"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 4 de abril de 2013


SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
N.E.I.E.F ESCOLA MUL. VER. MOISÉS RIBEIRO GAMA
PÓLO EDUCACIONAL XIV ALTO DA SANTA CRUZ S/N CÍCERO DANTAS-BA
PROFESSOR(A):Valdéria Ribeiro Santos Matos
DISCIPLINA: Matemática     SÉRIE / ANO: 3º   TURMA:A/B     TURNO: M/V
PLANO DE CURSO – 2013

OBJETIVO GERAL DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
* Conduzir o educando aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática. Como: aspecto que estimula a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver situação problema.
* Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação de  regularidades ,  utilizando- se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática.

* Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas.
* Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na busca de soluções e resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos, atitudes e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis.
*********************** METODOLOGIAS UTILIZADAS ***********************
As metodologias    serão utilizadas através dos  nossos objetivos aplicando nos conteúdos listados através de aulas expositivas, atividades diversificadas, orais e escritas, lúdicas, intra e extra - classe, proporcionando condições para o desenvolvimento individual e coletivo dos educando levando em considerações suas limitações, potenciação, criatividade e interesse, fazendo da sala de aula um ambiente de conhecimento e descoberta trabalhando sempre através de temas, mini-projetos.Usaremos para desenvolver nossas aulas recursos diversos como: , quadro e giz ,bingo ,atividades mimeografada;Cartazes;Tesoura, cola,lápis de cor,pincéis;Régua;Livros;Material dourado;Revistas;Livros infantis;Aula experimental;Receitas;Vendinhas; Painel cultural.
                                            *********************** AVALIAÇÕES UTILIZADAS ***********************
O aluno será avaliado no seu dia –a –dia, em que Será diagnosticado pelo professor com será lhe atribuído uma nota bimestral.acompanhamento coletivo e individual, visando estimulando superar dificuldades, corrigindo falhas e a aprendizagem.Através a avaliação o educando verifica suas conquistas e dificuldades, criando novas possibilidades para sua aprendizagem. Por outro lado, o professor analisa e reflete o processo de construção do conhecimento do aluno e sobre sua própria pratica docente a fim de reajustar suas intervenções.
CONTEÚDOS DA UNIDADE
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Espaço e forma
.Triângulos e quadriláteros no tangram
Figuras simétricas

Medida e ordem
Número na régua: o centímetro
Medindo com a régua
Números que indicam ordem
Dias da semana
Meses do ano
Dias do mês
Lendo as horas
O número e seus usos
Os números na informação e na contagem
A representação digital
Sequência numérica
Sucessor e antecessor
“Maior que’’ e Menor que’’”.
Formas de comprar
Par ou impa Dezena
Compondo e decompondo números
Fazendo arredondamento
Antigo sistema de numeração
Contando com os maias
Contando com os egípcios
Contando com os romanos
Espaço e forma
Formas geométricas espaciais em construção
As faces das formas geométricas espaciais
Os vértices e as arestas das formas geométricas espaciais
Adição e subtração sem reagrupamento
Juntar e acrescentar
Adição com mais de dois números
Tirando quanto resta?
Vamos comprar?
Qual é a diferença?
Subtração sem reagrupamento











Adição e subtração com reagrupamento
Adição com reagrupamento
Adição com mais de dois números com reagrupamento
Subtração com reagrupamento
As ideias da multiplicação
Adição de parcelas iguais
Organização retangular
Multiplicação por 2 e por 3
Dobro e triplo
Multiplicação por e por 5
Quádruplo e quíntuplo
 Multiplicação por 6, 7, 8,9 e 10.
Padrões geométricos e multiplicação sem e com reagrupamento
Idéia combinatória e de proporção
As ideias da divisão
Dividindo meio a meio
Repartindo em partes iguais
Medindo com a divisão
Dúzia e meia dúzia
Divisão exata com quociente e de 2 algarismos
Subtraindo para dividir
Divisão não exata e o uso do algoritmo
Sequência numérica e a centena
Centenas
Compondo e decompondo números
Comparando quantidade maior que 100
Mais sobre as operações
Adição e subtração sem reagrupamento
Multiplicação sem e com reagrupamento
Divisão
Mais sobre as medidas
Medidas de comprimento: palmo, pé, passo, metro.
Medidas de massa: quilograma
Medida de capacidade: litro
Medida de tempo: minuto



PROJETOS DAS UNIDADES
I UNIDADE
II UNIDADE
III UNIDADE
IV UNIDADE
Projeto de leitura de leitura: Circo na escola
Projeto: historia do Município de Cícero Dantas

Projeto: Matemática Lúdica
Projeto: Viajando pelo mundo das fabulas

REFERÊNCIAS

CENTURION, Marília Ramos. Coleção Porta Aberta: 3° ano Matemática/ Arnaldo Bento Rodrigues, Maria Batista dos Santos Neto, Ângela Bernardes de Andrade Gil, Sueli Fanizzi. – São Paulo: FTD, 2011.
BRASIL,Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria de  Educação Fundamental I. Ensino de primeira à quarta série  –Brasília : MEC/SEF, 1997. Eu Gosto –integrado de 1º ao 5º ano ( exemplar próprio)- Revista Nova Escola ( exemplar próprio)- Internet – Google.
Cícero Dantas – Bahia, _____/_____/_______.


APROVADO PELA COORDENAÇÃO DO PÓLO EDUCACIONAL - XI

APROVADO PELA COORDENAÇÃO DA SEMEC
_____/______/_______.
_____/______/_______.

ASINATURA DO DIRETOR ESCOLAR


ASSINATURA DO COORDENADOR

ASSINATURAS DOS IMES – I e II

PARECER DESCRITIVO DA COORDENAÇÃO DA SEMEC








Nenhum comentário:

Postar um comentário