"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Projeto Trabalhando com o nome

***TRABALHANDO COM O NOME PRÓPRIO***


Trabalhando com o nome próprio

Material que o professor deverá fazer:

• Cartão de cartolina com o nome do aluno;

• Lista com o nome de todos os alunos que será afixado na parede;

• Folha mimeografada divididas em retângulos onde serão escritos os nomes de todos (inclusive o da professora).



Atividades com cartão de nomes:

• Chamar o aluno entregando seu cartão;

• Chamar o aluno pelo nome e mostrar o cartão para a classe;

• Mostrar o cartão sem falar o nome esperando que o dono ou algum colega o reconheça;

• Mostrar o cartão sem ler, mas dando uma característica do dono. Os alunos devem identificar quem é.

• Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno e pedir que cada um procure o seu;

• Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno que deverá entregar ao dono;

• Dispor os cartões sobre uma mesa e pedir que cada um pegue o seu;

• Separar os cartões por fileira. Colocar o monte de cartões referentes a cada fila na primeira carteira. O aluno deverá pegar seu cartão passando os demais para trás até que todos peguem o seu;

• Deixar os cartões sobre uma mesa e pedir que, um por um, pegue um cartão que não seja o seu e entregue ao dono;

• Dividir a classe em grupos e pedir que cada um pegue seu cartão. Vence o grupo onde todos pegaram seus cartões mais rapidamente;

• Entregar os cartões e disponibilizar letras recortadas pedindo que cubram as letras de seu cartão com essas letras móveis;

• Passar o dedo sobre as letras;

• Contar as letras do nome;

• O professor escreve o nome de todos os alunos na lousa e eles, de posse de seu cartão deverá descobrir onde está escrito seu nome;

• Separar os cartões pelo número de letras e pedir que descubram qual o critério que o professor usou; (letra inicial; letra final, etc

• Separar 3 cartões, mostrar e ler para a classe. Misturá-los e retirar um. Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi



Separar 3 cartões, mostrar e ler para a classe. Misturá-los e retirar um. Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi retirado. O dono do nome deverá escrevê-lo na lousa e seus colegas copiam no caderno;

• Separar os cartões dos alunos que faltaram naquele dia.



Atividades em folhas :

• Pintar de amarelo o quadrado ou retângulo com seu nome;

• Pintar de azul o nome da professora;

• Pintar de vermelho o nome do amigo mais próximo, ou que comece com determinada letra, ou que termine, ou que tenha um número X de letras...

• Cobrir as letras de seu nome com a cor que quiser;

• Circular a 1ª letra de seu nome, ou a última, ou outra que a professora pedir;



• O mesmo acima em todos os nomes;


• Pintar de laranja o nome do amigo que senta à sua esquerda, de verde o que senta à direita (á frente, atrás);

• Recortar os nomes e separá-los por sexo. Colar em fileiras contando quando há em cada uma;

• Recortar os nomes e colá-los em fileiras de acordo com o numero de letras. Contar quantos nomes há em cada fileira anotando o numeral.

• Recortar os nomes e organizar em conjuntos baseando-se em critérios dados pela professora:

* Nomes com 5 letras;

* Nome dos alunos de uma determinada fileira;

* Nomes dos homens;

* Nomes das mulheres;

* Nomes com mais de 6 letras;

* Nomes com menos de 5 letras;

JUSTIFICATIVA: A formação da identidade está relacionada intimamente ao conhecimento do nome, por isto faz-se necessário a elaboração deste projeto.



OBJETIVO COMPARTILHADO: Elaboração de um álbum coletivo, que traga informações sobre a criança.



DURAÇÃO: Três meses. Duas vezes por semana no 1º mês

Uma vezes por semana no 2º mês

PÚBLICO ALVO: crianças entre 4,6 anos a 6 anos.



O QUE SE ESPERA QUE AS CRIANÇAS APRENDAM:



-Que a criança identifique e conquiste a grafia do nome;

-Reconheça o próprio nome;

-Escreva o próprio nome (com ou sem ficha);

-Adquiram noções de matemática;

-Identificar ou reconhecer as letras do alfabeto;

-Identificar o nome das diversas situações do cotidiano;

Nenhum comentário:

Postar um comentário