"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 9 de dezembro de 2014


 

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Batalha Naval e o ensino da tabuada

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O professor e até mesmo os pais que queiram tornar o aprendizado da tabuada mais agradável para os seus alunos e filhos, pode estar utilizando uma estratégia pedagógica chamada jogo. Existem vários jogos que podem ser aplicados no aprendizado da matemática. Um deles é a Batalha Naval, que é um jogo muito conhecido entre as crianças e que pode ser relacionado com a matemática. Veja como: Batalha Naval Material utilizado: Uma cartela
Dois conjuntos de fichas com resultados da tabuada de 8, 9 e 10.
Pinte o fundo de uma cartela de vermelho e deixe o outro branco para diferenciá-las. Número de participantes: 2 Regras do jogo: • Recorte as fichas com os valores das tabuadas de 8, 9 e 10. • Um jogador fica com as fichas que tiverem o fundo vermelho e outro com a que tiver o fundo branco. • Antes de iniciar o jogo deve-se estabelecer o total de fichas que será usado (10, 20 ou 30 fichas para cada jogador participante). • Em seguida, os jogadores distribuem as fichas em suas cartelas da maneira que achar conveniente e de modo que um não veja a distribuição do outro (os competidores devem sentar-se frente a frente a uma distância razoável). • O primeiro jogador, determinado por sorteio, dá um tiro, ou seja, escolhe um número de 1 a 7 e uma letra de A a J, por exemplo F3. • O segundo jogador deve, então, verificar se em sua cartela, no local de união entre a letra F e o número 3, há uma ficha. Se houver, ele diz qual é o número para que o jogador que deu o tiro efetue a multiplicação correspondente. Por exemplo: se em F3 houver uma ficha com o número 80, ele deve dizer 8 x 10 ou 10 x 8. • Se acertar a multiplicação, o primeiro jogador pega para si a ficha do adversário, deixando-a ao seu lado. Se errar, o adversário fica com a ficha. • O segundo jogador procede da mesma maneira. • Vence quem obter o maior número de fichas. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: - Cada jogador tem direito a apenas um tiro. - Quando o jogador der um tiro e não houver fichas no local escolhido, o adversário diz água e prossegue o jogo dando o seu tiro. - A letra e o número correspondente ao tiro na água devem ser anotados numa folha à parte, para que o jogador não dê esse tiro novamente. Por Danielle Miranda Graduada em Matemática Equipe Brasil Escola

Desafios de Matemática para o 5º ano

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Tabuada

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Bingo da multiplicação

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TANGRAM

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Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haverem várias lendas sobre sua origem. . Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretiam os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".


Origemhttp://www.youtube.com/watch?v=s0c0COA_uwc&feature=player_embedded: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A lenda do quadrado mágico

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Chamamos de quadrado mágico toda tabela de forma quadrada, contendo seqüências de números, dispostos de tal forma que a soma dos elementos de uma linha, coluna ou diagonal seja constante.


Existe uma lenda chinesa que diz o seguinte:


"Na China, vivia o imperador Yu, que governava o reinado de 'Flowery'. Um dia, quando caminhava próximo ao rio Amarelo, o imperador viu uma tartaruga em seu caminho e começou a examinar o seu casco. Observou que este era dividido de maneira a formar linhas e colunas, e cada 'casa' formada continha pontos.
Ele começou a contar os pontos: primeiro aqueles da coluna da direita, os próximos foram os da coluna do centro, e por último os da esquerda. Todas as colunas continham o mesmo número de pontos!
Fez o mesmo com as linhas e as diagonais. Qual foi seu espanto quando observou que a soma era a mesma! As notícias da tartaruga saíram da corte do imperador, chegando às terras além do seu reinado.
Maravilhados, concluíram que este arranjamento de pontos tinha um significado místico. Então o lo-shu, como foi chamado o quadrado mágico, começou a aparecer em pedras mágicas com formas parecidas com as figuras."
(Hideo Kumayama, Revista de Matemática, RM9, CG Editora)



 
 


























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