"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 14 de julho de 2013

Assunto: Índios

Turma da Mônica em: Índios
( Autor: Maurício de Souza )

Cebolinha e Mônica foram até a tribo do seu amigo o índio Papa - Capim.
O Pajé iria começar a falar:
- Araã!
Cebolinha o interrompeu:
- Ah!”Alaã” significa “olá”,em Tupi-Gualani!
- Quieto Cebolinha! (falou Mônica)
- É!Respeito!O Pajé é o homem mais velho e mais sábio da aldeia!(falou Papa - Capim)
Quando o Pajé escorregou em uma casca de banana e POF!
Cebolinha falou:
- Que tal só “o mais velho”?
- Cebolinha! – exclamou Mônica
O Pajé ficou meio chateado por ter escorregado em uma casca de banana, mas continuou o papo com eles.
Papa - Capim prosseguiu com a conversa, para tentar disfarçar a situação.
- O velho é o dono da história entre nós, os índios!Ele sabe o porquê das coisas, os mitos, as lendas da floresta...Ele sabe de onde veio o índio...
Enquanto isso, o Pajé foi até a sua oca e pegou o seu notbook e falou:
- Calma!To pesquisando na internet!
Cebolinha ficou abismado com o que viu e disse:
- Hein!
Papa - Capim não gostou do que viu e disse bem bravo:
- Pajé!
Mônica achou engraçado e riu da situação.
O Pajé sabiamente consertou o que fez dizendo:
- Brincadeira, meu pequeno Curumim!A história está aqui, na minha cabeça!Vamos falar sobre os índios!Primeiro de onde veio o nome “índio”?
Mônica entusiasmada falou:
- Eu sei!Eu sei!Tudo começou com o navegador Genovês Cristóvão Colombo, quando ele partiu da Espanha à procura de um novo caminho para as Índias!Cristóvão Colombo estava super ansioso para viajara e imediatamente preparou tudo e assim seguiu para Índias que fica na Ásia.Depois de muito navegar, e ainda pro lado errado, finalmente, achou terra, e ao descobrir a América em 1492, não pensou duas vezes: estava nas Índias e por isso deu o nome de índios aos habitantes daquelas terras!
O Pajé admirado com a sabedoria de Mônica a elogiou:
- Muito bem, menina dentuça que tem revista em quadrinhos!
Cebolinha caiu na gargalhada e Mônica não gostou nem um pouco da gracinha do Cebolinha.
Mas, a conversa continuou.
- Bom...Mas...É como o “índio” chegou à América?(Perguntou o Pajé)
- De disco voador? (falou Cebolinha)
- De ônibus? (falou Mônica)
- Numa grande canoa? (falou Papa - Capim)
- Não!De ponte! (respondeu o Pajé)
- Pooonte?! (falaram todos abismados)
- Sim!Dizem que, naquela época,uma ponte de gelo ligava a Ásia com a América do Norte,através dessa ponte natural (Estreito de Bering),muitos animais e um grupo de humanos vieram para nosso continente,há cerca de 12 mil anos!Depois,se espalharam por todo o continente até o sul.
- Foi assim que chegaram ao Brasil? (perguntou Mônica)
- Isso mesmo “menina do vestido vermelho!” – continua o Pajé – Antes da chegada do homem branco, havia 6 milhões de índios no Brasil.
- Nossa!Quantas tlibos deviam ter aqui? – perguntou Cebolinha
- Muitas!Mas, em vez de cinco fios de cebola dizer “tribo”,diga “povo” ou “nação indígena” (falou Pajé)
Mônica não deixou passar barato e foi logo rindo da cara do Cebolinha:
- Há!Há!Há!Cinco fios de cebola!
- Quieta! – falou Cebolinha chateado.
O Pajé continuou:
- Hoje somos 350 mil índios, divididos em 220 povos e mais de 180 línguas!E vocês sabem quando houve o primeiro contato entre índios e brancos no Brasil?
Cebolinha prontamente falou:
- Clalo, foi com os poltugueses em 1500!
- Como você sabe? (falou Mônica admirada)
- Intelnet!(falou Cebolinha)
- Continua, Pajé!(falou Mônica)
- As duas culturas eram muito diferentes, então nada mais normal que se estranhassem e se estudassem a distância!Os índios não usavam roupas como os portugueses, esse foi um fato chocante para ambos.Mas, depois trocaram presentes e em seguida, trocaram liberdade pela escravidão.Muitos índios contraíram as doenças de homens brancos e morreram.Outros morreram lutando por suas terras.Uns foram catequizados na fé cristã do branco.Outros se misturaram ao branco e ao negro e formaram o povo brasileiro.Cafuzo (união de índio com negro), mameluco (união de índio com branco), nós nunca esquecemos nossa origem e nem o orgulho de ser índio!
- Muito bem! (exclamou Cebolinha)
- Nossa que bela história! (falou Mônica)
- Pois é Mônica, o que mais queremos é viver em paz e harmonia com a natureza e que o homem branco respeite o modo de vida do índio!Dizemos entre nós, que o velho é dono da história, o índio é dono da aldeia e a criança é dona do mundo!!!Que seja um mundo maravilhoso para todos nós!(concluiu Papa - Capim)


* Vamos interpretar?


1) Responda com respostas completas de acordo com o texto acima:

a) Por que os índios receberam esse nome dos portugueses?
b) Como os índios chegaram a América?
c) Quantos índios haviam aqui no Brasil antes do homem branco chegar?
d) Por que os portugueses a princípio acharam os índios diferentes?

2) Complete as frases com o auxílio do banco de dados:



a) Em Tupi-Guarani “Alaã” quer dizer _______________.
b) Os portugueses descobriram o _________________ em 1500.
c) Alguns índios foram ____________________ na fé cristã.
d) Cristóvão Colombo partiu da ______________ rumo a Índias.

3) Coloque ( V ) se for verdadeiro ou ( F ) se for falso:

( ) O Pajé escorregou em uma casca de laranja
( ) Hoje em dia existem 350 mil índios, divididos em 220 povos e mais de 180 línguas
( ) Depois dos portugueses,alguns índios foram estudar em Portugal.
( ) Cristóvão Colombo descobriu a América em 1492.

4) Sublinhe as frases corretas:

a) O Pajé queria fazer pesquisas com o seu notbook.
b) Para os índios o velho é dono do mundo.
c) Cafuzo é a união de índio com negro.
d) Devemos chamar a tribo de nação dos diferentes.

5) Complete os quadradinhos com a resposta correta:

a) Alguns índios morreram lutando com os portugueses por suas ----.
b) Os índios dizem que eles são os donos da ---.
c) Mameluco é a união de índio com ----.
d) Os índios perderam a sua liberdade e se tornaram ---- dos portugueses.



O herói negro

Dia da Consciência Negra é um tributo a Zumbi

O dia 20 de novembro é muito especial para população negra brasileira.É a data em que o Brasil reverencia o heroísmo de Zumbi de Palmares, símbolo maior da resistência e da luta dos negros contra a escravidão.Zumbi nasceu livre em Palmares no ano de 1655, mas foi capturado ainda bebê e entregue a um padre jesuíta.Batizado com o nome de Francisco, ele teve educação cristã e estudou português e latim.Mas não abandonou as raízes.Com 15 anos, Zumbi voltou ao Quilombo dos Palmares, onde se tornou estrategista militar.O quilombo era situado no interior da Bahia.Uma comunidade que se sustentava sozinha, formada por escravos negros que escapavam das fazendas, totalmente independente do governo português.

Extraído do Jornal “O Extra “ - Dia 05/11/2006.


1) Coloque ( V ) se for verdadeiro ou ( F ) se for falso:

( ) Zumbi não representa nada para os negros brasileiros.
( ) Com 19 anos,Zumbi voltou ao Quilombo dos Palmares.
( ) O quilombo era situado no interior da Bahia.
( ) Zumbi nasceu em 1655. 

2) Responda com respostas completas:

a) O que Zumbi representa para os negros?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
b) Qual o local em que Zumbi nasceu?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
c) Quem cuidou de Zumbi logo depois de seu nascimento?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





3) Complete as frases com o auxílio do banco de dados:




a) Zumbi teve a educação cristã e estudou português e _________________ .
b) No dia 20 de __________________ comemoramos o dia da “Consciência Negra”.
c) Zumbi foi batizado com o nome de _________________________ .
d) O Quilombo dos Palmares era formado por ______________________.

4) Envolva as frases falsas:

a) Zumbi nunca abandonou as suas raízes.
b) O Quilombo dos Palmares era uma comunidade totalmente dependente do governo português. 
c) Zumbi nunca foi estrategista militar.
d) Zumbi foi capturado ainda bebê.

5) Marque com um ( X ) a resposta certa:

a) Os escravos escapavam das __________ para se refugiarem no Quilombo dos Palmares:
( ) cidades ( ) fazendas ( ) florestas

b) Zumbi dos Palmares é considerado como o ______________.
( ) médico do futuro ( ) homem negro ( ) herói negro
Assunto: Páscoa

A Páscoa e o Cordeiro

A Páscoa é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição (vitória sobre a morte) de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação.
A Páscoa é uma das festas que detêm mais símbolos, existem diversos como: o Ovo da Páscoa, o Coelho, o Trigo... Mas, falaremos agora sobre o cordeiro...
O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, pois é o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na Páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo.
Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro.
Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". E a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.
Textos retirados da internet

- Agora, vamos interpretá-lo? 

1) Responda com respostas completas de acordo com o texto lido acima:

a) O que é Páscoa?
b) O que comemoramos na Páscoa?
c) O que significa o cordeiro na Páscoa?
d) O que significa pão azimo?

2) Sublinhe as frases falsas:

a) A Páscoa é uma das festas mais importantes para a Igreja Católica.
b) O Ursinho da Páscoa é um símbolo pascoal.
c) Ovo da Páscoa é um símbolo pascoal.
d) A Páscoa é uma festa profana (não pertence à Igreja Católica).

3) Complete as frases com o auxílio do banco de dados:

PECADOS – TRIGO – PÁSCOA – ALEGRIA - CORDEIRO

a) O ______________ é um símbolo da Páscoa.
b) O _____________________ é o símbolo mais antigo da Páscoa.
c) Para os católicos, Jesus Cristo foi sacrificado em prol dos nossos ________________________ .
d) No Antigo Testamento, a ___________________ era celebrada com os pães ázimos e com o sacrifício de um cordeiro.

4) Marque com um ( X ) as frases corretas:

( ) O cordeiro era sacrificado em prol da libertação da escravidão do Egito
( ) A Páscoa não era celebrada em Israel.
( ) Comemoramos na Páscoa o nascimento de Jesus Cristo. 
( ) O cordeiro era um grande símbolo pascoal para o povo de Israel.

5) Pense e responda:

a) O que significa Ressurreição? 
b) Descreva como é comemorada a Páscoa no Brasil:



Leitura e Interpretação de texto para 3º ano

Assunto: Festa Junina

Você sabe a origem da festa junina?

As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc. Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.
Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antonio e São Pedro (assim, 24, 13, 29 de junho).
Esta festividade demonstra devoção e homenagem dos devotos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.
Vamos agora aprender um pouco mais sobre alguns elementos e atividades que toda a festa junina tem, segue:
Fogueira - A fogueira na festa junina representa chama de vida e boas novas. Elas são utilizadas para esquentar as comidas típicas, como canjica, curau e até mesmo o quentão, bebida própria para aquecer em dias de frio, temperada com gengibre. A fogueira, fica em evidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas formando o típico ambiente de arraial.
Música - A música é tocada ao longo da festividade sob o ritmo acentuado de forró. A banda é um item imprescindível, funciona como animadora. A banda esta composta de vários instrumentos como: tambores, bongós, pauzinhos, guisos, reco-reco, berimbau, cackeckê, triângulos, etc.
Dança - Existem diversas danças, mas a mais conhecida é a quadrilha.
A quadrilha é uma dança feita para agradecer a boa colheita e homenagear São João, Santo Antônio e São Pedro. Nela, um marcador comanda a dança. Os comandos devem ser seguidos e respeitados.
Esta dança típica chegou ao Brasil durante o período regencial e fez grande sucesso na corte do Rio de Janeiro, caindo depois no gosto popular. A sanfona, a vila, o violão e o triângulo são instrumentos muito utilizados para acompanhar a quadrilha.
A dança começa com os casais posicionados frente a frente. Os cavalheiros cumprimentam as damas e em seguida, as damas cumprimentam os cavalheiros. Eles trocam de lado, em seguida o cavalheiro busca a dama e começa o grande passeio pela roça. Esse passeio apresenta diversas interferências ditas pelo marcador, como "olha a chuva,"olha a cobra". Ao final, o casal despede-se.
Brincadeiras – Uma das brincadeiras mais conhecidas é a corrida do ovo - É estabelecido um ponto de partida e de chegada. Os participantes devem estar posicionados no ponto de partida. Eles receberão uma colher com um ovo. A colher é colocada na boca. Vence o participante que chegar ao final primeiro sem derrubar o ovo da colher.
Agora que já aprendemos muito, vamos pular e comemorar, pois estamos no mês das Festas Juninas!!!!!

- Vamos Interpretar!!!

1) Responda com respostas completas:

a) Qual é a origem das Festas Juninas?
b) O que consiste a Festa Junina?
c) O que a fogueira representa?
d) Quais são os santos padroeiros das Festas Juninas?

2) Coloque ( V ) se for verdadeiro ou ( F ) se for falso:

( ) O pagode e o samba são músicas típicas de Festa junina.
( ) Com o passar do tempo, as festas juninas foram tomando um cunho religioso.
( ) A fogueira fica em evidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas.
( ) A dança quadrilha chegou ao Brasil durante o período colonial.

3) Complete as frases com o auxílio do banco de dados:

FORRÓ – QUADRILHA – CORRIDA DE OVO – COLHEITAS – ROÇA

a) Uma das brincadeiras mais conhecidas é a _____________________________.
b) Na _________________ os passos da dança devem ser seguidos e respeitados.
c) A música é tocada ao longo da festividade sob o ritmo acentuado de ____________________.
d) São João é o santo protetor das _____________________ e se faz comemorar com seus seguidores.

4) A Festa Junina é uma festa cultural do nosso país e nos demonstra antigas tradições. Agora, responda:

a) Você gosta de Festa Junina? Por que?
b) Como são as Festas Juninas na sua cidade?

5) Envolva as frases falsas:
a) As Festas Juninas nos demonstram que a população do interior é triste.
b) A sanfona, a vila, o violão e o triângulo são instrumentos muito utilizados para acompanhar a quadrilha.
c) Não há necessidade de banda de forró em uma Festa Junina.
d) As Festas Juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões.


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