"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 13 de abril de 2013


Modelos de Plano de Aula para Educação Infantil
Caros amigos,
O ano de 2013,  pensamos  em planejamentos e na  organização de sala, coleta de material... Para auxiliá-los nesta tarefa, segue modelo de plano de aula.



Tema: O calendário nosso de cada dia


Objetivos:

Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;

Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário;

Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo.

Áreas de Conhecimento:

Matemática, Natureza e Sociedade, Linguagem.


Conteúdos:

- Utilização dos números em diferentes contextos;

- Início da medição social do tempo;

- Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.



Procedimentos Metodológicos:

1. Rodinha – Cantar a música “Bom dia”; Fazer a oração “Obrigado Senhor pelo dia”. Iniciar diálogo, perguntando: Que dia é hoje?

A partir deste diálogo, apresentar um calendário tipo folhinha do mês corrente e perguntar: Quem tem um calendário parecido com esse em casa?

Explicar que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.

Ajudá-los a identificar a composição do calendário: palavras e números, coluna.

Solicitar a um aluno que identifique e marque no calendário exposto a data do dia.

Outro aluno anota essa data na lousa.

Retornando ao diálogo, pergunto aos alunos para que serve o calendário, além de achar a data do dia. Provoco até encontrar respostas, como organizar tarefas, planejar eventos, e encontrar datas importantes, como aniversário.

Introduzo: Agora vocês vão assistir a um clipe da música da música de Lulu Santos – Seu Aniversário, onde ele fala do calendário.

2. Hora do Vídeo: Assistir o clipe da música

3. Com um calendário do ano na parede ou no chão, pedir a cada aluno que marque a data do seu aniversário. Neste momento terei uma tabela em mãos com os aniversariantes, para eventuais consultas.

4. Intervalo: Cantar a música “É hora de lavar as mãos”. Fazer a fila em ordem crescente de tamanho do aluno, para lavar as mãos. Em seguida, todos organizam seu lanche na mesinha e cantam “Meu lanchinho”;

5. Momento da Calmaria: Todos sentados nas almofadas e nos tapetes. Ouvir a História “Vivi quer crescer”.

6. Diálogo sobre a história

7. Atividade xerografada: marcar no calendário as datas solicitadas.

8. Despedida: Canção da Despedida; Arrumar todos, pentear cabelos, passar perfume.

9. Atividade para casa: Xerografada

Recursos:

Calendários, vídeo, atividade xerografada, papel metro, lousa, piloto.

Avaliação:

Processual e contínua. Verificar o uso correto do calendário, de acordo com as necessidades.

Referências:

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/cada-dia-sempre-novo-dia-428181.shtml

http://lulu-santos.musicas.mus.br/letras/952601/

http://www.youtube.com/watch?v=zStfgOWCxQk


Tema: Conceitos básicos matemáticos


Objetivo: Resolver situações problemas envolvendo os conceitos básicos.

Áreas de Conhecimento: Matemática, linguagem

Conteúdo: grande, pequeno, leve, pesado, maior, menor, dentro, fora.

Procedimentos Metodológicos:

1. Rodinha – Cantar a música “Bom dia”; Fazer A oração da Criança.

Fazer a chamada através das fichas.

Apresentar uma caixa (dentro dela estão os blocos lógicos) e iniciar uma conversa com perguntas como: alguém conhece esse objeto? Qual o nome dele? Qual é a forma da caixa? A caixa está CHEIA ou VAZIA? O que tem DENTRO da caixa? A caixa está pesada ou leve?

Colocar outra caixa ao lado desta e pedir que comparem: maior ou menor? Grande ou pequena?

Em seguida, esvaziar a caixa, colocando o conteúdo em uma caixa menor e ir questionando onde tem MAIS e onde tem MENOS blocos.

Em seguida colocar os objetos de volta na caixa maior e perguntar novamente.

Explorar outros objetos para estabelecer as comparações.

Deixar que as crianças manipulem os blocos, brincando livremente com eles, comparando-os.

2. Atividade no livro

3. Intervalo: Cantar a música “É hora de lavar as mãos”. Fazer a fila separando meninos de meninas, chamando pelo nome. Em seguida, fazer o lanche na quadra.

4. Momento da Calmaria: Brincar de Vivo, morto.

5. Despedida: Canção da Despedida; Arrumar todos, pentear cabelos, passar perfume.

6. Atividade para casa no livro



Recursos: livro, música, caixa surpresa, maquete da casa, objetos na cor amarela.

Avaliação: Processual e contínua. Verificar se os alunos construíram as noções em relação a peso, quantidade e tamanho.

Referências:

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – Vol. 2 e Vol.3

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13679

Nenhum comentário:

Postar um comentário