"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Algumas Noções básicas para crianças de 3 e 4 anos

%u2665 LINGUAGEM ORAL

%u2665 OBJETIVO
 

1. Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas. 
2. Desenvolver coordenação motora grossa (livre). 

3. Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco. 

4. Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade. 

5. Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas. 

6. Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança. 

7. Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos. 

8. Identificar e reconhecer as vogais. 

9. Identificar o nome próprio e as letras do nome.
 



%u2665 METODOLOGIA
 

1. Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral. 



2. Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras. 

3. Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca. 

4. Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo. 

5. Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional. 

6. Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criança. 

7. Repetição de músicas, gestos e histórias curtas. 

8. Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc. 

9. Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.
 


MATEMÁTICA

%u2665 OBJETIVO 
1. Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc. 
2. Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã. 
3. Estimular o uso do raciocínio da criança. 
4. Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9). 
5. Nomear e identificar iguais e diferentes. 




%u2665 METODOLOGIA

1. Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente. 



2. Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã. 


3. Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha. 


4. Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma. 


5. Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.
 


Natureza e Socidade
%u2665 OBJETIVO

1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal. 



2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo. 


3. Estimulação dos 5 sentidos. 


4. Estimular o cuidado com a natureza. 


5. Nomear e reconhecer diferentes animais. 


6. Discriminação entre liso e áspero. 


7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
 


%u2665 METODOLOGIA

1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças. 



2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano. 


3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação. 


4. Plantação de mudas e flores. 


5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias. 


6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades. 

7. Apresentação de alimentos.

ARTES

%u2665 OBJETIVO

1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança. 



2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata. 


3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
 




%u2665 METODOLOGIA

1. Utilização de lápis, pincéis, cola, tesouras sem pontas. 


2. Estimulando a criança através de elogios.
 



3. Material de sucata e criatividade do professor. 


4. Apresentação de argila e massinha.
 

comentários[1]

30

jul
2010

Calendário escolar


Amiguinhas...passeando pela intenet encontrei esse calendário escolar com algumas datas comemorativas (não são todas)e algumas sugestões de atividades...
Espero que ajude!Afinal é só adaptar a sua realidade .. ok?
Beijos!

Fevereiro  Volta às Aulas %u2022 

Decorar a escola para receber os alunos 
%u2022 Mostrar as dependências aos alunos 
%u2022 Promover atividades cívicas e de integração dos grupos 


*Março* 08 Dia Internacional da Mulher 
Texto reflexivo/Mural 
Reflexão sobre o papel da mulher 

14 
Dia da Poesia 
Nascimento de Castro Alves 
Incentivar a criação, ilustração e declamação de poesias pelos alunos 
Pesquisa sobre os poetas brasileiros 
Construção de painel com poesias 


20 
Início do Outono 
Dia Nacional da Terra 
Cartazes sugestivos 
Mudança climática 
Valorização da Terra 


31 
Dia da Saúde e Nutrição 
Dramatizar hábitos de higiene e da boa alimentação 
Montar mural sobre alimentos regional 


*Abril* 

13 


Dia onde se comemora a 
primeira Execução do Hino Nacional  Estudo do significado/pesquisa 
Releitura plástica* de trechos do hino 
Música: ensinar o aluno a cantar o hino 
Paralelo histórico 

Pascoa
Confecção de mensagens, cartazes e cartões 


18 
Dia Nacional do Livro Infantil 
Nascimento de Monteiro Lobato  Exploração da obra de Monteiro Lobato 
Promover a "hora do conto", com leituras de histórias 
Exposição de livros 
Confecção de livros 

19 Dia do Índio  Painel sobre índio brasileiro, 
costumes e cultura 
Confecção e exposição de objetos indígenas 

21 Tiradentes

22 Chegada dos Portugueses 
ao Brasil 1500- Construção de caravelas 
Roteiro com o mapa da viagem de Cabral 
Carta de Caminha - leitura e discussão 

*Maio*

01 Dia do Trabalho 
Confecções de fantasias sobre profissões 
Pesquisa sobre as profissões/explorando a importância 
A questão do emprego hoje/Desemprego 

05 

Dia das Comunicações 
Organizar um jornal da TV, apresentado pelos alunos 
Promover a troca de bilhetes, cartas, e e-mail pelos alunos 

13 
Abolição da Escravatura 
Dia da Fraternidade 
Brasileira 
Mural sobre a questão do negro 
Reflexão sobre respeito e fraternidade em relação às raças
O preconceito social e racial
14 Dia das Mães
 Montar mural 
Confeccionar lembrança 
Organizar a Festa da Mamãe  

*Junho* 

05 
Meio Ambiente e 
Dia mundial da Ecologia 
Projeto de Educação Ambiental 
Cartazes, debates, dramatizações 
Construção de brinquedos com material recicladoEstudo do Meio(aula de 
campo) 

21 

Início do Inverno 
 Reflexão sobre as mudanças no tempo/painel 


*Julho*

02 

Dia do Bombeiro 
Pesquisas, importância histórica
 Importância dos Bombeiros para a sociedade(palestra) 


20 
Dia do Amigo/Amizade 
Envio de mensagens ao amigo preferido 
Correio da Amizade 
Mural sobre a amizade 

26 
Dia dos Avós Confecção de cartões, mensagens, atividades de integração, 
valorização do idoso 
Atividade na quadra/hora do contoA música predileta dos avós 

*Agosto* 
13 
Dia dos Pais Mural do Papai 
Confecção de lembranças para os pais 
Atividade Comemorativa Esportiva  

11 Dia do Estudante 
Organizar o Torneio Esportivo 
Passeio sócio-recreativo
Promover brincadeiras e jogos 
Passeio/palestras 
Mural com fotos dos alunos 

25 

Dia do SoldadoDesfile com a bandinha - 
Confecção de bandeiras, chapéus e tambores de lata
*Setembro* 

21 
Dia da Árvore 
Primavera
*Festa da primavera
Pesquisa sobre os perigos do desmatamento 
Organização de terrários nas salas de aula 
Plantio de árvores 
Confeccionar mural com arranjos de galhos e flores secas 
Desenho e recortes de flores e plantas 
Decorar as salas com pássaros e flores de papel 
Músicas e poesia 
Mural com produção dos alunos 
Desfile cívico 




25 Dia Nacional do Trânsito 

Palestras com técnicos 
especializados 
Estudo sobre os sinais de trânsito 
Campanhas de prevenção de acidentes 
Visita ao Detran 

*Outubro* 

04 
Dia Internacional dos 
Animais  
Dia do Inventor 
Confecção de desenhos, pinturas e modelagem de animais 
Animais em extinção 
Música e dramatização sobre animais 
Montar mural com as principais invenções do homem e seus benefícios para a 
humanidade 

09 a 11 
Semana da Criança / 
Dia da Criança 
Discussão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente 
Palestra sobre Direitos e Deveres da Criança 
Passeios/banho de piscina/piquenique com lanche especial 
Apresentação de encenações
Torneios , brincadeiras 
Projeção de Filmes

12 

Descobrimento da América 
15 Dia do Professor
Montar painel com mensagens 
para o professor 
16 
Dia da Ciência e Tecnologia 
Dia Mundial da Alimentação 
Pesquisa 
Visitar fábrica de alimentos 
Palestra com nutricionista/profissional ligado a tecnologia de alimentos 


*Novembro*
15 
Proclamação da República 
Montar um mural sobre os Três Poderes da República 

19 Dia 
da Bandeira NacionalEstudo sobre a nossa Bandeira: forma geométrica, sua 
faixa e legenda, cores, estrelas 
Confecção de bandeiras com colagem de material diverso 

20 
Dia Nacional da Consciência Negra 
Dia da Música 
Contribuições da cultura negra na formação do povo brasileiro 
Aspectos da cultura musical 

25 
Festa de Encerramento 
do Ano Letivo 
Mostra de Arte 
Festa de encerramento/ Confraternização do Natal 
Exposição dos trabalhos de Arte dos alunos 

*Dezembro* 

02 Formatura do 
Curso de Alfabetização Grupo 6 Programação e local a ser definido

Nenhum comentário:

Postar um comentário