não alfabetizados formulam ideias sobre o funcionamento da língua escrita, antes mesmo de frequentarem (ou voltarem a frequentar) a escola. Essas teorias internas evoluem por meio de reflexões que o próprio aluno faz sobre o sistema de escrita ao longo do tempo (e ninguém pode fazer por ele) e também por meio das interações que realiza com as informações que o ambiente lhe oferece. Trata-se de uma evolução conceitual e não exclusivamente gráfica. Por isso, o professor precisa buscar descobrir o que o aluno está pensando sobre a escrita naquele momento, mais do que avaliar se consegue desenhar bem cada uma das letras. Identificar as hipóteses de escrita de cada aluno é condição primordial para planejar as atividades adequadas e, principalmente, os agrupamentos produtivos na turma.

   Avalie se você está interpretando corretamente as hipóteses de escrita dos seus alunos, nesta sondagem elaborada pelo Site da Revista Nova Escola:

http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/teste-hipoteses-de-escrita-dos-alunos.shtml


quinta-feira, 26 de junho de 2014

QUEBRA-CABEÇA DO PIRATA

Este quebra-cabeça de três partes, deve ser utilizado em turmas de Educação Infantil, podendo ser utilizado em outras turmas se for adaptado com mais peças e maior complexidade de recorte.

Sugere-se contar uma história que envolva o personagem PIRATA e como atividade de registro realizar a montagem do quebra-cabeças.

Também é possível explorar as partes do corpo humano através desta atividade.

Ainda, escrever frases, nomear os elementos presentes na imagem (pirata, papagaio, rato, espada, chapéu, gancho, bota, camisa, brinco, colete, caveira,etc), através de uma TENTATIVA DE ESCRITA, em turmas de alfabetização.


sexta-feira, 13 de junho de 2014

COMO INCENTIVAR A LEITURA NA INFÂNCIA


Na fase quando podemos investir e introduzir hábitos positivos é na infância, arrumar os brinquedos depois de usa-los, deixar as tarefinhas em dia, e muito importante, o hábito de ler. Sabemos que a tecnologia trouxe muitas facilidades, inclusive no meio das letras e outras na área do entretenimento. Porém, o tradicional livro não sai de moda.

As crianças têm desde cedo a chance de provar todas as parafernálias eletrônicas e os pais até admiram a desenvoltura e rapidez que eles, os pequenos, aprendem, até mais rápido do que os adultos, nada de mal nisso. Mas é bom tentar mante-los ligados ao universo da literatura, porque é através dela que conseguimos desenvolver o senso crítico, melhorar o conhecimento pessoal e do mundo, e de quebra, melhorar a escrita e a competência linguística.

As primeiras leituras são sempre ligadas a hora de lazer, ou descanso, hora de dormir, historinhas de contos de fada, personagens mágicas e que despertam na criança o interesse pelo universo fantasioso da literatura. Isso significará momento de espontaneidade em família. Junto com esse exercício tente explorar a imaginação infantil após a leitura de um livro didático e peça para a criança fazer desenhos de acordo com o que ela entendeu da historinha ou fazer a sua própria versão. 

Uma maneira de incentivar é, de acordo com a idade, visitar livrarias e bibliotecas e faze-los escolher o que mais chama a atenção. Talvez não seja o livro que você esperasse seu filho optar, mas isso faz com que a criança se sinta importante na escolha. 

Por que não montar uma mini biblioteca no quarto e organizar o cantinho da leitura? São atitudes simples mas que na maioria dos casos no futuro revertem em bons resultados. Além de que, são os grandes escritores que traçam o perfil das gerações em suas obras e guardam informação através de suas linhas que são pontos importantes para conhecer o próprio país e sua história. Profissionais de pedagogia revelam o quanto é relevante esse investimento em casa, porque agrega valor às atividades na escola.

É vantajoso também procurar temas do dia a dia e incluir como opções de leitura, como a saúde da criança. Se você se preocupa em pagar um plano de saúde para ela, invista também em bons hábitos que funcionam como prevenção de doenças, como higiene bucal, alimentação e hábitos esportivos. Há livros escritos exatamente para despertar essas ações nas crianças através de personagens engraçados e lúdicos.

Como você incentiva seu filha(a) a ler?

quinta-feira, 6 de março de 2014

PROJETO: GIBIS EM SALA DE AULA

Para esse projeto, você vai precisar de papel sulfite, livros de histórias, revistas em quadrinhos (infantis), tesoura, lápis preto e cola.  Marque um dia para iniciar o trabalho e peça às crianças para trazer de casa algumas HQ's.

1. Preparação (observação e pesquisa) —
·         Leve os alunos para um local onde possam ficar confortáveis e tenham oportunidade de comunicar-se entre si (na roda de conversa, no cantinho de descanso...). Faça parte do grupo. Selecione livros de histórias: um com ilustração e texto, um somente com textos, um só com imagens e uma revista em quadrinhos.
·         Mostre-os para os alunos e explique as características de cada um. Deixe bem claro que toda história tem começo, meio e fim. Entregue para cada criança uma revista em quadrinhos. Diga-lhes que comecem a observar, a partir da capa e, depois, folha por tolha. Dê-lhes oportunidade para que façam descobertas e comentários, Dê algumas dicas quanto às observações e complemente sempre que necessário.
·         Explique as características da história em quadrinhos. Por exemplo, são narrativas realizadas por meio da sequência de imagens (mostre o que é imagem); as falas dos personagens são inseridas em espaços delimitados chamados de “balões”(mostre os balões) e diga que os mesmos são direcionados ao personagem que esta falando. Explique que dentro dos “balões’, além das falas dos personagens, também se inserem sons e ruídos (som musical, latido de cão, barulho de uma porta batendo, barulho do trovão etc.).
·         Acrescente outras informações que julgue importante nessa fase de preparação.


2. Recriando a história (sem mudar as cenas e o enredo) —
·           Nesta fase, serão trabalhadas as áreas de linguagem (leitura, interpretação e expressão), recorte e colagem. Divida a classe em grupos formados por três a quatro alunos e entregue para cada turma uma HQ, folhas de papel sulfite e tesouras. Trabalhe no máximo com três grupos de cada vez.
·        
       Deixe que as crianças explorem as revistas. Em seguida, converse com elas a respeito do trabalho a ser feito: faça perguntas e verifique se entenderam o que é personagem, cena, cenário, balões etc.
·       
           Retire de cada revista os grampos para que as folhas fiquem soltas, selecione as histórias mais curtas e distribua uma para cada grupo.
·       
                Peça para que cada grupo interprete a sua história por meio das imagens. Em seguida, leia para cada grupo separadamente a história, apontando cada balão ao seu personagem para que os alunos possam identificar.

3. Desmontar e Remontar a História —
·         Nesta fase, os alunos irão recortar os quadros da história, separar os balões dos personagens e montar novamente a história na folha de sulfite (que já deverão estar demarcados os quadrinhos).
·         Faça a leitura dos textos dos balões, um de cada vez para que os alunos descubram em qual história se enquadra e em qual dos quadrinhos será inserido. Sempre que um grupo acerta, entregue o balão para ser colado no quadrinho.
·         
         A história ainda pode ser reconstruída invertendo cenas e falas para se criar um novo enredo.

·           Em outra oportunidade, ensine às crianças a criarem um história em quadrinhos. No início, pode ser apenas uma tirinha, com três ou quatro quadrinhos. Eles desenham as cenas e os balões, O professor escreve as falas criadas pelos alunos.




quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

EXPLORANDO O ALFABETO MÓVEL

Objetivos:
  • Conhecer as letras do alfabeto;
  • Compreender que para aprender a escrever é preciso refletir sobre os sons e não apenas sobre o significado das palavras;
  • Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons das palavras;
  • Trabalhar com alfabeto móvel;
  • Comparar as palavras quanto as semelhanças e diferenças sonoras;
  • Compreender que se trocarmos uma letra transformamos uma palavra em outra palavra;
  • Identificar a sílaba como unidade fonológica;
  • Desenvolver correspondência grafofônica;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.


ATIVIDADES MOTIVADORAS:

LIVROS INFANTIS

Para o trabalho com o alfabeto móvel é necessário que os alunos conheçam as letras do alfabeto. Nesse sentido, sugerem-se alguns livros e atividades que podem evidenciar as letras do alfabeto.
Título: Alfabetário 

Autor: José de Nicola

Editora: Moderna

Sinopse: A obra Alfabetário traz lindos poemas, cada um com uma das letras do alfabeto, de A a Z. No último poema, intitulado "Brincadeira de roda do Carlos", reúnem-se todas as letras, inclusive as recém-incluídas K, W e Y, e se faz uma bem-humorada paródia do poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade. Aprender o alfabeto com poesia é uma maneira divertida e eficiente de aprender!



Título: O aniversário do Seu Alfabeto 

Autor: Amir Piedade

Editora: Cortez

Sinopse: É aniversário do Seu Alfabeto mas quem ganha o presente é a garotada. Neste livro de Amir Piedade, repleto de ilustrações coloridas e divertidas de Luiz Gesini, as letras do alfabeto são apresentadas uma a uma através de um texto extremamente interessante. Cada convidado leva para Seu Alfabeto um presente que representa a sua letra. No decorrer da festa há muita confusão e, de forma lúdica, aprende-se sobre regras gramaticais e de convivência. Indicada para crianças em fase de alfabetização, a obra estimula a reflexão e a criatividade.

Obs.: Já trabalhei com este livro numa turma de 1º ano. Foi uma experiência extremamente válida e curtimos momentos de aprendizagem lúdica e concreta. A história do livro foi apresentada em Power Point (disponível em sites de busca na internet), após realizamos atividades com alfabeto móvel, atividades escritas retomando a história, produção textual pelos alunos (cada um sorteou uma letra do alfabeto e através de recortes e colagens montou em uma folha A4 o presente que levaria para o "alfabeto", devendo este iniciar pela letra sorteada), para finalizar realizamos uma Festa para comemorar o Aniversário do Alfabeto, que estaria completando 26 anos (sugestão dos alunos = 26 letras).

1º Ano da Escola E.E.F. Cândido Genro - Profª Daniela Oliveira -  2011/ Santiago-RS


JOGO DA COBRINHA SABIDA

A finalidade desse jogo é fazer com que os alunos explorem o alfabeto e memorizem a sequência alfabética, pré-requisito essencial para facilitar a procura em dicionários, listas, enciclopédias, dentre outros.


a) Forme um grupo de cinco jogadores.

b) Providencie o desenho de uma cobrinha juntamente com todas as letras do alfabeto para cada grupo e coloque dentro de um saquinho. Como são 5 grupos, serão 5 cobrinhas e 5 alfabetos completos.

c) Sem olhar, cada jogador pega uma peça no saco. Depois, começa tudo de novo. Cada um pega mais uma peça, até que todos tenham cinco peças na mão.

d) A letra A não vai ser de ninguém. Se alguém tirá-la, deve colocá-la na cabeça da cobra e pegar outra peça.

e) Com uma parlenda ou uma dinâmica ou um sorteio, decidam quem vai começar o jogo. Estabeleça também qual vai ser a ordem das jogadas, ou seja, se elas serão no sentido horário ou no anti-horário.

f) O jogador que iniciar a partida deve colocar uma letra na cobrinha, respeitando a ordem alfabética, do começo para o fim, ou do fim para o começo. Portanto, ele deverá colocar na cobrinha ou a letra B ou a letra Z.

g) Não é permitido colocar peça fora da sequência. Quando o jogador não tiver a peça, ele deverá passar a vez a outro.

h) Ganha o jogo, quem encaixar primeiro todas as letras.

Fonte: Portal do Professor - MEC


ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM O ALFABETO MÓVEL:

*Exploração do nome:

*Montar com alfabeto móvel,;

*Contar quantas letras, destacar a letra inicial, ilustra

* Recortar letras de jornais e revistas e montar o nome;

* Montar caça-palavras e cruzadinhas com o nome;

* Montar uma lista temática com a letra do nome;

* Comparar a escrita de dois nomes verificando: Quantas letras,qual nome é maior, quais as letras que se repetem, quantas vogais tem em cada nome,quantas sílabas.

* Montar outros nomes com as letras do seu nome;

* Através de colagem, montar os nomes de colegas da turma;


*Exploração de palavras:

* Montar as palavras-chave;

* Montar e desmontar novas palavras e ilustrá-las;

* Ouvir uma história e montar o nome dos personagens;

* Ditado de palavras: Quem montar a palavra primeiro vence;

* Em duplas quem conseguir montar mais palavras com o alfabeto móvel vence;

* A professora escolhe um tema e indica a letra. O grupo que montar mais palavras vence;

* Stop! Os alunos embaralham o alfabeto móvel e quando a professora disser já eles colocam em ordem alfabética.Vence quem acabar primeiro;

* Jogo da memória. A professora apresenta o desenho e vira a gravura os alunos tem que montar o nome do desenho com o alfabeto móvel;

* Montar o nome e dentro dele encontrar novas palavras;

* Jogo da memória diferente.A professora apresenta o desenho e o aluno a letra que começa ou termina a palavra;

* Apresentar um texto e pedir aos alunos que montem as palavras que já conseguem ler sozinhos;

* A professora uma operação matemática e pede aos alunos que montem a resposta;

* Montar uma frase que já consegue ler sozinho;

* Em círculo a professora fala o nome de uma letra e os alunos apresentam;

* O professor escreve várias palavras em uma cartolina recorta e coloca em uma caixa os alunos vão tirar,ler e montar a palavra sorteada;


JOGOS COM ALFABETO:

1. PARE JÀ!!!
* Para esse jogo você precisa: Fichas do alfabeto móvel,
* Reunir-se com três ou quatro colegas,formando o seu grupo.
* A professora escolhe um tema e indica uma letra. Assim: “animais com M”, “frutas com P”, “comida com S”
* Com as fichas você e o seu grupo tentam formar o maior número de palavras começada com a letra escolhida.
* Quando a professora disser “PARE JÀ” !!!, vence o grupo que tiver montado o maior número de palavras.

ATENÇÂO!!!! Veja as variações do jogo:
* A professora conta uma história e você e seus colegas montam o nome dos personagens com as fichas.
* Um ou mais alunos assumem o lugar da professora,escolhendo os temas.A professora é quem vai formar as palavras


2.ORDEM ALFABÈTICA
* Para esse jogo você precisa : Alfabeto móvel
* Cada jogador deve separar e embaralhar muitos bem as sua fichas de letras.
* Quando a professora der o sinal,todos devem começar ao mesmo tempo, a organizar suas fichas em ordem alfabética.
* Vence quem colocar as letras em ordem primeiro;


3. PALAVRA SECRETA.
* Você vai precisar do alfabeto móvel.
* Pense em uma palavra e mostre aos colegas a ficha da primeira sílaba dela.
* Seus colegas devem descobrir a(s) sílaba(s) que falta(m) e formar uma palavra completa.
* Agora é a vez de seus colegas imaginarem a palavra secreta


4. CAMPEONATO DE PALAVRAS

* Separar as fichas do alfabeto móvel e de sílabas.
* Escolher um colega para formar dupla.
* Disputar com outra dupla adversária.
* Num tempo determinado pela professora , cada dupla deve misturar suas fichas e tentar formar o maior números de palavras que conseguir .
* As palavras formadas serão escritas em uma folha de papel e lidas para a dupla adversária.
* Vence a dupla que formar mais palavras. 


*Dependendo da realidade da turma, pode-se solicitar na lista de materiais entregue no início do ano letivo, um pacote com alfabeto móvel em EVA:



* A professora pode confeccionar o alfabeto móvel utilizando tampinhas de garrafa PET, ou enviar como tarefa de casa:




* Há também há opção de letras plásticas, com maior durabilidade:




* Montar palavras de cantigas, parlendas e pequenos textos:


* Modelos de cartelas para produção de alfabeto móvel individual: imprimir e plastificar, recortar e guardar cada jogo de letras em um envelope personalizado ou saquinho plástico, de TNT...




* Atividades impressas:

*Colagem da letra inicial.



* Atividade sobre a história "A Casa Sonolenta", servindo como modelo para criação de outras atividades semelhante utilizando diferentes histórias trabalhadas em aula.


* Trabalho prático com o alfabeto móvel e registro em folha.





ALFABETO MÓVEL

O lúdico pode ajudar a criança a alfabetizar-se, escrever e interpretar textos, a partir do momento em que ele a torna espectadora e interlocutora de atos de leitura e escrita.

Objetivos:
★ Facilitar, a partir de atividades lúdicas, o aprendizado, a assimilação da escrita e a aquisição de vocabulário.
★ Proporcionar um contato inicial mais espontâneo com a leitura e a gramática.
★ Estimular o gosto pela escrita formal.

Faixa etária:  Crianças a partir do 1° ano.


Sobre a introdução do alfabeto móvel
Deve ter como objetivo fazer com que as crianças visualizem as letras e, ao manipulá-las, familiarizem- se com o formato delas. Esse contato ajuda na sistematização e assimilação da escrita durante a primeira fase da alfabetização.

Significado de sinônimo
O termo que provém do grego se refere às palavras que têm igual significado ou, aproximadamente, o mesmo sentido, mas que são compostas de grafias diferentes: cão e cachorro; carro e automóvel; morrer e falecer etc. O emprego dos sinônimos evita a repetição de palavras tanto no discurso oral quanto escrito, o que diretamente também implica em um maior vocabulário.


Sugestões para o 1º ano

Ainda utilizando os alfabetos móveis, proponha:
★ A análise da constituição das palavras quanto à letra inicial, final, quantidade de letras, as que se repetem, letras que podem ou não iniciar palavras e as que podem ocupar outras posições nas palavras.
★ A formação de nomes próprios com letras móveis.
★ A associação de objetos a palavras.
★ A observação dos aspectos sonoros das letras a partir das iniciais das palavras significativas.
★ A distinção entre letras e números.
★ O reconhecimento da forma e da posição dos dois tipos de letras (maiúsculas e minúsculas).
★ A identificação da primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial.
★ A contagem de letras das palavras e, em seguida, o desmembramento oral das palavras em suas sílabas.
★ Um jogo da memória, no qual o par deve ser composto pela escrita da mesma palavra em letra bastão e cursiva (exemplo no pôster).
★ Um bingo de letras, no qual as cartelas devem conter letras variadas do tipo bastão, cursivas e as duas juntas (exemplo no pôster).
★ Um bingo de palavras, no qual as cartelas devem conter palavras variadas escritas com letras do tipo bastão, cursiva e as duas juntas (exemplo no pôster).


Sugestões para o 2º ano

A partir da leitura de textos de conteúdo já conhecido, proponha:

★ A distinção entre discurso oral e texto escrito.
★ A identificação de letras e palavras conhecidas.
★ A produção de pequenos textos com palavras conhecidas, a leitura em voz alta do que foi produzido e as correções necessárias.
★ A composição e decomposição de palavras em suas sílabas.
★ A observação das letras que faltam para se completar uma palavra ou uma frase simples (trabalho que pode ser feito com textos lacunados).
★ A organização de palavras, frases e pequenos textos.
★ A construção de frases e pequenos textos com novas palavras.
★ Um jogo dos sete erros, a partir de um texto conhecido, no qual deve haver a substituição de sete palavras por outras, que não façam parte dele e ainda o deixem com um sentido dúbio.


Sugestões para o 3º e 4º ano

Introduza a leitura de textos variados para, em seguida, propor após a audição:
★ A compreensão e reprodução, tanto oral quanto por escrito, do que foi absorvido.
★ A leitura individual do texto escolhido, visando à observação das palavras e à colocação dos sinais de pontuação.
★ A identificação e a exploração de novas palavras, seguida pela comparação entre semelhanças e diferenças, com as já conhecidas.
★ Um jogo dos sete erros, no qual deve haver a substituição de sete palavras, por outras que estejam escritas de forma incorreta.
★ A listagem de sinônimos para determinadas palavras que forem grifadas no texto original.
★ A listagem de palavras pertencentes ao mesmo campo semântico.


Campo semântico
Por definição, é o conjunto de significados que uma palavra possui. Observe:
a) Levar: transportar, carregar, retirar, guiar, transmitir, passar, receber etc. 
b) Natureza: seres que constituem o universo, temperamento, espécie, qualidade etc. 
c) Nota: anotação, breve comunicação escrita, comunicação escrita e oficial do governo, cédula, som musical, atenção etc. 
d) Breve: de pouca duração, ligeiro, resumido etc.


Fonte: Revista Nova Escola

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

ALFABETO DO FUTEBOL

Sugestão para trabalhar durante a Copa do Mundo:


Poderá ser montado um mural em sala de aula com as letras do alfabeto e palavras relacionadas ao futebol, utilizando ilustrações e fichas com palavras.
# Sorteios de palavras do mural para formação de frases.
# Pesquisa no dicionário.
# Confecção de um livreto do Alfabeto para registrar as palavras do mural, ilustrações, frases e outras palavras iniciadas com cada letra.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SUGESTÃO PARA JOGAR FORCA

As crianças adoram Jogo da Forca, especialmente em turmas de alfabetização, pode ser muito proveitoso, envolvendo formação, descoberta e leitura de palavras. Pode-se utilizar palavras que estejam sendo trabalhadas em sala de aula, dentro de alguma temática específica, com pistas e premiações para o aluno/equipe que acertar.

O bonequinho sugerido, pode ser ampliado e confeccionado em EVA para ir sendo montado no quadro durante o Jogo coletivo da turma. Também pode-se dividir os alunos em duplas, cada uma recebe um boneco para jogarem, sendo este de tamanho menor.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PAINEL DO ALFABETO


Pode ser confeccionado em TNT ou feltro, utilizando letras em EVA. Os bolsinhos das letras poderão conter objetos, figuras e palavras iniciadas por cada letra.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

TAPETE DAS FAMÍLIAS SILÁBICAS



Objetivos:

★ Formar pequenas palavras utilizando famílias silábicas simples.

★ Trabalhar a ortografia e a leitura.

Faixa etária: a partir de 6 anos. 


Materiais utilizados:

• TNT colorido (45 cm x 80 cm)
• Diversos E.V.As. coloridos recortados em formato de um “bolso”
• Alfabeto móvel
• Família silábica móvel
• Cola quente

Obs.: Uma caixa com diversas figuras ou objetos concretos para serem utilizados no ditado visual.
 

Como fazer:

1.Cole os “bolsos” de E.V.A. no TNT.
2.Aplique as letras móveis do alfabeto em cada “bolso”.
3.Posteriormente, abasteça cada “bolso” com sua família silábica correspondente. 

Procedimento:

Forme dupla ou grupo de três alunos e distribua os tapetes. 

Apresente uma figura e peça para que o aluno diga o nome dela. Por meio do tapete, o aluno irá encontrar as sílabas correspondentes para a escrita dessa figura. 

Ex.: PATA
PA encontrada no bolso da família silábica P.
TA encontrada no bolso da família silábica T.


Evolução:

Conforme as crianças vão evoluindo, além do ditado, trabalhe outras formas de ler e escrever como:
• Um aluno monta uma palavra e o amigo do lado lê a palavra formada;
• Um aluno faz o ditado e o seu companheiro monta as palavras, e assim por diante. 

Obs.: Fazer o registro de algumas palavras do ditado, contar n° de letras e sílabas, associar a letra inicial com outras palavras, formar frases coletivas orais e escritas...

Papel do professor:
O professor fica responsável para o ditado (imagens/ figuras ou oral). É importante que nessa hora ele seja um ajudador e orientador no processo da formação da escrita e leitura.


Fonte: Guia Prático para Professores de Educação Infantil

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A ABELHA ZILÁ

Texto para trabalhar: Primavera, Polinização, Alimentação, Respeito aos Idosos...




Este texto pode ser apresentado através de fantoches para Turmas de Alfabetização, explorando diversas palavras nele contidas, fazendo listas ilustradas dos alimentos mencionados, ilustrações diversas, escrita de uma receita e exploração da letra Z.


quinta-feira, 28 de julho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário