"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

3

mar
2011

Alguns brinquedos de sucata.....

Blog da professora thabata....
comentários[3]

10

fev
2011

PROJETO RECICLAGEM : ENSINO FUNDAMENTAL

PROJETO: RECICLAGEM DO LIXO

Ed. Física
Música, dança e brincadeiras com materiais reciclados)

Português: 
- Interpretação oral, escrita e através de desenhos do livro Turma do Utilixo e do vídeo sobre reciclagem 
- Livro: O menino e o muro (Sonia Junqueira) - poluição visual e higiene ambiental 
- Música e poesias 
- Confecção de cartazes para a Campanha da higiene na escola e de reciclagem
- Estudo de palavras-chave 
- Gramática e ortografia inserida nos textos 
- Produção de frases

Matemática: 
- Estudo das cores para a separação dos produtos recicláveis (azul-papel, verde-vidro, vermelho-plástico, amarelo-metais) 
- Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis (na verdade são CINCO, pois os alimentos jogados fora também podem ser transformados em adubo (LIXO ORGÂNICO) 
- Classificação dos materiais recicláveis 
- Estudo dos numerais através de gráfico elaborado com os resultados da classificação e contagem dos recicláveis trazidos pelas crianças 
- Quanto e quais dias da semana acontece a coleta de lixo na rua em que o aluno reside e da escola

História e Geografia 
- A coleta de lixo na nossa cidade 
- Onde os lixos são despejados 
- O que se ganha com a reciclagem
- De onde vieram as doenças, em especial a Dengue ?

Ciências 
- O que é lixo na verdade? 
- Os perigos dos lixos acumulados 
- Campanha da higiene do meio escolar 
- Alerta sobre a Dengue (causador, sintomas, tratamento e profilaxia) 
- A função dos micróbios na transformação do lixo orgânico em adubo

Ética e cidadania 
- Campanha educativa "Lugar de lixo é no lixo" 
- Poluição visual 
- Como a prefeitura e a população têm cuidado deste assunto

Meio ambiente 
- Preservação da higiene na escola e no meio social em geral 
-Reciclagem
comentários[9]

10

fev
2011

BRINCADEIRAS COM MATERIAS RECICLADOS.....

Material: latas e tampas

Objetivos:
%u2022Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motor, percepção tátil, visual e auditiva.
%u2022Promover a socialização e alegria

Interdisciplinaridades possíveis: Linguagem, Arte, Movimento, Matemática, Música.

Conteúdos indicados: geometria, trajetória, força, volume, espaço geográfico, corpo humano, equilíbrio, esquema corporal, memória, noção temporal, noção de lateralidade.

Valores e Atitudes Possíveis: Atenção, concentração, persistência, paciência, autocontrole, autoconfiança, respeito às regras,respeito as diferenças, prudência, consciência corporal, espírito de equipe.

Atividades:

1 - Boliche

Os educandos com a ajuda da professora fazem montes de latas, recebem uma bola e de um determinado local tentam acertar e derrubar a pilha de latas rolando a bola.

2 - Estafetas de bastões e latas

Os alunos em fila, o primeiro com dois bastões e uma lata, um em casa mão para empurrar a lata que está no chão, devendo levá-los a um ponto predeterminado. Após ter ido e voltado, entrega ao segundo da fila, continuando o jogo até que todos tenham participado, a coluna que terminar primeiro vence.

3 - Estafetas de encher latas

O professor previamente colocará em uma das extremidades do espaço uma lata vazia para casa grupo de participantes. Todas as latas deverão ser idênticas. No meio do espaço, colocará um balde contendo água até sua metade (ou vários). Os participantes estarão divididos em grupos. Cada grupo formará uma coluna, correrá até o balde e encherá o sua lata pequena, correndo até a lata que está vazia, despejando a água sem usar a outra mão (a que não segura o copo).feito isso, voltará para sua coluna. Ao passar por seu colega, deverá tocá-lo e este partirá, repetindo as atitudes do anterior. Vencerá a equipe que terminar primeiro.
4 - Lata Barulhenta

A uma distancia de da linha de saída coloca-se três cadeiras, uma distante da outra.
Ao sinal do professor, a primeira criança da fila sai chutando a lata com os pés, passa-a por trás da primeira cadeira, passa por baixo da segunda cadeira e dá uma volta na terceira cadeira, voltando pelo mesmo percurso até a linha de saída conduzindo a lata e entregando ao amigo da fila.

5 - Pé de lata

O professora fará dois furos no fundo de duas latas de tamanhos iguais e prenderá o barbante, de modo que dê altura aos braços da criança.
O aluno terá que se equilibrar sobre as latas e cumprir um percurso.

6 - Ache o par

A) percepção tátil: o professor confeccionará pares de latas com diferentes texturas e da mesma cor, os alunos deverão encontrar o par correto por meio do tátil.

B) percepção auditiva: o professor confeccionará pares de latas com diferentes sons e da mesma cor, os alunos deverão encontrar o par correto distinguindo o som.

7 - A boneca de lata

A)Primeiro dançar a música fazendo os movimentos pedidos.
B)Incentivar as crianças a construírem sua própria boneca. (esquema: cabeça: lata de molho ou atum, corpo: lata de leite ou Nescau, pernas e braços barbante e lã para os cabelos)

8 - Escravos de Jô

Ao som da música as crianças terão que por ou tirar o pé de cima da lata.

9 - Percurso

As crianças terão que andar por um percurso feito com a latas e ao comando da professora irão para frente, para trás, pulando, engatinhando, sem encostar nas latas.

10 - Derruba latas

Sobre uma mesa estarão latas vazias de refrigerante formando uma pirâmide. Terá uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metros de distância. Cada participante recebe três bolinhas, para fazer três tentativas. Será anotado o número de latas derrubadas em cada tentativa.
11 - Acerte as tampinhas nas latas da mesma cor

Arruma-se as latas no chão com pelo menos um palmo de distância entre elas. Faz-se uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metros de distância. Cada participante terá várias tampinhas para fazer tentativas. Vence quem acertar mais tampinhas dentro das latas da mesma cor das tampinhas.

12 - Agrupamento

As crianças terão que verificar quantos grupos de tampinhas da cor de seu time poderão ser agrupadas, de forma que facilite a sua contagem.

13 - Quebra-cabeça

O professor confeccionará um quebra cabeça com figura do corpo humano, os alunos montarão a figura empilhando as latas.

14 - Jogo da memória

O professor confeccionará o jogo com tampas de latas e os alunos brincarão encontrando o par.

15 - Pegar a bola.

O aluno deverá pegar a bola com a lata, que o professor jogará sempre de maneira diferente, ora de um lado, ora de outro, levando o aluno a ter movimentos diferentes.

13 - Bandinha

Cada grupo terá que formar uma banda e apresentar música com ritmos, com instrumentos que confeccionaram anteriormente (chocalhos com diferentes tipos de grãos dentro, pandeiro, latas como tambor, bateria, bumbo com lata de tinta e uma baqueta grande, xilofone com várias latas cada uma com uma quantidade de água, pratos com tampas de panela)

A partir de 1 ano:

1 - Empilhar latas

Os alunos deverão empilhar diferentes latas testando as diversas possibilidades.

2 - Faz de conta

O professor confeccionará com latas para os alunos:
Mesa, cadeira, armário, sofá e carrinhos que enriquecerão o jogo de faz de conta.
comentários[4]

10

fev
2011

ALGUNS BICHINHOS RECICLADOS....


Nenhum comentário:

Postar um comentário