"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018


A VOLTA ÀS AULAS DO PEQUENO NICOLAU
Que tal um filminho engraçado e descontraído logo de início?



 O LIVRO


“A Volta às Aulas do Pequeno Nicolau” é o primeiro volume de uma série de oito livros editados por Anne Goscinny, filha do escritor com parceria com o ilustrador.
O narrador do livro é Nicolau, um garoto esperto e bem humorado.
Neste primeiro volume, ele estava de férias, mas o que era doce estava perto de acabar e ele teria que em breve voltar para a escola.
Assim como “O Diário de um Banana”, “A Volta às Aulas do Pequeno Nicolau” narra o cotidiano de um garoto, as peripécias que ele e seus amigos aprontam, como a vida em um clubinho só para meninos, reviver a chatice de fazer dever de casa, a alegria que é ouvir o sino anunciando que chegou a hora do recreio, etc.
Quando criança tudo é simples e as mínimas coisas nos faz feliz.
Narrado em primeira pessoa por Nicolau, um garoto cheio de vida e senso de humor, o livro acompanha as aventuras cotidianas do protagonista, temperadas por suas observações perspicazes, por vezes até irônicas, de cada situação.
O clubinho onde só entra quem falar a senha, a festa de aniversário do amigo, a alegria incontida quando o sinal anuncia a hora do recreio, o drama para fazer o dever de casa e a chantagem emocional para convencer os pais a mandarem bilhetes com justificativas para a professora, enfim, as coisas grandes e pequenas que dão forma ao dia a dia do ponto de vista de um menino, que Goscinny e Sempé, dois eternos garotos, captam com precisão e sensibilidade irresistíveis.


PERSONAGENS:

Nicolau: o protagonista da série vive com o pai e mãe num ambiente afetuoso. Aluno mediano, ele se diverte brincando com os amigos, pregando peças e chanteando os pais para não fazer o dever de matemática. Generoso, ele adora comprar presentes para a mãe quando tem um pouco de dinheiro. Suas boas intenções, no entanto, acabam se transformando em pequenas e hilárias catástrofes. Para Goscinny, ele tem entre seis e dez anos.
Alceu: melhor amigo de Nicolau. É o guloso da turma, troca qualquer coisa por um lanche. Com ele, Nicolau se diverte sempre, mesmo quando discute.
Clotário: o último aluno da classe. Vive de castigo na hora do recreio.
Godofredo: o riquinho da turma, mimado, tem os melhores brinquedos e vive usando fantasias de super-herói. Ganha lugar de destaque nestas histórias inéditas, pois recebe, pela primeira vez, Nicolau em sua casa.
Eudes: metido a valentão, ela adora distribuir socos para impressionar os colegas. Mas é um bom amigo.
Agnaldo: o primeiro da turma, gozado pelos colegas por ser o “xodozinho da professora”. Nicolau não gosta muito dele.
Joaquim: ele é um ás com a bola de gude, não perde uma jogada.
Rufino: ele faz muita bobagem, mas será policial, como seu pai.


O FILME

Nicolau leva uma vida pacífica: seus pais amam mais que tudo e ele tem uma turma de amigos pestinhas para aprontar todas com ele, ou seja, a vida é perfeita e não precisa mudar.
Mas um belo dia, Nicolau ouve uma conversa entre seus pais e imagina o pior: sua mãe está grávida e ele vai ter um irmão caçula.
Com medo de ser esquecido, Nicolau reúne os amigos para ajudá-lo numa importante missão: mostrar que é indispensável.
O pequeno Nicolau

http://saladeleituraencantada.blogspot.com.br/2011/01/volta-as-aulas-do-pequeno-nicolau.html      

Nenhum comentário:

Postar um comentário