"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015


Portugues - Texto e Atividades -

O Menino e a Chuva
                               Zélia Almeida

    Juninho brincava no quintal . ele brincava com terra, pedrinhas, plantas e com seu coelhinho Branquinho.
    De repente, uma gota de água cai na ponta do seu nariz. Depois outra cai no braço. As gotas eram frias e molhavam .
    O coelho entrou correndo em sua casa.
    Juninho olhou o céu que estava escuro e cheio de nuvens zangadas.
    O vento soprou forte: zum – um –um!
    Ploft! Ploft! Ploft! Fizeram as gotas, caindo atrás, na frente, dos lados, em cima do menino.
    ___ Parece que a chuva vai molhar o mundo todo.
    Juninho falou assim e fez igualzinho ao coelho, entrou correndo em casa.
___________________________________________________________________

1)    Marque as alternativas corretas.

a)    De acordo com o texto, onde se passa a história?
(    ) no jardim da casa da avó do menino.
(    ) no quarto do colega do menino
(    ) no quintal da casa do menino

b)    Como estava o céu naquele dia?
(    ) claro e cheio de nuvens
(    ) com um lindo sol
(    ) escuro cheio de nuvens zangadas

2)    Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.


( 1 ) Escureceu e ficou cheio de nuvens.
( 2 ) Soprou forte
( 3 ) Caíram no menino
( 4 ) Imita o  coelho
(    ) o vento
(    ) o menino
(    ) a chuva
(    ) o céu


  
3)    Escreva V para alternativas Verdadeiras e F para as Falsas.
(    ) O título do texto é “A Chuva”.
(    ) Quem escreveu o texto foi o menino Juninho.
(    ) O céu estava escuro.
(    ) Juninho entrou correndo em casa.

4)    Complete:
a)    Numere os parágrafos do texto. O texto possui _____ parágrafos.
b)    O título do texto é _____________________________
c)    Escreva um outro título para o texto. _______________________

5)    Responda:
a)    Quantos personagens aparecem no texto? __________
b)    Quem são os personagens desse texto? __________________________________
c)    O que fizeram os personagens quando começou a chover?
_____________________________________________
d)    A expressão “zum – um – um !” é o barulho de que? __________________________

6)    Retire do texto:
a)    2 palavras com encontro vocálico.
b)    2 palavras com encontro consonantal. 

7)    Use o código correto para identificar:
               
  ( # )   HIATO                    ( X )   DITONGO            ( + )     TRITONGO


Coelho


Iguais


Entrou


Soprou


Frias


Depois


Enxaguou



Para recomeçar as aulas...

Texto:

Uma estrela especial
(Margarete Almeida)

Por que será que as estrelas têm nomes diferentes?Será que é porque elas não são iguais?Mas elas são tão parecidas!
Pensando bem, ser parecido não é ser igual. Por isso cada um de nós tem a sua identidade. Mesmo que tenhamos nomes parecidos, somos pessoas especiais e isso pode ser notado até nas pontas dos nossos dedos, através das nossas digitais.
Eu sei que tenho uma estrelinha muito especial, que tem muito brilho e eu tenho o compromisso de não deixar que esse brilho se apague, por isso devo seguir sempre o caminho das coisas que são boas e corretas, que agradam a Deus e aos meus pais.
Quando faço alguma coisa errada ou quando me sinto triste, o meu brilho fica bem fraquinho...
Mas se reconheço minhas falhas, converso com meus pais e procuro melhorar, sinto que minha estrela brilha muito mais!
Reflexão oral
1-Qual é o assunto principal do texto?
2-Ser parecido e não ser igual. Como podemos explicar a frase?
3-Somos tão únicos que podemos provar isso com as pontas dos dedos. Em que situação nossos dedos fazem essa distinção?
4-Se todos temos uma estrela especial, onde ela fica guardada?
5-Onde está sua estrela neste momento?

Texto e interpretação


Texto:
O GALO QUE LOGROU A RAPOSA

Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa desapontada, murmurou consigo: "Deixe estar, seu malandro, que já te curo..." Em voz alta:
- Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinhas, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desse poleiro e venha receber o meu abraço de paz e amor.
- Muito bem! - exclama o galo. - Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldade e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... Como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que também eles tomem parte na confraternização.
Ao ouvir falar em cachorro Dona Raposanão quis saber de história, e tratou de pôr-se ao fresco, dizendo:
- Infelizmente, amigo, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para a outra vez a festa, sim? Até logo.
E raspou-se. "Contra esperteza, esperteza e meia".

"(Monteiro Lobato do livro Fábulas e Historias diversas ) "

ATIVIDADES:
1 – Na frase: “E raspou-se”. Entende-se que o personagem:
(A) saiu correndo.          (C) foi embora devagar.
(B) raspou a mesa.        (D) sentou-se no tronco.

2 – O tema do texto é que o galo:
(A) bicou a raposa.          (B) logrou a raposa.
(C) recebeu a raposa.     (D) casou com a raposa.

3 – Para fugir da raposa, o galo foi empoleirar-se:
(A) num tronco.      (C) numa árvore.
         (B) num poleiro.     (D) num galo quebrado.

4 – A raposa resolveu desistir da confraternização com o galo, porque ela:
(A) tem medo de cachorros.                  
(B) ficou com medo do galo.
(C) ficou com raiva do galo.          
(D) lembrou que tinha outro compromisso.

5 – Na frase “Um velo galo matreiro, a palavra grifada significa:

(A) atrevido.      (B) asqueroso.  
(C) astuto.         (D) mavaldo.

6 – No texto, a opinião do autor é que a raposa é um animal:

(A) dorminhoco.      (B) esperto.     
(C) lento.            (D) preguiçoso.

7 – o texto é um exemplo do gênero:

 (A) carta.            (B) convite.       
 (C) fábula.          (D) receita.

8 – O texto tem por finalidade dar:

(A) uma idéia.          (B) os parabéns.  
(C) uma informação.     (D) uma lição de moral.

9 – De acordo com a imagem, o galo demonstra:
(A) acreditar na proposta da raposa.
(B) que ele vai descer para abraça-la.
(C) não acreditar na proposta da raposa.
(D) que ele já estava lá quando a raposa apareceu.

10 – O modo como o galo recebeu a notícia dada pela raposa ao pedir um abraço de paz foi:
(A) alegremente.         (B) animadamente.    
(C) apressadamente.       (D) tristemente.

11 – O galo recebeu a raposa empoleirado na árvore para:
         (A) sentir seguro.                     (B) cantar mais alto.
(C) ficar mais imponente.       (D) bicar os frutos da árvore.

12 – No trecho “... para que eles também tomem parte da confraternização...”, a palavra grifada se refere a:
(A) lobo e cordeiro.         (B) onça e veado.    (C)raposa e galinha.     (D) três cachorros.

13 – O que deu origem aos fatos narrados nesse texto foi a esperteza:
(A) do galo.         (B) da raposa.    (C) do narrador.  (D) do galo e da raposa.

14 – O que causa o humor presente no texto é a:
(A) chegada dos cães.                            
(B) novidade contada pela raposa.
(C) subida do galo na árvore.        
(D) raposa desculpar-se fingindo pressa.

15 – No trecho “... Deixe estar, seu malandro, que já te curo!...”, as aspas são usadas para marcar:
(A) um diálogo.                                      
(B) a fala de alguém.
(C) o desapontamento de alguém.       
(D) o desejo de falar de alguém.

16 – Quem narra o texto é:
(A) o galo.           (B) o narrador.   
(C) a raposa.      (D) a raposa e o galo.

Texto, interpretação e sinais de pontuação

O Bazar da Pontuação


No tal bazar encontraram os SINAIS DE PONTUAÇÃO, arrumados em caixinhas de madeira, com rótulos na tampa. Emília abriu uma e viu só VÍRGULAS dentro.
— Olhem que galanteza! — exclamou. — Vírgulas, Vírgulas e mais Vírgulas! Parecem bacilos do cólera-morbo, que Dona Benta diz serem virgulazinhas vivas.
Emília despejou um monte de Vírgulas na palma da mão e mostrou-as ao rinoceronte.
— Essas Vírgulas servem para separar as Orações, as Palavras e os Números — explicou ele. — Servem sempre para indicar uma pausa na frase. A função delas é separar de leve.
Emília soprou o punhadinho de Vírgulas nas ventas de Quindim e abriu a outra caixa. Era a do PONTO E VÍRGULA.
— E estes, Quindim, estes casaizinhos de Vírgula e Ponto?
— Esses também servem para separar. Mas separar com um pouco mais de energia do que a Vírgula sozinha.
Emília despejou no bolso de Pedrinho todo o conteúdo da caixa.
— E estes aqui? — perguntou em seguida, abrindo a caixinha dos DOIS PONTOS.
— Esses também servem para separar, porém com maior energia do que o Ponto e Vírgula.
Metade daqueles Dois Pontos foram para o bolso do menino. Emília abriu uma nova caixa.
— Oh, estes eu sei para que servem! — exclamou ela, vendo que eram PONTOS FINAIS. — Estes separam duma vez — cortam. Assim que aparece um deles na frase, a gente já sabe que a frase acabou. Finou-se. . .
Em seguida abriu a caixa dos PONTOS DE INTERROGAÇÃO.
— Ganchinhos! — exclamou. — Conheço-os muito bem. Servem para fazer perguntas. São mexeriqueiros e curiosíssimos. Querem saber tudo quanto há. Vou levá-los de presente para Tia Nastácia.
Depois chegou a vez dos PONTOS DE EXCLAMAÇÃO.
— Viva! — gritou Emília. — Estão cá os companheiros das Senhoras Interjeições. Vivem de olho arregalado, a espantar-se e a espantar os outros. Oh! Ah!!! Ih!!!
A caixinha imediata era a das RETICÊNCIAS.
— Servem para indicar que a frase foi interrompida em certo ponto — explicou Quindim.
— Não gosto de Reticências — declarou Emília. — Não gosto de interrupções. Quero todas as coisas inteirinhas — pão, pão, queijo, queijo — ali na batata! — e, despejando no assoalho todas aquelas Reticências, sapateou em cima.
Depois abriu outra caixa e exclamou com cara alegre:
— Oh, estes são engraçadinhos! Parecem meias-luas. . . Quindim explicou que se tratava dos PARÊNTESES, que servem para encaixar numa frase alguma palavra, ou mesmo outra frase explicativa, que a gente lê variando o tom da voz.
— E aqui, estes pauzinhos? — perguntou Emília, abrindo a última caixa.
— São os TRAVESSÕES, que servem no começo das frases de diálogo para mostrar que é uma pessoa que vai falar. Também servem dentro duma frase para pôr em maior destaque uma Palavra ou uma Oração.
— Que graça! — exclamou Emília. — Chamarem Travessão a umas travessinhas de mosquito deste tamanhinho! Os gramáticos não possuem o “senso da medida”.
Quindim olhou-a com o rabo dos olhos. Estava ficando sabida demais...

Monteiro Lobato – Emília no País da Gramática –

CONHECENDO O TEXTO

1) Responda:
a) Quem é o autor do texto?
b) De que trata o texto?
c) Quais são as personagens?

2) Você sabe:
a) Para que serve a vírgula?
b) Para que servem os travessões?
c) Que sinal indica que a frase foi interrompida?
d) Qual é o sinal usado para encaixar numa frase alguma palavra ou mesmo outra frase explicativa?

3) Relacione as personagens com o que se diz sobre elas:
a) Foi Quindim quem despejou um monte de Vírgulas na palma da mão?
b) Quem foi mesmo que explicou sobre as Reticências?
c) Foi Pedrinho quem achou que Emília estava ficando sabida demais?

4) Ao abrir as caixas dos Pontos Finais e dos Pontos de Interrogação, o que Emília disse sobre eles?

5) Por que Emília chamou os Pontos de Interrogação de mexeriqueiros e curiosíssimos?

Texto e Interpretação

1) Leia o texto com atenção.


Domingão

  Domingo, eu passei o dia todo de bode. Mas, no começo da noite, melhorei e resolvi bater um fio para o Zeca.
  - E aí, cara? Vamos ao cinema?
  - Sei lá, Marcos. Estou meio pra baixo...
  - Eu também tava, cara. Mas já estou melhor.
  E lá fomos nós. O ônibus atrasou, e nós pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme já tinha começado. Teve até um mané que perguntou se a gente tinha chegado para a próxima seção.
  Saímos de lá, comentando:
  - Que filme massa!
  - Maneiro mesmo!
  Mas já era tarde, e nem deu para contar os últimos babados pro Zeca. Afinal, segunda-feira é dia de trampo e eu detesto queimar o filme com o patrão. Não vejo a hora de chegar o final de semana de novo para eu agitar um pouco mais.

Márcia Paganini Cavéquia

2) Responda:
a) Você entendeu o texto?
b) Em sua opinião todas as pessoas que lerem o texto conseguirão compreendê-lo? Por quê?
c) As palavras sublinhadas no texto são:
( ) inglesas ( ) gírias ( ) francesas

d) Procure no dicionário o significado de:
• Gíria

e) Escreva as gírias sublinhadas no texto e seus significados.

Texto e atividades

1) Leia o texto com atenção.


A MUDANÇA DA COLMEIA

  Zazá era uma abelha, mas não era uma abelha comum.
  Ela foi alimentada com geléia real, um mel especial que as abelhas fabricam só para alimentar as rainhas.
  Como toda abelha, Zazá tinha os olhos grandes, seis patinhas e quatro asas muito bonitas.
  Só que ela era maior que todas as outras abelhas, ela era a abelha rainha.
  Numa noite muito quente, Zazá disse para suas abelhas:
  ___ Amanhã vocês vão procurar outro lugar para fazermos a mudança da colméia.
  ___ Por quê? _ perguntaram as abelhas.
  ___ Esta colméia está ficando pequena para nós.
  As abelhas saíram logo que amanheceu o dia e voaram sobre jardins floridos, onde encontraram em uma bela e grande árvore o lugar ideal para mudarem a colméia.

2) Que palavra no texto é sinônimo ( tem o mesmo significado) de:
Casa de abelhas:

3) Responda:
a) Quem foi alimentada com geléia real?
b) Por que ela foi alimentada com geléia real?
c) O que é geléia real?


4) Marque um X na resposta certa:

a) Zazá tinha:

( ) olhos pequenos, quatro patinhas e quatro asas.
( ) olhos grandes, quatro patinhas e quatro asas.
( ) olhos grandes, seis patinhas e quatro asas.

5) Desenhe:

a) O lugar sobre onde as abelhas voaram
b) O lugar onde seria a nova colméia.


6) Separe as sílabas das seguintes palavras e classifique quanto ao número de sílabas.

asas _
mel -
rainha -
alimentada -

7) Procure no texto e escreva 2 palavras com:

a) encontro vocálico:
b) encontro consonantal:
c) acento agudo ( ´):
d) til (~):
8) Escreva frases usando as palavras e a pontuação que se pede.
Ponto de interrogação ( ? ) – ABELHA

Ponto de exclamação ( ! ) – MEL –

Ponto final ( . ) – FLORES –

Texto e Interpretação

A Mulher que Matou os Peixes


Meu filho foi viajar por um mês e mandou-me tomar conta de dois peixinhos vermelhos dentro do aquário.
Mas era tempo demais para deixarem os peixes comigo. Não é que eu não seja de confiança. Mas é que sou muito ocupada, porque também escrevo histórias para gente grande.
E assim como a mãe ou a empregada esquecem uma panela no fogo, e quando vão ver já se queimou toda a comida – eu estava também ocupada escrevendo história. E simplesmente fiz uma coisa parecida co deixar a comida queimar no fogo: esqueci três dias de dar comida aos peixes! Logo aqueles que eram tão comilões, coitados.
Além de dar comida, eu devia sempre trocar a água do aquário, para eles nadarem em água limpa.
E a comida não era qualquer uma: era comprada em lojas especiais. A comida parecia um pozinho horrível, mas devia ser gostoso para peixe porque eles comiam tudo.
Devem ter passado fome, igual gente. Mas nós falamos e reclamamos, o cachorro late, o gato mia, todos os animais falam por sons. Mas peixe é tão mudo como uma árvore e não tinha voz para reclamar e me chamar. E, quando fui ver, estavam parados, magros, vermelhinhos – e infelizmente já mortos de fome.
Vocês ficaram muito zangados comigo porque eu fiz isso? Então me dêem perdão. Eu também fiquei muito zangada com a minha distração. Mas era tarde demais para eu lamentar.
Eu peço muito que vocês me desculpem. Dagora em diante nunca mais ficarei distraída.
Vocês me perdoam?
 CLARICE LISPECTOR

2) Responda:
a) Quem conta a história?
b) Qual era a profissão da mulher?
c) Como ela devia cuidar dos peixes?
d) Por que ela se esqueceu de dar comida aos peixes?
e) Como ela se sentiu depois que os peixes morreram?
f) Para quem ela pede perdão pela morte dos peixes?

3) Use a sua imaginação e responda em seu caderno:
a) Como você imagina a mulher que deixou os peixes morrerem?
b) Você perdoaria a mulher? Por quê?
c) Você conhece outros livros dessa escritora?
d) Que outro título você daria para essa história?

Texto e atividades

Encontrei no blog AMIGA DA EDUCAÇÃO da amiga Joelma Couto. Gostei muito e também publiquei.




22 de Abril - Descobrimento do Brasil

MENINO MULTICOLORIDO

Eu sou um menino multicolorido.
É, eu sou de todas as cores por dentro.
Sou misturado. Meu sangue é feito do sangue de muitas raças.
Minha mãe disse que quem tem avós de raças diferentes é mis . . . mis . . . Esqueci! É um nome complicado. Prefiro pensar que sou multicolorido. Tenho sangue de francês, de negro, de espanhol e de índio.
Por fora eu sou branquinho, de cabelo claro. Por dentro, sou europeu, preto, mulato, mestiço.
Acho que é por esse motivo que eu gosto tanto dos índios do Brasil.
Gosto deles porque eu sou um pedaço índio e porque eles estão deixando de ser índio por inteiro. É que as pessoas brancas aqui do Brasil, já faz tempo, que estão enganando e destruindo eles, os donos da terra.
Eu vi na televisão os índios xavantes em Brasília. Eles estavam querendo que o presidente ajudasse todos eles a não desaparecerem.
Fiquei muito aborrecido. Vai chegar o dia em que não vai ter mais índio no Brasil.
Nesse dia, o Brasil vai ficar bem pequenino e não vai mais ser tão bonito, porque quem faz a nação são as pessoas da terra.
Nesse dia, eu vou ficar triste para sempre. Sei que vou ficar branquinho de raiva.
Alberto Rodrigues Alves

. Leitura silenciosa; leitura oral pelo professor; leitura individual pelos alunos.
. Discussão em torno das idéias apresentadas no texto.

2.1. Estudo do texto

1) “Eu sou um menino multicolorido.
É, sou de todas as cores por dentro.”
A palavra “cores” significa ___________________ .

2) Segundo o próprio menino, como ele era “por dentro”? E por fora?]

3) “Acho que é por esse motivo que eu gosto tanto dos índios do Brasil.”
O motivo a que ele se refere é:
( ) Os índios são os donos da terra.
( ) Tenho sangue de índio.
( ) Os índios são bons.

4) Segundo o texto, os índios estão deixando de ser índio por inteiro. Por que isso está acontecendo?

5) Os nossos índios vão acabar.
Transcrever o trecho que mostra as conseqüências desse fato.

6) Copie do texto a frase que fala da reação do menino diante do desaparecimento dos índios.

2.2. Extrapolação do texto

1) Você também é nação brasileira. Procurar no texto uma frase que afirme isso.

2) O texto diz que os índios são os verdadeiros donos da terra. Você concorda com isso? Por quê?


2.3. Produção

1) Escolher um trecho do texto que você achou interessante e fazer a ilustração correspondente.

2) Você deverá redigir uma carta ao “povo brasileiro” , escolhendo uma das opções propostas:

a) Você é uma criança indígena que manifesta-se publicamente nessa comemoração do “descobrimento” do Brasil pelos portugueses.

b) Você é uma criança que tem consciência dos problemas brasileiros, e manifesta-se publicamente, expressando seus sentimentos e suas preocupações.


2.4 Apresentação dos trabalhos: todos os trabalhos deverão ser apresentados em sala de aula e expostos em mural no pátio da escola.

RETIRADO DO BLOG profa-val.blogspot.com

Se beber não dirija

 Leia o texto com atenção.


Se Beber Não Dirija

     Dirigir sob o efeito do álcool, além ser perigoso e fatal aos motoristas, passageiros e pedestres, é considerado uma infração gravíssima. Para diminuir a violência no trânsito, foi sancionada, pelo presidente da República, a Lei Seca, que prevê maior rigor contra o condutor que ingerir bebida alcoólica.
    Além de todas essas conseqüências, o álcool pode causar danos ao nosso organismo e várias doenças graves como a cirrose e outros males do fígado.

a) Qual o assunto do texto? ________________________________
b) O que pode ser para motoristas, passageiros e pedestres, dirigir sob o efeito de álcool? _________________________________
c) Como é o nome da lei sancionada pelo presidente para diminuir a violência no trânsito?__________________________________
d) O álcool também pode causar danos ao nosso organismo e varias doenças. Escreva o nome de uma doença causada pelo uso de álcool. ________________________

Parlenda

PARLENDA


Corre cutia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da vó
Lencinho na mão
Moça bonita
Do meu coração.

• Circule na parlenda as palavras que rimam, depois copie-as com letra cursiva nos traços abaixo observando o numero de letras.

2 letras - _________ 3 letras - _____________________
3 letras - ____________ 4 letras- _____________________
5 – letras - _______________________7 letras - _____________________________


Texto e interpretação 1º e 2º ano

1) Leia o texto:


Sapo Cururu

Sapo Cururu
Na beira do rio.
Quando o sapo grita,
Oh! Maninha,
É que está com frio.

A mulher do sapo
Deve estar lá dentro
Fazendo rendinha
Oh! Maninha,
Para o casamento.

• Marque com um X a resposta correta.

a) Que tipo de texto é esse?

( )bilhete ( ) receita ( ) música

b) Qual é o nome do sapo?

( ) Caracu ( ) Sapuru ( ) Cururu

c) Quantas estrofes têm a música?

( ) 5 estrofes ( ) 2 estrofes ( ) 3 estrofes

d) Circule no texto todas as palavras sapo.

e) Ilustre o texto.

Atividades de matemática 3º ano

1) Vamos descobrir os numerais?


a) O numeral que tem 1 centena mais 78 unidades. _______________
b) É o antecessor de 899. __________
c) Quanto devemos tirar de 540, para ficarem 5 centenas. ___________
d) Quanto falta a 168, para completar 3 centenas?__________________
e)É o sucessor de 4 centenas, 7 dezenas e 5 unidades. ______________
f)Qual é a diferença entre 800 e 78?___________________

2)Leia, pense e resolva.

a)Seu Juvenal tem uma granja onde cria 230 galinhas de raça.
Quincas o granjeiro, colheu no final de semana 78 ovos. Se cada galinha bota um ovo por dia, quantas galinhas não botaram ovos?




b)Seu Juvenal também na granja, meia centena de frangos e 27 pintinhos. Contando com as galinhas, quantas aves há na granja.





c)Seu Juvenal comprou no início do mês, 40 quilos de ração. Depois de alguns dias restavam ainda 27 quilos. Quantos quilos foram gastos nesses dias?




3)Com atenção, complete os numerais ordinais.

* Sou o primeiro numeral de dois algarismos. Sou o ______.
* Estou entre o 15º e o 17º. Sou o _____.
* Tenho uma unidade a menos que o 13º. Sou o _____.

4)Escreva por extenso:

* 39º ______________________________________________
* 2599 _____________________________________________
* 666 ______________________________________________
* 1001______________________________________________
* R$5,39 ____________________________________________
* 19º _______________________________________________

Texto e atividades de Português

1) Leia:


   Onçalina acordou com sede. Pudera! Havia tido um sonho horrível durante a noite, mas não conseguia se lembrar de nada.
  Foi até a lagoa beber água... só que quando viu sua imagem refletida, deu um miado assustado!
  - Quem pegou minhas pintas? Sumiram todas!
  Onçalina deitou e começou a miar bem alto, de raiva.
  - Oh, dor! Que infelicidade! Nunca mais vou ser a mesma... Ninguém vai ter medo de onça sem pinta, pensava a caminho da árvore da coruja.
  Acordou a doutora com um miado meio fraco:
  - Me ajude, coruja. Posso estar muito doente. Deitei pintada e acordei despintada!
  - Hum... parece um caso de despintite. Tenho um remédio bom para isso.
  Deu à onça umas folhas bravas do mato, pintadas de preto e falou:
  - Coma essas folhas, dê cinco pulos, dois espirros e um miado.
  Onçalina comeu as folhas, deu os pulos, espirrou miautchim, miautchim, mas...
  - Nada, doutora! - suspirou chateada. Nem uma pintinha.
  - É pena, mas não posso fazer mais nada - consolou a doutora coruja.
   Estava cansada e desanimada. Deitou debaixo de uma árvore e resolveu dormir ali mesmo. Era uma vez uma onça pintada, resmungou.
  Quando acordou, levou um susto! No seu corpo pelado havia pintas de todo jeito, de todo lado.
  Os bichos estavam todos ali olhando para ela.
  - Resolvemos ajudar você. Cada um dos bichos colocou em você um pouco de suas pintas. Agora você está pintada de novo.
  Onçalina nem sabia como agradecer.
  - Vou dar uma festona para todo mundo, porque agora somos parentes... temos pintas em comum!

Telma Guimarães Andrade

Responda:

a. Quem é o personagem principal da história?

b. Por que Onçalina deu um miado assustado quando foi beber água?

c. Em que lugar acontece a história?

d. Quem Onçalina procurou para ajudá-la?

e. Como os bichos conseguiram ajudar Onçalina?

2. Complete as palavras com as letras g ou j:

ti ___ elinha su ___ eira contagi ___ oso

___ elo laran ___ eira di ___ estivo

al ___ emado colé ___ io lo ___ a re ___ eição

3. Leia e reescreva o texto, corrigindo as palavras erradas:

   No encontro de conhecidos cientistas que acomteceu na nosa cidade, o último a falar foi o Dr. Klim. Todos ficaram surpresos quando ele contou que descobriu um grande esqueleto de dinosauro, de mais de mil anos, enterado perto das momtanhas Kwin.
   Esa descoberta fes com que muitos curiosos fossem visitar as montanhas, porque queriam ver os restos do dinossauro.

4. Passe as palavras abaixo para o feminino:

a) Boi
b) Aluno
c) Traidor
d) Professor
e) Engraçado
f) Irmão
g) Leão
h) Doutor
i) Cão
j) Ator

5. Passe as palavras do singular para o plural:

a) feliz
b) coração
c) voz
d) alemão
e) azul
f) macaco

6. Dê o feminino ou o masculino de:

a. Francês:
b. Chinês:
c. Princesa:
d. Inglês:

7. Circule e escreva os adjetivos das frases abaixo:

a. Carol era muito criativa em suas atividades.
b. Aquele cachorro esperto brinca com todos.
c. As rosas do jardim são delicadas e perfumadas.
d. Paulo tem uma personalidade imprevisível e generosa.

Texto e Interpretação Trânsito

1) Leia o texto com atenção.


Ministério da Saúde lança campanha sobre consumo abusivo de bebidas alcoólicas

   O Ministério da Saúde lançou oficialmente quinta-feira 08 de março de 2009 a campanha sobre o consumo abusivo de bebidas alcoólicas, um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo.
   Através da campanha “Pratique Saúde/Consumo de Bebidas Alcoólicas”, o Ministério quer buscar chamar a atenção, sobretudo dos jovens, para os riscos e danos associados ao uso exagerado de álcool.
   Estima-se que, no Brasil, anualmente, 17,5 mil mortes decorrentes de acidentes de trânsito em geral estão associadas ao consumo de bebidas alcoólicas por parte de motoristas (na maioria dos casos, jovens) ou pedestres. Estes óbitos correspondem à metade das mortes provocadas por acidentes do tipo.
   As bebidas alcoólicas são um dos principais fatores de geração de acidentes e de mortalidade. E isso faz parte do item Imprudência e Irresponsabilidade na Condução.

2) Qual o assunto do texto? ______________________________

3) Qual o título do texto? ___________________________________

4) De acordo com texto complete:

Quem lançou uma campanha foi o ________________________.
A campanha foi lançada no dia ___ de ___________ de 2009.

5) Um dos principais problemas de saúde pública no Brasil é:

( ) Crianças que dirigem automóveis.
( ) Consumo abusivo de bebidas alcoólicas.

6) Qual o título da campanha lançada pelo Ministério da Saúde?

_________________________________________________

7) O que o Ministério quer buscar com essa campanha?

__________________________________________________________________________________________________________

8) Marque as respostas certas.

a) No Brasil anualmente morrem de acidentes de trânsito cerca de:

( ) 17,5 milhões de pessoas ( ) 17,5 mil pessoas

b) A maioria das vítimas são:

( ) adultos e crianças
( ) jovens e crianças
( ) jovens e pedestres

c) Um dos principais fatores de geração de acidentes e mortalidade é:

( ) falta de atenção no trânsito.
( ) dirigir sem habilitação.
( ) as bebidas alcoólicas.

9) Escreva o que de importante você aprendeu sobre Trânsito.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Texto e interpretação

1) Leia o texto.


Bom de ser menino

Valéria Belém


O foguete me leva ao céu
Eu quase toco em Marte
Depois vejo o mundo passar
Girando, girando, bem forte.
Cavalgo meu veloz alazão
Sua crina ao sabor do vento
Sou princesa num castelo de areia
Sou índio “pequeno-rio-que-desce-lento”!
Já é hora de subir no trem
Viajar ouvindo “piuí”
Balançando no traque-traque dos trilhos
Quero ficar mais aqui...
Nas ondas escorrego
Uma, duas, três, sem parar
Dá um frio na barriga
Mas continuo a brincar.
Foguete, gira-gira, carrossel
Trenzinho, tobogã, castelinho
Nesta mágica vida de menino
Para que ir embora do parquinho?

2) Interpretando o texto.

Assinale as afirmativas corretas.
a) O texto se refere a um momento...

( ) num circo
( ) numa roça
( ) num parque

b) Pelo texto podemos entender que o pensamento e a imaginação são mágicos, pois:

( ) pode-se imaginar a vida em outro lugar.
( ) pode-se ver só com o pensamento.
( ) pode-se fazer o pensamento virar realidade.

3) Observe algumas palavras do texto.
foguete – céu – Marte – vento – areia – rio – ondas – frio

a) Coloque-as em ordem alfabética.

_________________________________________________________________

d) Agora classifique todas as palavras de acordo com o número de sílabas que elas possuem. Escreva-as , separando as sílabas.

Monossílaba
 Dissílaba
Trissílaba
Polissílaba
4) Complete:
Substantivo              Aumentativo

Foguete
Vento
Castelo
Barriga
Menino
Índio
5) Copie do texto todas as palavras no diminutivo.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Escreva ( F ) se a palavra for Feminina ou ( M ) se a palavra for Masculina.

( ) foguete ( ) mundo ( ) vento ( ) areia ( ) princesa

( ) castelo ( )índio ( ) barriga ( ) menino ( ) mágica

7) Passe para o plural:

a) cavalo veloz _______________________________________

b) céu azul _________________________________________

c) princesa bonita ____________________________________

d) onda gigante ______________________________________

TEXTO E INTERPRETAÇÃO

1. Leia com muita atenção o texto abaixo:


A aposta

Amélia é uma velhinha muito ativa e trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta. O cobrador ouviu um barulho e perguntou-lhe:

— A senhora está levando uma galinha na cesta?Amélia pensou, pensou e respondeu:

— Hum... Galinha? Não... Não há galinha nenhuma na cesta.

O cobrador insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta:

— Senhor cobrador, se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de graça.

— Muito bem! – disse o cobrador confiante. – Concordo!

Amélia, então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantou satisfeito:

— Cocorocó!...

— Viu só? Eu não disse que não era galinha?!

O cobrador riu e deixou a velhinha viajar de graça.

(Luciana M. M. Passos. Adaptação de conto popular)



.Responda:

a) Qual o nome do personagem principal?______________________

b) Qual a profissão do outro personagem?______________________

c) Numere os parágrafos. Quantos parágrafos têm esse texto?______

d) Onde se passa a história?_________________________________

2. Reescreva a frases e substitua as palavras em destaque por sinônimos tirados do texto:

a) A velhinha é esperta.______________________________________

b) O cobrador teimou._______________________________________

c) — Muito bem! – disse o cobrador seguro.______________________

__________________________________

3. Escreva o antônimo das palavras abaixo:

a) barulho: _____________ b) desço: ______________

c) satisfeito: ______________ d) concordo: ____________________

4. Escreva as frases no plural:

a) A criança brinca com seu brinquedo de plástico.

_____________________________________________________

b) O menino quebrou a vidraça azul de seu Joaquim.

_____________________________________________________

c)A molecada joga bola na quadra do colégio.

_____________________________________________________

5)Escreva uma frase com as seguintes palavras:

Circo- palhaço- espetáculo- pessoas-__________________________________________________________________________________________________________________

6)Escreva o feminino de ou masculino de:

a) velhinha: ___________________ b) cobrador: _________________

c) senhora: __________________ d) galinha: _________________

7) Escreva um adjetivo para cada substantivo completando as frases abaixo:

a) Amélia é uma senhora ______________________.

b) O cobrador é um homem _______________________.

c) A senhora entrou no ônibus ________________________.

d) A galinha estava ______________________.

Texto Instrucional- gênero: Receita

TEXTO INSTRUCIONAL: GÊNERO-RECEITA


CUCA DE BANANA

Ingrediente: 06 bananas maduras

2 colheres de margarina OU MANTEIGA,
MAIS 1 PARA AS BANANAS
02 ovos (BATER AS CLARAS SEPARADAS)
01 XICARA DE LEITE
03 XICARA DE FARINHA DE TRIGO
01 COLHER DE CHÁ DE FERMENTO EM PÓ

PARA A FAROFA:

¹ / ² TABLETE DE MANTEIGA250 G DE AÇÚCAR
100 G DE FARINHA DE TRIGO, Canela e baunilha.

MODO DE FAZER:

NUMA FORMA, FAÇA UMA CAMADA DE BANANA EM Rodelas Com Manteiga Derretida E AÇÚCAR. EM UM RECEPIENTE, BATA AS GEMAS COM O AÇÚCAR, JUNTE O LEITE, O FERMENTO EA FARINHA E, por último, AS CLARAS EM NEVE. JOGUE POR CIMA DAS BANANAS LEVE PARA ASSAR E. FAÇA UMA FAROFA COM MANTEIGA, A FARINHA, O AÇÚCAR, A BAUNILHA EA CANELA. ESPALHE SOBRE A CUCA e deixe dourar. SIRVA morna.

RENDIMENTO:

10 porções.


1 - COMPREENDENDO O TEXTO:

A) QUAL A FINALIDADE DO TEXTO QUE VOCÊ ACABOU DE LER ?______________________________________________________________________
B) ONDE PODEMOS ENCONTRAR ESSE TIPO DE TEXTO ?______________________________________________________________________
C) EM QUANTAS PARTES PODEMOS DIZER QUE O TEXTO FOI DIVIDIDO? QUAIS SÃO ELAS ?______________________________________________________________________
D) SE UMA PARTE TIRÁRMOS do Texto, VAMOS CONSEGUIR FAZER A RECEITA COM SUCESSO? POR QUÊ ?______________________________________________________________________
E) NO TEXTO ENCONTRAMOS VÁRIAS FORMAS verbais QUE DÃO ORDEM, MANDAM FAZER ALGO. IDENTIFIQUE-AS :___________________________________________________

2-Construa USANDO AS SEGUINTES FRASES DE PALAVRAS:
A) ............................................... LEITE .................................................. .............................
B) FERMENTO ............................................... .................................................. ...................
C) FAROFA ............................................... .................................................. ........................
D) BANANAS ............................................... .................................................. .....................

3 - Ordene OS CONJUNTOS DE PALAVRAS EM FRASES ABAIXO: A) O CLARAS COM AÇUCAR BATA AS__________________________________________________________________
B) Assar a CUCA AO FORNO PARA LEVE__________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário