"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 13 de abril de 2013



A ou HÁ?

Para saber se você deve usar “a” ou “há” apresentamos aqui algumasdicas para facilitar a eliminação de dúvidas a esse respeito:

 Usa-se “há” quando o verbo “haver” é impessoal, tem sentido de “existir” e é conjugado na terceira pessoa do singular.

Exemplo: Há um modo mais fácil de fazer essa massa de bolo.
Existe um modo mais fácil de fazer essa massa de bolo.

• Ainda como impessoal, o verbo “haver” é utilizado em expressões que indicam tempo decorrido, assim como o verbo “fazer”.

Exemplos: Há muito tempo não como esse bolo.
Faz muito tempo que não como esse bolo.

Logo, para identificarmos se utilizaremos o “a” ou “há” substituímos por “faz” nas expressões indicativas de tempo. Se a substituição não alterar o sentido real da frase, emprega-se “há”.

Exemplos: Há cinco anos não escutava uma música como essa.
Substituindo por faz: Faz cinco anos que não escutava uma música como essa.

• Quando não for possível a conjugação do verbo “haver” nem no sentido de “existir”, nem de “tempo decorrido”, então, emprega-se “a”.

Exemplos: Daqui a pouco você poderá ir embora.
Estamos a dez minutos de onde você está.

Importante: Não se usa “Há muitos anos atrás”, pois é redundante, pleonasmo. Não é necessário colocar “atrás”, uma vez que o verbo “haver” está no sentido de tempo decorrido.
Por Sabrina Vilarinho
Equipe Brasil Escola
QUEM FORMA BONS LEITORES/ESCRITORES?

família, oferecendo um ambiente onde os materiais de leitura e escrita estão presentes
e dando o exemplo (ou seja, lendo e escrevendo).
escola, alfabetizando e depois continuando (em todos os níveis de educação) a tratar de leitura escrita em todas as matérias, e não apenas nas aulas de Língua Portuguesa.
sociedade, oferecendo um ambiente cultural rico e encorajador, com muitas experiências de letramento, no qual todas as pessoas possam se sentir incluídas.
LER BEM, ESCREVER BEM
Quanto tempo de leitura?
15 minutos por dia é uma boa média para o contato com livros e outros materiais de leitura.
Claro que nada impede, e é até desejável, que esse tempo seja aumentado!
Para os bem pequeninos, é bom deixar os livros ao alcance da mão, para que brinquem,
manuseiem e folheiem. Esse é o primeiro passo para se tornarum leitor.
QUE TIPO DE LEITURA?

É bom praticar 
TRÊS tipos de leitura:
• leitura BÁSICA, com ajuda de um adulto ou jovem leitor mais experiente;
• leitura diária individual de ESTUDO, ao fazer as lições de casa e o trabalho escolar;
• leitura escolhida por PRAZER.

Os primeiros professores das crianças são os PAIS.
Quanto mais ricas forem as experiências que eles proporcionarem, melhor será
o repertório infantil para continuar aprendendo.
UM RITUAL DE LEITURA NA ROTINA DA FAMÍLIA
• Crie rituais de leitura reservando um tempo e um lugar especiais para curtir histórias sem interrupções.
• Aconchego é bom para reforçar a sensação de segurança e eliminar o estresse (que produz um hormônio capaz de bloquear a aprendizagem, segundo os cientistas).
• Crie efeitos sonoros para captar a atenção.
• Faça conexões entre a palavra falada e a palavra escrita, pois ouvir os sons em palavras é uma habilidade básica essencial para a leitura.
• Fale sobre a história, para reforçar a compreensão e a memorização.
• Leia de novo, e de novo, e mais uma vez, quando pedirem: a repetição ajuda a reconhecer e a se lembrar das palavras, e também a construir o pensamento seqüencial.
• Respeite o ritmo de seus filhos, sem forçá-los a lerem mais do que podem (isso pode esfriar o entusiasmo).
Fonte: Instituto Ecofuturo
www.ecofuturo.org.br


Novas regras ortográficas

Novas regras ortográficas
Do G1, em São Paulo
Tamanho da letra
Trema – desaparece em todas as palavras
Antes
Depois
Freqüente, lingüiça, agüentar
Frequente, linguiça, aguentar
* Fica o acento em nomes como Müller
       
Acentuação 1 – some o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte)
Antes
Depois
Européia, idéia, heróico, apóio, bóia, asteróide, Coréia, estréia, jóia, platéia, paranóia, jibóia, assembléia
Europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia
* Herói, papéis, troféu mantêm o acento (porque têm a última sílaba mais forte)
Acentuação 2 – some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas
Antes
Depois
Baiúca, bocaiúva, feiúra
Baiuca, bocaiuva, feiura
* Se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua como em: tuiuiú ou Piauí
Acentuação 3 – some o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos)
Antes
Depois
Crêem, dêem, lêem, vêem, prevêem, vôo, enjôos
Creem, deem, leem, veem, preveem, voo, enjoos
Acentuação 4 – some o acento diferencial
Antes
Depois
Pára, péla, pêlo, pólo, pêra, côa
Para, pela, pelo, polo, pera, coa
* Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo
Acentuação 5 – some o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar
Antes
Depois
Averigúe, apazigúe, ele argúi, enxagúe você
Averigue, apazigue, ele argui, enxague você
Observação: as demais regras de acentuação permanecem as mesmas
Hífen – veja como ficam as principais regras do hífen com prefixos:
Prefixos
Usa hífen
Não usa hífen
Agro, ante, anti, arqui, auto, contra, extra, infra, intra, macro, mega, micro, maxi, mini, semi, sobre, supra, tele, ultra...
Quando a palavra seguinte começa com h ou com vogal igual à última do prefixo: auto-hipnose, auto-observação, anti-herói, anti-imperalista, micro-ondas, mini-hotel
Em todos os demais casos: autorretrato, autossustentável, autoanálise, autocontrole, antirracista, antissocial, antivírus, minidicionário, minissaia, minirreforma, ultrassom
Hiper, inter, super
Quando a palavra seguinte começa com h ou com r: super-homem, inter-regional
Em todos os demais casos: hiperinflação, supersônico
Sub
Quando a palavra seguinte começa com b, h ou r: sub-base, sub-reino, sub-humano
Em todos os demais casos: subsecretário, subeditor
Vice
Sempre:
vice-rei, vice-presidente
Pan, circum
Quando a palavra seguinte começa com h, m, n ou vogais: pan-americano, circum-hospitalar
Em todos os demais casos: pansexual, circuncisão
Fonte: professor Sérgio Nogueira

Roteiro para revisão de narrativa



* Releia seu texto e perceba se a seqüência dos acontecimentos indica o que aconteceu primeiro, depois o desenrolar da história e, por último, como o fato terminou.
* Veja se a grafia das palavras está correta; na dúvida, consulte o dicionário.
*Verifique se usou os sinais de pontuação corretamente.
* Confira se usou letra maiúscula no início das frases e nos nomes próprios.
* Observe se o título do texto é atraente e tem relação com a história.

REPAREM COMO FALAMOS MUITAS PALAVRAS DESNECESSÁRIAS....

Tautologia
Armadilhas da língua
Você sabe o que é tautologia?
É o termo usado para definir um dos vícios de
linguagem. Consiste na repetição de uma
idéia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido.
O exemplo clássico é o famoso "subir para cima" ou o
"descer para baixo". Mas há
outros, como você pode ver na lista a seguir: - elo de ligação
- acabamento final
- certeza absoluta
- quantia exata
- nos dias 8, 9 e 10, inclusive
- juntamente com
- expressamente proibido
- em duas metades iguais
- sintomas indicativos
- há anos atrás
- vereador da cidade
- outra alternativa
- detalhes minuciosos
- a razão é porque
- anexo junto à carta
- de sua livre escolha
- superávit positivo
- todos foram unânimes
- conviver junto
- fato real
- encarar de frente
- multidão de pessoas
- amanhecer o dia
- criação nova
- retornar de novo
- empréstimo temporário
- surpresa inesperada
- escolha opcional
- planejar antecipadamente
- abertura inaugural
- continua a permanecer
- a última versão definitiva
- possivelmente poderá ocorrer
- comparecer em pessoa
- gritar bem alto
- propriedade característica
- demasiadamente excessivo
- a seu critério pessoal
- exceder em muito . Note que todas essas repetições
são dispensáveis.
Por exemplo, "surpresa inesperada". Existe alguma
surpresa esperada? É óbvio que não.
Devemos evitar o uso das repetições desnecessárias.
Fique atento às expressões que
utiliza no seu dia-a-dia.
Verifique se não está caindo nesta armadilha, valeu

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