"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018


A formiguinha e a neve > Teatro>Dia das crianças




Um exemplo de superação das dificuldades, na esperança de sempre alcançar os objetivos. Ela tenta resolver com tudo o que encontra na volta, quando não consegue, busca a Deus(Ihhh, acho que não é só com a formiga que isso acontece...)



NARRADOR: Certa manhã de inverno uma formiguinha saiu para seu trabalho diário. Já ia muito longe a procura de alimento, quando de repente um floco de neve caiu e prendeu seu pezinho. Aflita vendo que não podia se livrar da neve, e iria assim morrer de fome e frio, voltou-se para o sol e disse:
FORMIGA: Hó sol, tu que és tão forte, derrete a neve que prendeu o meu pezinho.
NARRADOR: E o sol indiferente nas alturas falou:
SOL: Mais forte do que eu é o muro que me tapa.
NARRADOR: Olhando então para o muro a formiguinha pediu:
FORMIGA: Hó muro tu que és tão forte que tapas o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?
NARRADOR: E o muro que nada vê e muito pouco fala, respondeu apenas:
MURO: Mais forte do que eu é o rato que me rói.
NARRADOR: Voltando-se então para o ratinho que passava apressado, a formiguinha suplicou:
FORMIGA: Hó rato, tu que és tão forte, que rói o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?
NARRADOR: Mas o rato que também ia fugindo do frio gritou de longe:
RATO: Mais forte do que eu é o gato que me come!
NARRADOR: Já cansada a formiguinha pediu ao gato:
FORMIGA: Hó gato, tu que és tão forte, que comes o rato, que rói o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?
NARRADOR: E o gato sempre preguiçoso disse bocejando:
GATO: Mais forte do que eu é cão que me persegue...
NARRADOR: Aflita e chorosa a pobre formiguinha pediu ao cão:
FORMIGA: Hó cão tu que és tão forte que persegues o gato come o rato, que rói o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?
NARRADOR: E o cão que corria atrás de uma raposa, respondeu sem parar:
CÃO: Mais forte do que eu é o homem que me bate.
NARRADOR: Já quase sem força, sentindo o coração gelado de frio a formiguinha implorou ao homem:
FORMIGA: Hó homem, tu que és tão forte que bate no cão que persegue o gato que come o rato que rói o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?
NARRADOR: E o homem sempre preocupado com o seu trabalho respondeu apenas:
HOMEM: Mais forte do que eu é a morte que me mata.
NARRADOR: Trêmula de medo, olhando para a morte que se aproximava a pobre formiguinha suplicou:
FORMIGA: Hó morte, tu que és tão forte que mata o homem que bate no cão que persegue o gato que come o rato, que rói o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende o meu pezinho?
NARRADOR: E a morte que nada fala impassível respondeu...
MORTE: ................
NARRADOR: Quase morrendo, então a formiguinha rezou baixinho...
FORMIGA: Meu Deus, o senhor, que é tão forte, que governas a morte, que mata o homem, que bate no cão, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o sol, que derrete a neve, desprende o meu pezinho?
NARRADOR: E então, Deus que ouve todas as preces sorriu, estendeu a mão por cima das montanhas, e ordenou que viesse a primavera.
No mesmo instante no seu carro de ouro a primavera desceu por sobre a terra, enchendo de flores os campos, enchendo de luz os caminhos.
E vendo a formiguinha quase morta gelada pelo frio, tomou-a carinhosamente entre as mãos e levou-a para um jardim, cobertos de flores.
SOL: Mais forte do que eu é o muro que me tapa.
MURO: Mais forte do que eu é o rato que me rói.
RATO: Mais forte do que eu é o gato que me come!
GATO: Mais forte do que eu é cão que me persegue...
CÃO: Mais forte do que eu é o homem que me bate.
HOMEM: Mais forte do que eu é a morte que me mata.

PROGRAMA: "Orando pelas Crianças do Brasil"



Objetivo desta programação: ensinar a orar pelas crianças de sua cidade, de seu estado e país, para que todas venham a conhecer o Senhor Jesus.
Mostrar a cada criança que ela pode ser um missionário de Jesus no lugar onde mora.
Material:Faça um cartaz com o mapa do Brasil. Pinte o seu estado e marque o lugar onde fica a sua cidade.
1ª Parte - Parte devocional
Cântico do Hino Nacional
Entrada da bandeira do Brasil
Desfile das crianças com bandeiras ou roupas que caracterizem os estados brasileiros
Oração pelo Brasil
Leitura e explicação do texto bíblico: Marcos 10. 13 -16
Louvor - um grupo de crianças
Usando o mapa do Brasil, fale com as crianças sobre alguns fatos interessantes de seu estado e de sua cidade, focalize as crianças, como vivem, a diferença entre as classes sociais, o que os governantes podem fazer, o que cada um de nós pode fazer.
Necessidades de sua cidade
Orar pelas crianças da sua cidade, do bairro e da rua onde reside - chamar uma criança para fazer a oração
POESIA
CRIANÇA
(Beatriz Junqueira Accorsi)
Criança doce e querida,
Visão de amor e pureza!
Do mundo és a esperança!
És força, mesmo indefesa.
Aos céus, minh'alma se eleva
Ao contemplar-te, criança!
Sorris, feliz, sem malícia:
Dos anjos és a lembrança.
Quem dera, tu só crescesses
No corpo e mente, criança!
E o coração teu, tão puro,
Nunca sofresse mudança!
Se te imitassem os homens,
Na tua meiga pujança,
Construiriam um mundo
De Fé, de Amor, de Esperança!
Criança doce e querida,
Fico a te olhar com ternura,
Querendo ser como tu,
Assim tão simples, tão pura!

Brincadeiras com as crianças e, depois, gostoso lanche.
1ª) CADEIRA QUENTE
Material necessário : sala ampla, cadeiras e um aparelho de som.
Desenvolvimento: será formado um círculo com cadeiras, dando espaço entre uma e outra para facilitar o acesso das crianças.
A quantidade de cadeiras deverá ser menor do que o número de crianças.
 Ao som de uma música, as crianças caminharão ao redor das cadeiras.
De repente, a música será interrompida e todos deverão ocupar as cadeiras.
As crianças que não conseguirem sentar, sairão da brincadeira.
Uma ou duas cadeiras serão retiradas.
Novamente, ao som da música, as crianças circularão e se sentarão quando a música cessar.
A brincadeira continua, até que reste somente uma cadeira e será vencedora aquela criança que sentar na última cadeira.
2ª) O GATO E O RATO
Desenvolvimento: Duas crianças voluntárias assumirão os papéis de gato e de rato.
De mãos dadas as crianças formam um círculo e devem dificultar a entrada ou saída do gato, facilitando o acesso do rato.
Para iniciar o rato fica dentro do círculo e o gato fora.
Quando o gato conseguir pegar o rato, outra dupla iniciará a atividade.
3ª) ESCONDER A VARINHA
Material necessário: uma varinha, um círculo grande desenhado com giz no centro da sala.
Desenvolvimento: A dirigente escolherá uma criança para ser a líder da brincadeira.
Este líder terá a função de esconder uma varinha para que os demais participantes a encontrem.
Todas as vezes em que alguém se aproximar da varinha, o líder dirá: "Está esquentando!"
Todas as vezes que se afastarem, o líder dirá: "Está frio!"
Quando alguém encontrar, dirá bem alto: "Fogo! Fogo!".
Neste momento, todos deverão correr para entrar no círculo.
O que achou a varinha, procurará tocar (NUNCA BATER) em alguém , antes que este entre no círculo.
A criança que encontrou a varinha passa a ser o novo líder.
Quem for tocado pela varinha, sairá da brincadeira. A brincadeira continua até que o grupo perca o interesse.
4ª) ACERTANDO O GOL
Material necessário: uma bola, uma trave pequena, uma venda para os olhos.
Desenvolvimento: O grupo será dividido em duas ou três equipes com igual número de participantes.
Cada equipe escolherá um líder para ser o orientador.
Uma equipe, de cada vez tentará fazer gol, procedendo da seguinte maneira: o líder escolhe um jogador de sua equipe e este, com os olhos vendados, chuta a bola tentando fazer gol, sendo orientado pelo companheiro líder.
Vence a equipe que conseguir fazer mais gols.
Dependendo da idade das crianças, a brincadeira poderá ser facilitada ou dificultada, aproximando ou afastando a trave de quem vai chutar.
5ª) DESENHANDO COM OS OLHOS VENDADOS
Material necessário: quadro-negro, giz, venda para os olhos
Desenvolvimento: Cada componente do grupo deverá ir ao quadro-negro com os olhos vendados e fazer um desenho de livre escolha ou sugerido pelo líder.
Vence quem conseguiu desenhar melhor.
6ª) SOLTANDO BALÕES
Material necessário: balões (bolas de sopro) e pedaços de papel numerados.
 Uma lista numerada com perguntas bíblicas, tiradas das lições da Escola Dominical.
Desenvolvimento: A dirigente soltará os balões cheios, cada um contendo um pedaço de papel com um número.
O número de balões precisa ser correspondente ao número de participantes.
Cada um deverá pegar apenas um balão e estourá-lo.
No entanto, terá que esperar a sua vez.
A dirigente irá chamando as crianças, aleatoriamente ou por sorteio, e fará a pergunta consultando a lista que tem em mão.
Cada criança terá dez segundos para responder, sob pena de pagar uma prenda se não conseguir responder corretamente.
http://gospelinfantil.blogspot.com.br/search/label/Dia%20das%20crian%C3%A7as
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário