SERVIÇO
PÚBLICO MUNICIPAL
N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIR
GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV
ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA
PROFESSOR(A):Valdéria Ribeiro Santos Matos
DISCIPLINA: Arte
SÉRIE / ANO: 3º TURMA:A/B TURNO: M/V
PLANO DE CURSO – 2013
OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
* Desenvolver o interesse pelas descobertas através da
arte por meio de situações concretas na sala e experimentando atividades com
música ,corporais e que valorize e resgate às cantigas de roda em
brincadeiras que promovam a socialização entre todos.
|
* Articulando a
percepção, a imaginação, a reflexão, afetividade de modos particulares de
realizar e de fluir produções artísticas. Desenhar é, claramente, uma forma
de estar no mundo e de se comunicar com ele, assim como de reinterpretá-lo.
Contudo, a criança ainda o faz de maneira intuitiva.
|
* Compreender e saber identificar a arte como fato histórico
contextualizado na diversidade étnico-cultural, conhecendo e respeitando, e
podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do
patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de
diferenças nos padrões artísticos e estéticos.
|
* Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte ,
compreendendo e sabendo identificar a
arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas.
|
*********************** METODOLOGIAS
UTILIZADAS ***********************
|
|||
O Ensino de Artes realizará
as metodologias como: confecção
de cartazes, cartões, , recortes, colagens e pinturas.•Serão utilizados
materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e
dramatizações ,músicas e danças. Resgate às cantigas de roda em brincadeiras
que promovam a socialização.Textos mimeografados, digitados, xerocados e no
quadro de giz. CDs áudio; CD ROM; Aparelho de som;Vídeo (filme); Músicas;
Letras de músicas; Jogos variados ;tintas guaches e lápis de cor e hidrocor.
***********************
AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
|
|||
O aluno será avaliado no seu dia –a –dia, em que será lhe
atribuído uma nota bimestral.Será diagnosticado pelo professor com
acompanhamento coletivo e individual, visando superar dificuldades,
corrigindo falhas e estimulando a aprendizagem.
Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e
dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem.
|
CONTEÚDOS DA
UNIDADE
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
Datas comemorativas;
-Teatro e
dramatizações;
-Desenho, pintura,
dobradura, recortes colagem;
- Letras de
músicas-Aquarela
Expressão corporal –
danças;
-Música folclórica e
popular.
-Homenzinho torto ;
-A formiguinha;
-Jogo do penta pontos
;
-A Galinha do
vizinho ;
-A Páscoa chegou ;
-Gente tem sobrenome
;
-Lagarta pintada ;
-Se esta rua fosse
minha ;
- O pião entrou na
roda ;
- Filme sobre o circo;
-Brincadeira “seu
mestre mandou”
Projeto de leitura
:O circo na escola .
|
•Obras de arte _
Tarsila do Amaral;
• As cores:
primarias e secundarias.
•Danças;
•filme;
•Historia da Arte;
•Músicas; cantigas
de roda em brincadeiras;
• Letras de músicas (Para
que conhecer a arte);
• Jogos variados;;
•Pintar e desenhar
livremente
•Leitura de imagem
•Desenho dirigido;
• Datas
comemorativas
•Projeto :Tarsila do
Amaral
|
Familiarizar-se com
a imagem do próprio corpo (espelho)
- Jogos de imitar
- Brincadeiras de
roda
- Danças, ritmos
- Pular corda
- Paisagens – Pinta
paisagens urbanas
-Atividades que
envolvam força
-Aspecto Culturais
do Brasil;
- Mudanças corporais
( de cada criança - características – espelho)
- Atividades para
desenvolver a lateralidade
-Projeto : pintor
Picasso
-Jogo de memória
|
-Criação de
desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e
dos elementos das linguagens visuais: ponto, linha, cor, forma, volume e
textura;
Letras de músicas
-cores do arco –iris;
-Datas
comemorativas;
-Artes visuais e
plásticas;
-Teatro e
dramatizações;
-Confecção de cartões;
-Desenho, pintura,
dobradura, recortes
|
PROJETOS DAS UNIDADES
|
|||
I UNIDADE
|
II UNIDADE
|
III UNIDADE
|
IV UNIDADE
|
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
|
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas
|
Projeto: Matemática Lúdica
|
Projeto: Viajando pelo mundo das fábulas
|
REFERÊNCIAS
|
BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental I. Ensino de primeira
à quarta série –Brasília : MEC/SEF,
1997. Eu Gosto-integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)- Revista Nova
Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.
|
Cícero Dantas – Bahia,
_____/_____/_______.
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI
|
APROVADO
PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
|
|
_____/______/_______.
|
_____/______/_______.
|
|
ASINATURA
DO DIRETOR ESCOLAR
|
||
|
|
ASSINATURA
DO COORDENADOR
|
ASSINATURAS
DOS IMES – I e II
|
||
PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA
SEMEC
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário