Amizade::::
Projeto Amizade
Conteúdos :
Português:
Pequenos textos; listas de palavras; interpretação de histórias.
Matemática:
Sequência numérica; quatro operações.
Sequência numérica; quatro operações.
Ciências:
Higiene pessoal e do ambiente; importância da higiene;
História e Geografia:
Higiene de antigamente; Tipos de moradias.
Higiene de antigamente; Tipos de moradias.
Religião:
História dos Discípulos; amizade e respeito.
História dos Discípulos; amizade e respeito.
Artes:
Dramatização; Cartazes; Canções.
Dramatização; Cartazes; Canções.
Objetivos (por disciplina):
Português:
Escrever listas de palavras de acordo com sua fase de escrita;
Interpretar textos referentes ao tema amizade;
Ler pequenos textos respeitando sua fase de leitura.
Escrever listas de palavras de acordo com sua fase de escrita;
Interpretar textos referentes ao tema amizade;
Ler pequenos textos respeitando sua fase de leitura.
Matemática:
Contar respeitando a sequência numérica;
Realizar cálculos envolvendo as quatro operações.
Contar respeitando a sequência numérica;
Realizar cálculos envolvendo as quatro operações.
Ciências:
Identificar os bons hábitos de higiene;
Conhecer os acessórios que utilizamos para a higiene pessoal e do ambiente;
Reconhecer a importância da higiene do ambiente.
Identificar os bons hábitos de higiene;
Conhecer os acessórios que utilizamos para a higiene pessoal e do ambiente;
Reconhecer a importância da higiene do ambiente.
História e Geografia:
Descobrir como as pessoas antigamente faziam sua higiene pessoal;
Conhecer os diferentes tipos de moradias;
Descobrir como as pessoas antigamente faziam sua higiene pessoal;
Conhecer os diferentes tipos de moradias;
Religião:
Respeitar os colegas estabelecendo vínculos de amizade;
Conhecer dos discípulos, comparando suas atitudes;
Demonstrar amor para os amigos como se fosse a nós mesmos;
Conhecer as conseqüências de atos bondosos para com as pessoas e como isso as faz felizes.
Respeitar os colegas estabelecendo vínculos de amizade;
Conhecer dos discípulos, comparando suas atitudes;
Demonstrar amor para os amigos como se fosse a nós mesmos;
Conhecer as conseqüências de atos bondosos para com as pessoas e como isso as faz felizes.
Artes:
Dramatizar situações boas e ruins que acontecem numa relação de amizade.
Construir cartazes sobre amizade e higiene;
Cantar canções de amizade e higiene.
Dramatizar situações boas e ruins que acontecem numa relação de amizade.
Construir cartazes sobre amizade e higiene;
Cantar canções de amizade e higiene.
Descrição dos procedimentos (docentes e discentes):
Segunda-feira
Coral;
Atividades iniciais de rotina: Oração; Chamadinha; Hora da Novidade;
Faremos os grupos da amizade, cada dia os grupos irão utilizar a pulseira da amizade, cada um com a sua cor, e no momento das atividades livres irão conhecer melhor seus amigos.
A professora dará alguns minutos para cada grupo se conhecer e depois cada colega deverá apresentar o seu amigo. Após cada grupo anotará em cartaz as preferências dos amigos.
Atividade no livro.
Canção: Deus me fez especial.
Procedimento discente: quem vem antes e depois.
Atividades iniciais de rotina: Oração; Chamadinha; Hora da Novidade;
Faremos os grupos da amizade, cada dia os grupos irão utilizar a pulseira da amizade, cada um com a sua cor, e no momento das atividades livres irão conhecer melhor seus amigos.
A professora dará alguns minutos para cada grupo se conhecer e depois cada colega deverá apresentar o seu amigo. Após cada grupo anotará em cartaz as preferências dos amigos.
Atividade no livro.
Canção: Deus me fez especial.
Procedimento discente: quem vem antes e depois.
Terça-feira
Aula de Inglês;
Educação Física;
Lanche.
Todos formarão um círculo, cada um no seu grupo, e deverão montar um cartaz com textos e desenhos representando o que os amigos fazem: brincam, conversam, contam histórias, ajudam os outros.
Atividade no caderno:
Procedimento discente: trazer rótulos de higiene.
Educação Física;
Lanche.
Todos formarão um círculo, cada um no seu grupo, e deverão montar um cartaz com textos e desenhos representando o que os amigos fazem: brincam, conversam, contam histórias, ajudam os outros.
Atividade no caderno:
Procedimento discente: trazer rótulos de higiene.
Quarta-feira
História bíblica: Jesus e seus 12 amigos/discípulos: os amigos de Jesus aprenderam muitas coisas com ele, inclusive a AMAR.
Montaremos uma receita da amizade.
Atividade no livro .
Lanche.
Informática/Biblioteca
Procedimento discente: no livro.
Quinta-feira
Montaremos uma receita da amizade.
Atividade no livro .
Lanche.
Informática/Biblioteca
Procedimento discente: no livro.
Quinta-feira
Recesso
Sexta-feira
Dia do brinquedo. Aproveitar esta atividade para os amigos emprestarem seus brinquedos, demonstrando carinho e amor uns aos outros.
Atividade no caderno: Conhecendo o outro.
Atividade no caderno: Conhecendo o outro.
Segunda-feira
Coral;
Atividades iniciais de rotina: Oração; Chamadinha; Hora da Novidade;
Em duplas farão um autorretrato do amigo, observando cada característica.
Lanche.
Aula de Música.
Depois a professora mostrará a turma para que identifiquem os colegas.
Canção: Deus me fez especial.
Parque.
Procedimento discente: no livro.
Terça-feira
Aula de Inglês;
Educação Física;
Lanche.
Utilizando os rótulos da higiene, vamos separar os iguais, formando um gráfico com as quantidades, cada grupo ficará responsável de anotar qual a finalidade de determinado produto: sabonete, pasta de dente, xampu, entre outros.
Procedimento discente: no caderno.
Educação Física;
Lanche.
Utilizando os rótulos da higiene, vamos separar os iguais, formando um gráfico com as quantidades, cada grupo ficará responsável de anotar qual a finalidade de determinado produto: sabonete, pasta de dente, xampu, entre outros.
Procedimento discente: no caderno.
Quarta-feira
História bíblica: Jesus e seus 12 amigos/discípulos: os amigos de Jesus aprenderam muitas coisas com ele, inclusive a AMAR.
Faremos uma carta para um amigo dizendo como ele é importante, faremos um amigo secreto da amizade.
Lanche.
Atividade no caderno: Dicas de higiene.
Informática/Biblioteca
Procedimento discente: no livro.
Quinta-feira
Faremos uma carta para um amigo dizendo como ele é importante, faremos um amigo secreto da amizade.
Lanche.
Atividade no caderno: Dicas de higiene.
Informática/Biblioteca
Procedimento discente: no livro.
Quinta-feira
Atividades iniciais de rotina: Oração; Chamadinha; Hora da Novidade;
Leitura do texto sobre higiene. Sublinhar palavras que a professora pedir.
Lanche.
Educação Física
Iremos construir as carteirinhas da amizade.
Procedimento discente: no caderno.
Leitura do texto sobre higiene. Sublinhar palavras que a professora pedir.
Lanche.
Educação Física
Iremos construir as carteirinhas da amizade.
Procedimento discente: no caderno.
Sexta-feira
Entrega de Arquivo Biográfico.
blog alfabetização divertida
Queridas amigas....
Este projeto foi relaizado por mim no ano passado na Escola Adventista de Tubarão.
Quero dividir com vocês o maravilhoso resultado!
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da Instituição: Escola Adventista de Tubarão
Grupo de crianças: 2 e 3 anos
Número de crianças: 19 alunos
Período de realização do projeto: De um a dois meses
NOME DO PROJETO: "O mundo animal"
PROBLEMA: "O que os bichinhos comem?" "Como eles vivem?" "Quais as diferenças entre eles?"
JUSTIFICATIVA: Depois de um passeio ao "pé de jaca" de nossa escola, foi encontrada uma pequena minhoca que despertou o interesse de nossos amigos do Pré I. A partir desse pequeno animal iremos viajar pelo mundo dos animais. Esse projeto foi dividido em quatro etapas. Em cada etapa buscamos as respostas para as perguntas que surgiram: "Como eles comem? Onde eles vivem? Porque eles são diferentes?". Na primeira etapa do projeto "O mundo dos animais: a minhoca" conhecemos a vida desse animalzinho que deu início ao projeto. Na segunda etapa: "O mundo dos animais: o pintinho em minha casa" observamos o desenvolvimento de um pintinho e todos os cuidados que ele, assim como outros animais, precisam para crescer. Na terceira etapa: "O mundo dos animais: classificando-os" destacamos as diferenças dos bichinhos e aprendemos a classificá-los por tamanho, habitat, alimentação, entre outras características levantadas pela turma. Por fim, na quarta e última etapa: "O mundo dos animais: Meus bichinhos na escola" em cada dia da semana, as crianças trouxeram seus animais de estimação, expondo a turma os cuidados que eles têm com seus bichinhos. Como lembrança do projeto, cada criança levou pra casa um peixinho no aquário que eles mesmos confeccionaram.
OBJETIVO GERAL: Este projeto foi desenvolvido a partir do bichinho de jardim que despertou a curiosidade de nossas crianças, dando início ao conhecimento dos diferentes tipos de animais que nos cercam. Tenho por objetivo geral que cada criança possa conhecer os cuidados referentes à alimentação, o crescimento e o habitat natural de cada animal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Os objetivos específicos por etapa:
1° etapa: "O mundo dos animais: A minhoca"
* Conhecer e diferenciar os vários tipos de minhocas;
* Identificar o seu tipo de alimentação;
* Relacionar pesos e medidas;
* Contar e criar histórias oralmente;
* Desenvolver o respeito pelos animais;
2° etapa: "O mundo dos animais: O pintinho em minha casa"
* Conhecer e identificar as etapas de crescimento do pintinho;
* Desenvolver o cuidado com os animais;
* Relacionar as fases de crescimento do ser humano e dos animais;
3° etapa: "O mundo dos animais: Classificando-os!"
* Classificar animais terrestres, aquáticos e aéreos;
* Diferenciar os espaços em que cada animal vive;
* Identificar os tipos de alimentação dos animais mais conhecidos pela turma;
*Conhecer os animais que estão em extinção;
*Desenvolver o cuidado e a proteção aos animais;
* Relacionar as diferenças entre "eu e o outro";
*Aprimorar a oralidade através de contação de histórias;
4° etapa: "O mundo dos animais: Meus bichinhos na escola"
* Estimular a oralidade durante as conversações sobre seus cuidados com os bichinhos de estimação;
* Desenvolver o cuidado com os animais;
* Incentivar a criança a dividir o que é seu com o outro;
* Permitir que tenham contato com as mais diferentes texturas, tamanho e demais características dos animais;
* Identifiquem os alimentos e o espaço que cada animal necessita para viver;
ASSUNTO/ATIVIDADE/SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS:
1° etapa: "O mundo dos animais: a minhoca"
* Levá-los até o pé de jaca (ou um local com horta) para caçar minhocas;
* Na roda da conversa deixar que apontem as características que eles vêem na minhoca, e conduzi-los durante a conversa anotando no quadro todas as perguntas que surgirem;
* Construção de um quadro com os dizeres: "O que sabemos". "O que queremos descobrir" e "O que aprendemos". Esse quadro deve ser preenchido à medida que o projeto for sendo desenvolvido;
* Juntos, na biblioteca ou na sala de informática, pesquisar as respostas para as perguntas que surgiram e algumas curiosidades sobre as minhocas;
*Contação de histórias: "A minhoca dorminhoca" Daniela Weil;
* Anotar no quadro da pesquisa as nossas novas descobertas;
* Mostrar imagens dos variado tipos de minhocas e comparar seus tamanhos classificando-as em ordem crescente;
* Montar um jogo da memória com as gravuras dos tipos de minhoca;
* Pesar e medir cada criança comparando com o tamanho e o peso da maior e da menor minhoca; (Representar o peso da criança por pacotes de 1kg de arroz ou feijão...)
* Com tampinhas de refrigerante, barbante e tinta guache, confeccionar a minhoca dorminhoca;
*Contação de histórias: Cada criança irá recontar a história da minhoca dorminhoca, dar a liberdade de elas criarem outra história se assim preferir;
2° etapa: "O mundo dos animais: o pintinho em minha casa"
* Mostrar o nascimento de um pintinho (eu os levei para ver a galinha chocando os ovos e um pintinho recém nascido), mas tem vários vídeos que mostram o nascimento de um pintinho. As crianças assistiram ao vídeo do nascimento, como também da galinha pondo ovos.
* Na aula de informática pesquisamos o que um pintinho precisa para crescer e quais os cuidados com o ambiente, a temperatura e a sua alimentação.
*Levar um pintinho ( eu levei três) para a sala e permitir que as crianças o alimentem e brinquem com ele.
* Dar um nome para os pintinhos e pedir que cada um faça o retrato do seu pintinho;
*Juntos construir um "pequeno galinheiro" para que através de sorteio o pintinho passe uma noite na casa de cada aluno;
*Montar um diário para a turma; Nele estarão os textos coletivos do Pré I, falando sobre a noite que passaram com o pintinho;
3° etapa: "O mundo dos animais: Classificando-os!"
*Contação de histórias: O peixinho dourado
* Dobradura do peixe; Onde ele vive?
*Construir juntos um cartaz com os espaços dos animais aquáticos, terrestres e aéreos;
*Durante a semana fazer dobraduras de outros bichinhos para que colem no cartaz fazendo a classificação; Recortes e colagens desses bichinhos;
* Dar a cada um uma luvinha dos animais que vivem no mar; luvinhas de animais que vivem na Terra, e luvinhas de animais que vivem no Céu; Brincar com a turma e pedir: Os animais que vivem no Céu fiquem no meu lado direito; Pedir que juntos contem quantos animais que vivem no céu estão ao meu lado; E assim por diante com os demais animais. Depois trabalhar com as cores; numero de patas;Animais que tem penas, pelos, e escamas; Mostrar que todos somos diferentes, assim como os animais. Deixar que pendurem em nosso mural as luvinhas dos animais em seus "lares";
* Arca de Noé; Encenar a história que já foi assistida na quarta-feira na aula de informática; Gênesis 6 e 7: Arca de Noé; Como Deus se preocupou com a humanidade, ele também se preocupou com os animais. Deus quer que nós também possamos cuidar dos animais que Ele criou para nos alegrar;
* Entregar uma figura da arca para que colem em uma folha; Deixar que desenhem alguns animais que entraram na arca de Noé; Entregar algumas gravuras de animais e pedir que colem no seu desenho: PEIXES, E ALGUNS ANIMAIS QUE ENTRARAM NA ARCA; Será que VÃO COLOCAR OS PEIXES NA ARCA?
* Mostra varias gravuras de animais selvagens e domésticos; Separar oralmente; Deixar que colem na folha A3: Animais domésticos e selvagens;
* Brincadeira do lago do jacaré (Quem consegue pular?). Exercícios com a corda (equilíbrio e coordenação motora)
4° etapa do projeto: "O mundo dos animais: Meus bichinhos na escola"
*Mandar uma pesquisa pra casa falando dos bichinhos de estimação;
* Separar os dias da semana para cada tipod e bichinho. Ex: Segunda: Cachorro, Terça: Gato, etc..
* Cada criança irá apresentar seu bichinho de estimação na escola; Passaremos a tarde cuidando do animal e anotando em nosso diário coletivo os cuidados que devemos ter com esse animal
* Montar juntos um aquário de garrafa pet;
* Presentear os pequenos com um peixinho para levar pra casa e assim desenvolver todos os cuidados que aprendemos durante o projeto;
METODOLOGIA: Recursos utilizados:
* Revistas, Jornais, Livros;
* Internet;
*Data Show (apresentação de vídeos e imagens);
*Pás, colheres e vasilhas transparentes (caçar as minhocas);
*Cartolina, papel pardo. Folhas A4 e A3;
* Garrafas pet (aquário);
*tesoura e cola;
* Tampinhas de garrafa, barbante e tinta guache (montagem da minhoca de sucata);
*Figuras de animais ou animais de pelúcia;
SOCIALIZAÇÃO: Em uma noite recreativa com os pais da escola onde as demais turmas também apresentam seus trabalhos, iremos mostrar os diários coletivos, as minhocas de tampinha, o aquário de garrafas pet, e o vídeo com as apresentações dos animais de estimação. Expor também os painéis com as classificações e as dobraduras feitas em sala;
AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada a partir do reencontro com a situação-problema levantada, tendo por base os comentários e descobertas sobre o que foi proposto e o que foi realizado. Através de registros, de fotos, vídeos e trabalhos desenvolvidos com as crianças avaliando o alcance dos objetivos. Toda essa avaliação fica registrada no Arquivo Biográfico através de textos fundamentados que registram o desenvolvimento infantil na área social, física e mental.
O Projeto "A colcha de retalhos" foi criado para resgatar a importância da presença dos avós na vida da criança.
Tudo começou com a história do livro da Conceil C. da Silva e Nye Ribeiro Silva
Após o trabalho com texto, partimos para construção da colcha de retalhos
Os retalhos eram lisos e as próprias crianças decoraram com o tema que elas acharam que era de grande relevância Ecologia, paz, água, amizade...
"Minha sugestão seria levar os retalhos para casa e pedir para que cada criança desenhe, pinte com a vovó uma de suas histórias de quando era criança... Assim a colcha de retalhos teria uma lembrança especial... Poderia-se trabalhar também a produção textual, pedindo que cada criança relata-se a história da vovó... " (Prof Thainara Goulart)
"Minha sugestão seria levar os retalhos para casa e pedir para que cada criança desenhe, pinte com a vovó uma de suas histórias de quando era criança... Assim a colcha de retalhos teria uma lembrança especial... Poderia-se trabalhar também a produção textual, pedindo que cada criança relata-se a história da vovó... " (Prof Thainara Goulart)
Meninas é apenas sugestão, usem a criatividade e façam as adaptações necessárias...
Crédito: pra gente miúda
PROJETO ADAPTAÇÃO ESCOLAR - EDUCAÇÃO INFANTIL
Objetivo:%u2022 Promover uma boa adaptação.
Conteúdo:%u2022 Familiarização com o novo ambiente;
%u2022 Percepção de si e dos demais que dividem o mesmo espaço;
%u2022 Separação da família com tranqüilidade por uma parte do dia.
Tempo:
%u2022 Aproximadamente dois meses, com atividades diárias.
Material:
%u2022 Fotos da criança com a família, com animais de estimação, objetos de apego (brinquedos, "paninhos", peças de roupas, etc.), contact, color-set, máquina fotográfica, caixa de papelão.
Organização do ambiente:
%u2022 As crianças deverão ser reunidas diariamente para a apresentação dos novos objetos. As fotos serão apresentadas às crianças, a princípio, individualmente. Após a familiarização de todos com suas próprias fotos, a intenção será a de socializar o acervo.
Desenvolvimento:
%u2022 1ª Etapa: Pedir fotos em que a criança apareça com familiares e animais de estimação. Solicitar também os objetos de apego de cada um. Tudo deverá ser devidamente identificado como o nome da criança e ficará na creche para permitir que os pequenos usem o material sempre que sentirem necessidade;
%u2022 2ª Etapa: Aproveitar os momentos de permanência dos pais na creche para colher informações sobre a rotina caseira. Exemplo: dicas de acalanto, banho, etc;
%u2022 3ª Etapa: Confeccionar uma caixa que ficará conhecida por conter pertences trazidos de casa. Sempre que surgir um objeto novo, as crianças serão reunidas para que este seja apresentado. As crianças serão estimuladas a manipular/explorar o novo objeto, introduzindo a idéia de que os pertences podem ser emprestados. Com o tempo, as fotos também poderão ser socializadas de maneira a descrever os integrantes de cada família e estimular que cada criança reconheça a sua. Observar as reações e registrá-las por meio de fotos; 18 jan (2 dias atrás) Cíntia Borher -
continuação
%u2022 4ª Etapa: Fixar as fotos trazidas pelas famílias no chão do espaço em que as crianças permanecem a maior parte do tempo. As fotos deverão ser protegidas com contact que preserva as imagens e facilita a limpeza do local. Dessa forma, ao engatinhar, as crianças terão acesso ao "mural de fotos" com imagens de todo o grupo e poderão matar as saudades de seus familiares. Essa atividade ainda contribuirá para o desenvolvimento da noção de identidade (ao reconhecer-se nas fotos) e também da idéia de coletividade (ao reconhecer, da mesma forma, seus colegas).
Avaliação:
%u2022 Observação constante do comportamento dos pais e das crianças no momento da despedida e principalmente no decorrer do dia. Durante a observação das fotos, atentar-se a manifestações de saudades como choro ou sorrisos. Anotar as reações no decorrer do período de adaptação, atentando-se às evoluções.
Conteúdo:%u2022 Familiarização com o novo ambiente;
%u2022 Percepção de si e dos demais que dividem o mesmo espaço;
%u2022 Separação da família com tranqüilidade por uma parte do dia.
Tempo:
%u2022 Aproximadamente dois meses, com atividades diárias.
Material:
%u2022 Fotos da criança com a família, com animais de estimação, objetos de apego (brinquedos, "paninhos", peças de roupas, etc.), contact, color-set, máquina fotográfica, caixa de papelão.
Organização do ambiente:
%u2022 As crianças deverão ser reunidas diariamente para a apresentação dos novos objetos. As fotos serão apresentadas às crianças, a princípio, individualmente. Após a familiarização de todos com suas próprias fotos, a intenção será a de socializar o acervo.
Desenvolvimento:
%u2022 1ª Etapa: Pedir fotos em que a criança apareça com familiares e animais de estimação. Solicitar também os objetos de apego de cada um. Tudo deverá ser devidamente identificado como o nome da criança e ficará na creche para permitir que os pequenos usem o material sempre que sentirem necessidade;
%u2022 2ª Etapa: Aproveitar os momentos de permanência dos pais na creche para colher informações sobre a rotina caseira. Exemplo: dicas de acalanto, banho, etc;
%u2022 3ª Etapa: Confeccionar uma caixa que ficará conhecida por conter pertences trazidos de casa. Sempre que surgir um objeto novo, as crianças serão reunidas para que este seja apresentado. As crianças serão estimuladas a manipular/explorar o novo objeto, introduzindo a idéia de que os pertences podem ser emprestados. Com o tempo, as fotos também poderão ser socializadas de maneira a descrever os integrantes de cada família e estimular que cada criança reconheça a sua. Observar as reações e registrá-las por meio de fotos; 18 jan (2 dias atrás) Cíntia Borher -
continuação
%u2022 4ª Etapa: Fixar as fotos trazidas pelas famílias no chão do espaço em que as crianças permanecem a maior parte do tempo. As fotos deverão ser protegidas com contact que preserva as imagens e facilita a limpeza do local. Dessa forma, ao engatinhar, as crianças terão acesso ao "mural de fotos" com imagens de todo o grupo e poderão matar as saudades de seus familiares. Essa atividade ainda contribuirá para o desenvolvimento da noção de identidade (ao reconhecer-se nas fotos) e também da idéia de coletividade (ao reconhecer, da mesma forma, seus colegas).
Avaliação:
%u2022 Observação constante do comportamento dos pais e das crianças no momento da despedida e principalmente no decorrer do dia. Durante a observação das fotos, atentar-se a manifestações de saudades como choro ou sorrisos. Anotar as reações no decorrer do período de adaptação, atentando-se às evoluções.
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