"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 6 de março de 2017

DESAFIOS DO APRENDER
ALFABETIZAÇÃO
Claudia Mara da Silva
       
O QUE É ESTA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO?
        Essa é uma proposta voltada, para alunos com dificuldades de aprendizagem e alunos com deficiência intelectual.
       A proposta se baseia no Método Fônico e Método Sodré de alfabetização, o que a diferencia do método Fônico é que na proposta se aprende o som das sílabas e não de letras como no método Fônico.
      O processo ensino aprendizagem acontece de forma sistemática, ordenada e progressiva, iniciando com o desenvolvimento da habilidade de consciência fonológica até chegar a escrita e a leitura de pequenos textos.
      Nesse processo de alfabetização, o aluno faz tentativas de leitura e escrita com ajuda de um variado material, praticando e vivenciando, tudo com a mediação do professor. Todos os passos evocam uma forma de trabalhar com intensa participação e motivação.
      Destacam-se aqui alguns pontos importantes referentes ao desenvolvimento da proposta:
·  Seguir os passos indicados na proposta para que a apropriação da leitura e da escrita aconteça de forma simples e objetiva.
·  O material de apoio é muito importante para o manuseio do aluno. E serve também para a atuação do professor, enriquecendo sua prática.
· Todo material tem como base a proposta de alfabetização silábica diferenciada, portanto deve ser manuseado, diariamente, pelos alunos e seu professor.
·  A seleção e a organização das atividades propostas seguem os princípios da alfabetização silábica, isto é, enfatiza a sílaba e não o nome da letra.
·  As atividades que o material propõe são desafiadoras, porém, simples e objetiva de fácil entendimento.
·  A avaliação deve ser diagnóstica e processual, acontecendo com a prática dos jogos, dos exercícios e do preenchimento das atividades da apostila.
  
                    Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
                                                                                 Cora Coralina
MATERIAIS DA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO
SACOLA ANIMADA
     Esta é uma sacola que contém dezoito objetos que iniciam com as sílabas a serem trabalhadas no primeiro momento da alfabetização.
São elas:
Letra A e as sílabas simples com o A. BA-CA-DA-FA-GA-JA-LA-MA-NA-PA-QUA-RA-SA-TA-VA-XA-ZA.
     Os objetos são de forma, tamanho, cor e textura diferentes (brinquedos, utensílios ou outros). Ex: avião de brinquedo, banana amarela de plástico, cachorro de pelúcia, patinho de borracha pequeno, etc.
OBJETIVOS
·  Despertar a consciência fonológica com várias atividades de observação, manipulação e pronúncia, sempre repetindo a sílaba pela qual inicia o nome do objeto.
·  Desenvolver as habilidades de memória, atenção, percepção ecompreensão, essenciais para o trabalho de leitura e escrita, com atividades, jogos e exercícios, como as situações que o brincar oferece.    
Sugestões de atividades
1-    Espalhar os objetos no chão e pedir que guardem o que começa com BA..., depois o que começa com LA..., e assim sucessivamente, sempre envolvendo todos os alunos.
2-    Colocar as sílabas A- BA- CA- DA... nos objetos espalhados na mesa ou no chão.
3-    Contar uma história usando os objetos da sacola. Ex: Era uma vez um MA... (deixar que os alunos completem) que gostava de comer BA... e um dia quando estava comendo viu um JA... no rio e...
4-    Separar os objetos por cor, tamanho, textura, etc., e enfatizar as sílabas iniciais.
5-    Colocar os objetos espalhados pela sala de aula, seguindo alguns critérios, por ex: O rato embaixo da mesa, o cachorro em cima da cadeira, a banana dentro de uma sacola, o dado fora da caixa, etc. Pedir os objetos reforçando a sílaba e as situações.
6-    Reparta os objetos entre os alunos e mostre as sílabas para reconhecimento, colocando-as na carteira de quem acertou. Auxilie para que todos consigam.
7-    Montar situações com os objetos da sacola, por ex: Colocar o rato no tapete e perguntar qual situação o aluno enxerga ali.
8-    Mostrar dois objetos e suas respectivas sílabas, ex: LÁPIS e TAPETE e as sílabas LA e TA, formando a palavra LATA.
9-    Colocar um objeto atrás do outro e perguntar: Quem é o primeiro. O último e assim por diante.
10-  Distribuir os objetos entre os alunos, em seguida escrever uma sílaba no quadro de giz. Pedir ao aluno que tem o objeto com aquela sílaba que jogue o objeto dentro da sacola como no jogo de basquete (cesta).
LEMBRAR
Que o processo de memorização é fundamental para a aprendizagem, só se consegue utilizar conhecimentos adquiridos quando é possível lembrar-se de questões que se coloca.
Mecanismos da memória:
Memória visual 75 %
Memória mecânica 11 %
Memória auditiva 9%
Memória tátil 5 %
Isto quer dizer que guardamos na memória muito mais o que é visual, daí a importância de se trabalhar com estímulos visuais.
  
CARTAZ DAS SÍLABAS
     É um cartaz com os desenhos da apostila: avião, banana, cachorro... (não coloco a sílaba HA, porque HA não tem som e confunde os alunos, posteriormente a letra H será trabalhada na apostila vol. II), e as sílabas referente aos desenhos, as sílabas não são coladas no cartaz, são fixadas com imã, para que o aluno desenvolva as atividades propostas.
OBJETIVO
· Possibilitar o desenvolvimento da discriminação auditiva e o reconhecimento das sílabas com a letra A.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM O CARTAZ:
  1. Tirar todas as sílabas e apontar para o desenho perguntando qual sílaba deverá ser colocada ali;
  2. Ler diariamente com os alunos;
  3. Distribuir as sílabas entre os alunos e pedir para que coloquem novamente;
  4. Usar as sílabas do cartaz para escrever palavras;
  5. Ditar as sílabas do cartaz;
  6. Distribuir as sílabas entre os alunos, sortear um desenho ou um objeto da sacola animada o aluno que tiver com a sílaba correspondente vira a sílaba, ganha ao aluno que virar todas as sílabas.
O cartaz deve ficar na sala de modo que os alunos consigam visualizar os desenhos e as sílabas correspondentes.
  
  LEMBRAR
Que consciência fonológica é a capacidade lingüística de manipular os sons das palavras em unidades sonoras menores (vocábulo, sílaba, fonema), é a habilidade de estar consciente dos sons de uma língua. A habilidade de consciência fonológica não acontece espontaneamente, por isso a importância de se trabalhar atividades que criem essa habilidade.  
Discriminação auditiva é a habilidade de discriminar sons iguais e diferentes.
APOSTILA DE ALFABETIZAÇÃO
OBJETIVO
· Auxiliar o professor nos encaminhamentos acadêmicos durante o processo de alfabetização.
   É uma apostila como cartilha, elaborada com atividades simples e claras, acompanhando os passos da proposta de alfabetização, as atividades evidenciam a alfabetização silábica atendendo as necessidades de apoio que a proposta requer.
  
  LEMBRAR
Que durante a aprendizagem de uma habilidade a pessoa passa por três estágios: cognitivo, associativo e autônomo.
Cognitivo – a pessoa está tentando compreender os objetivos da tarefa sobrecarregando os mecanismos da atenção, após certo tempo de prática passará para o próximo estágio.
   No inicio o aluno tenta compreender que B+ A é BA, L+A é LA.
Associativo – não exige tanto do mecanismo da atenção é capaz inclusive de detectar alguns erros. Depois de muita prática passa para o último estágio.
   O aluno já consegue entender que trocando a consoante muda o som, o P por M em vez de PA é MA.
Autônomo – a habilidade está bem desenvolvida permitindo que a pessoa a realize com consistência, e sem exigir muito do mecanismo da atenção.
   Compreende o principio alfabético.
  
CADERNO DE ATIVIDADES
OBJETIVO
·  Reforçar o que está sendo trabalhado na apostila e em sala de aula.
  É conveniente que cada aluno tenha seu caderno com as atividades sugeridas pela proposta, poderá também servir para as tarefas de casa.
  
  
  LEMBRAR
Para que ocorra a aprendizagem são necessários três fatores básicos:
  1. Fator fisiológico, onde depende de condições neurológicas e também da situação contextual em que o indivíduo se encontra;
  2. Fator motivacional: depende da forma como o estímulo se apresenta e provoca interesse;
  3. Concentração: depende do grau de solicitação e atuação do estímulo.
                                                                                        
BINGO DE SÍLABAS
Cartelas de papel cartão divididas em 6 partes cada cartela, em 5 das  divisões cola-se as sílabas.
 OBJETIVO
·  Reconhecer e discriminar as sílabas.
· Trabalhar a discriminação auditiva.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM O BINGO DAS SÍLABAS:
  1. O professor sorteia uma figura ou um objeto e o aluno marca na cartela a sílaba inicial do que for sorteado.
  2. Sorteia-se a sílaba e o aluno marca na cartela.
  3. Por hipóteses o aluno tem que descobrir a sílaba sorteada. Ex  a sílaba sorteada é de um animal que vive na lagoa.
BINGO DE FIGURAS
   Como no bingo de sílabas mas em vez de sílabas cola-se figuras nas cartelas. O ideal é colar figuras diferentes para uma mesma sílaba – rádio/rato, faca/fada, sapato/sapo.No total são 50 figuras coladas 5 em cada cartela.
BINGO DE PALAVRAS
  As palavras são coladas nas cartelas.
FACA
SAPA
MALA
PATA
ARARA
LEMBRAR:
   O desafio proposto pela dinâmica dos jogos de alfabetização desperta o interesse pela leitura e proporciona oportunidade de exercício
      Aprendemos fazendo e quando fazemos estamos aprendendo. Os jogos assumem para a proposta um caráter pedagógico funcional, servem para desenvolver o processo de leitura e escrita de forma lúdica, porém direcionada conforme prevê a proposta.
                               
                       “E, acima de tudo, lembre-se de que pessoas com deficiência necessitam do que há de melhor em você. A fim de que possam ser elas mesmas e que possam crescer, aprender, modificar-se, desenvolver-se e experimentar, você deve ter essas capacidades. Você só pode ensinar aquilo que sabe. Se você é aberto ao crescimento, ao aprendizado, às mudanças,  e às novas experiências, permitirá que elas também o sejam.”
                                      Sucesso na tarefa de alfabetizar.
                                Abraço carinhoso
                                                 Claudia Mara
          



MODELO DE ATIVIDADES DA APOSTILA
AVIÃO
fonte: smart kids online 
 COPIE:
 A
  


LIGUE  :



                                                            A                                                                                                                                                 
                                                                     

                                                                                  
   



ESCREVA    A   LETRA   A   PARA   FORMAR   AS   PALAVRAS.

                                                          
___VIÃO          ___BACAXI       ___NEL
CIRCULE   AS   PALAVRAS  QUE COMEÇAM   COM   A.


ABAJUR        SALADA        AGULHA       BOCA


Fonte: http://viajandonotremdadiversao.blogspot.com.br

Dica de site com atividades diversas: http://escolovar.org/lp_28palavras.htm

VOCÊ PODE ACOMPANHAR O TRABALHO DA PROFESSORA CLAUDIA MARA E ADQUIRIR SUAS APOSTILAS SEGUINDO SEU TRABALHO ATRAVÉS DE SEU BLOG 'DESAFIOS DO APRENDER'   #FICAADICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário