EDUCAÇÃO
ADVENTISTA PLANEJAMENTO ANUAL 2011
PROFESSORA: Thainara Dal-Bó Medeiros Goulart
TURMA: Pré I
1- Linguagem oral e escrita
a) Falar e escutar:
- Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação.
- Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista, respeitando as colocações dos colegas.
- Reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos.
- Relatos de experiências de vida e narração de fatos em seqüência temporal e casual.
- Oralizar as idéias contidas em seus desenhos
- Dramatização de cenas do cotidiano, histórias e músicas.
- Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como trava-línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas, canções e histórias diversas.
b) Práticas de leitura:
- Participação em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.
- Observação e manuseio de materiais escritos de variados gêneros e em diferentes contextos.
- Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
c) Práticas de escrita:
- Representação de idéias por meio de desenhos e outras formas de representação: colagem, modelagem, dobradura, pintura, etc.
- Compreensão, através da prática de produção textual coletiva (tendo o professor como escriba) que tudo o que se fala poder ser escrito.
- Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita (função social da escrita).
- Estimular a escrita do próprio nome em situações em que isso é necessário.
- Produção de textos individuais e/ou coletivos, tendo o professor como escriba.
- Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita.
- Respeito pela produção própria e alheia.
2- Linguagem Matemática
a) Números e sistema de numeração:
- Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
- Classificação e seriação: segundo critérios das crianças, segundo critérios dados pelo professor (atributos: cor, forma, tamanho, espessura, etc.).
- Identificação dos numerais em vários contextos.
- Comunicação de quantidade, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
- Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram (função social do número).
b) Grandezas e medidas:
- Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas.
- Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais.
- Marcação do tempo por meio de calendários.
# dia e noite, semana, mês, antes, durante, depois, agora.
# duração e sucessão, noções de rápido e lento.
# marcação de pequenos intervalos de tempo (palmas, batidas de pé, etc.).
# construção progressiva do calendário (agenda de atividades diárias).
# divisão do tempo (manhã, tarde, noite, ontem, hoje, amanhã).
# instrumentos de medida de tempo (ampulheta, relógio).
d) Espaço e Forma:
- Observação e exploração do espaço:
# apropriação de conceitos: maior, menor, frente, atrás, embaixo, cima, limites, vizinho, direita e esquerda.
- Formas Geométricas simples presentes em nosso cotidiano.
3- Corpo e Movimento
a) Expressividade:
- Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
- Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
b) Coordenação e Equilíbrio:
- Ampliação gradativa da destreza para deslocar-se e orientar-se em diferentes espaços.
- Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
- Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais (coordenação motora grossa e fina).
4- Linguagem Musical
a) O fazer Musical:
- Reconhecimento e utilização expressiva em contextos musicais de diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (graves ou agudos, duração - curtos ou longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue e "personaliza" cada som).
- Reconhecimento e utilização das variações de velocidade e densidade nas organizações e realizações de algumas produções musicais.
- Repertório de canções para desenvolver memória musical
- Desenvolvimento da respiração, da articulação e da higiene da voz.
- Percepção dos limites auditivos, de linguagem e de fonação.
- Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países.
- Informações sobre as obras ouvidas e sobre seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical
- Cultivo da voz, do ouvido, do ritmo e da sensibilidade musical
5- Artes Visuais
a) O fazer artístico:
- Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc.
- Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
- Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.
- Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na produção de seus projetos artísticos.
- Organização e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo, na sala de aula.
- Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral.
b) Apreciação em Artes Visuais
- Conhecimento da diversidade de produções artísticas, como desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, vídeos etc.
- Apreciação das suas produções e das dos outros, por meio da observação e leitura de alguns dos elementos da linguagem plástica.
- Observação dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contraste, luz, texturas.
- Leitura de obras de arte a partir de observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
6- Descoberta do Ambiente Natural e Sociocultural
Este eixo temático caracteriza a integração família e escola, pois, acredita-se que a família é o principal elo das relações ocorridas no ambiente, natural e sociocultural da criança, estimulando-a ao caminho das descobertas nos primeiros anos de vida.
a) Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar:
- Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
- Apropriação de conhecimentos culturais fundamentais para a cidadania.
- Identificação dos membros da família percebendo-se como parte deste e de outros grupos sociais.
- Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.
b) Os lugares e suas paisagens:
- Observação da paisagem local (rios, construções, florestas, campos, dunas, açudes, mar, montanhas etc.).
- Utilização, com ajuda dos adultos, de fotos, relatos e outros registros para a observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo.
- Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
c) Objetos e processos de transformação:
- Participação em atividades que envolvam processos de confecção de objetos: brinquedos, instrumentos musicais, meios de transporte e comunicação, ferramentas e construções, alimentos.
- Reconhecimento de algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais.
- Conhecimento de algumas propriedades dos objetos: refletir, ampliar ou inverter as imagens, produzir, transmitir ou ampliar sons, etc..
- Identificação de alimentos modificados e industrializados e suas influências para a saúde.
- Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção, e à sua conservação.
d) Os seres vivos:
- Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais.
- Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação e cultivo.
- Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial.
- Valorização da vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas.
- Percepção dos cuidados com o corpo, à prevenção de acidentes e à saúde de forma geral.
- Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.
e) Os fenômenos da natureza:
- Estabelecimento de relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios, chuvas, secas etc.) e as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem.
- Participação em diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento.
7- Identidade e Autonomia:
- Atitudes de cooperação, organização e autonomia em situações de brincadeiras.
- Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.
- Respeito às características e opções pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura, religião.
- Resolução de pequenos problemas do cotidiano, solicitando ajuda quando necessário.
- Utilização de recursos materiais para conhecer e explorar os conceitos de posição e partes do corpo.
- Construção de hábitos de higiene e saúde.
8- Educação Religiosa
- Reconhecimento de Deus como Criador, Mantenedor e Salvador
- Valorização da Bíblia como a Palavra de Deus
- Percepção, através das histórias ouvidas, que Jesus deseja de seus filhos a prática de valores cristãos, aprendendo com seus erros as conseqüências da desobediência a Deus.
- Valorização do ser humano como criatura de Deus e objeto de cuidado e salvação.
- Respeito e cuidado com a obra criadora de Deus.
9- Metodologia
a) Métodos de trabalho:
- Através de conversas e visitas as famílias conhecer a turma e cada criança em seu ambiente familiar.
- Traçar estratégias a partir do conhecimento do perfil da turma e de cada criança individualmente.
- Trabalhar através de projetos que partam de indagações das crianças.
-Cantinho da leitura (estimular o gosto pela boa leitura e dando acesso a todos os tipos literatura)
-Cantinho dos jogos simbólicos (estimular a imaginação)
b) Recursos Didáticos:
%u2022 Historias
%u2022 Dinâmicas
%u2022 Poesias
%u2022 Revistas
%u2022 Conversas informais
%u2022 Jornais
%u2022 Quadro e giz
%u2022 Brincadeiras
%u2022 Materiais concretos
%u2022 Dramatização
%u2022 Cartazes
%u2022 Desenho livre
%u2022 TV Dvd
%u2022 Musicas
%u2022 Filmes
%u2022 Som
%u2022 Jogos
%u2022 Passeio
%u2022 Exposição de objetos
%u2022 Fantoches
%u2022 Produção de textos coletivos
%u2022 Colagem e recortes
%u2022 Dedoches
%u2022 Dinâmicas
%u2022 Poesias
%u2022 Revistas
%u2022 Conversas informais
%u2022 Jornais
%u2022 Quadro e giz
%u2022 Brincadeiras
%u2022 Materiais concretos
%u2022 Dramatização
%u2022 Cartazes
%u2022 Desenho livre
%u2022 TV Dvd
%u2022 Musicas
%u2022 Filmes
%u2022 Som
%u2022 Jogos
%u2022 Passeio
%u2022 Exposição de objetos
%u2022 Fantoches
%u2022 Produção de textos coletivos
%u2022 Colagem e recortes
%u2022 Dedoches
10- Critérios de Avaliação
- A observação da criança, das ações e idéias que expressa, no decorrer das atividades em sala de aula;
-O diálogo professor / aluno, responsabilidade com as tarefas e trabalhos;
-O diálogo professor / aluno, responsabilidade com as tarefas e trabalhos;
-Exercícios orais e escritos;
- Desempenho durante as brincadeiras e atividades de coordenação motora;
- Capacidade de organizar as idéias que constroem uma história;
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