Gramática - 4º ano
Retire do texto um:
a) pronome:.....................................................................
b) verbo: ...............................................................................
c) substantivo: .................................................................
d) pronome: ........................................................................
2- Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes adequados:
a) Gabriel e André são muito inteligentes. Gabriel e André adoram estudar.
b) Joana e eu fomos ao cinema. Joana e eu assistimos o filme “A nova onda do Imperador”.
c) Pablo foi passar as férias na casa da avó. Pablo adora ir para lá.
d) Beatriz e Ana são muito amigas. Beatriz e Ana adoram brincar juntas.
3- Complete as frases com os pronomes: eu – ele – eles - nós – elas:
a) ........................ adoro tomar sorvete.
b) ........................ ficamos muito felizes com as notas das provas.
c) ........................ trabalha na fábrica de artigos esportivos.
d) ....................... foram juntas ensaiar a dança.
e) ....................... cheguei em casa atrasado.
f) ....................... eles gostam de jogar futebol nos finais de semana.
4- Circule os encontros vocálicos das palavras:
peneira coração saúde
fêmea besouro carruagem
joelho poeta água
Lua gaiola silêncio
5- Circule os dígrafos das seguintes palavras:
queimada garra flor machado assado
bravo cobra velho telha piscina
massa grama fogueira cheio passarinho
6- Separe as sílabas das palavras e classifique-as quanto ao número de sílabas (monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba)
Mês
Construção
Nascimento
Noite
Sol
Pacote
Passarinho
Casca
7- Completa as frases com os verbos entre parênteses no tempo indicado:
a) Os meninos____________ cedo para caminhar até a cachoeira. (acordar – passado)
b) Eu______________ o trabalho na casa de Pedro. ( levar – futuro)
c) Zeca________________ muitas figurinhas para a sua coleção. (comprar – presente)
a) Os meninos____________ cedo para caminhar até a cachoeira. (acordar – passado)
b) Eu______________ o trabalho na casa de Pedro. ( levar – futuro)
c) Zeca________________ muitas figurinhas para a sua coleção. (comprar – presente)
8- Completa as frases com um dos verbos entre parênteses:
a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
b) Amanhã, os alunos __________________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão)
c) Os repórteres dos telejornais ________________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)
d) Os atores____________________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)
Luciene Perez - Professores Solidários
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Exercícios de acentuação gráfica
1- Transforme os substantivos em adjetivos . Lembre-se: Os paroxítonos terminados em L devem ser acentuados.
amabilidade => amável
subst. adj.
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facilidade:_______
fragilidade:_______
|
dificuldade:_______
utilidade:_________
|
habilidade:______
agilidade:________
|
2- Acentue os paroxítonos terminados em ditongo:
dicionario , magoa , area , serio , serie , espontaneo , exercicio , agua , patio .
3- DIVERSÃO: Nestas oito palavras, está escondido um provérbio muito conhecido . Você poderá descobri-lo copiando a silaba tônica de cada uma das palavras pela ordem.
a) barracão
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b) pequeno
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c) sólido
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d) bolacha
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e) quadrado
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f) anão
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g) amor
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h) delicado
|
PROVÉRBIO: _______ ______ _______ _______ ________ _________
A B C D+E F G+H
b) Ele te
4- Escreva a regra de acentuação das palavras proparoxítonas:
5- São acentuadas as palavras paroxítonas terminadas em:
6- São acentuadas as palavras oxítonas terminadas em:
7- Quando é que acentuamos os hiatos?
8- Quando é que acentuamos os ditongos? 9- Acentue quando necessário:
bonus - faceis - orgão - limpido - urubu - horario - tenue - historia - parabens - armazens - cipo - hifen - canoa - flores - nuvem - homens - arvore - passaro - passarinho - reporter - taxi - europeu - moi - ceus - destroi- boi- reu - saida - saude - bau - saiste - caiste - moinho - moeda - palido - atraves - Marcio - boia - orfãs - juri - voo -abençoo - raiz -raizes - tres - graudo - facil frances - reune - papeis - portugues- portuguesa
9- Complete o quadro com as palavras que você acentuou no nª 6:
Proparoxítonas
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Parixítonas
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Hiato
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Oxítonas
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Ditongo aberto
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Sílvia Zamar
Acentuação Gráfica
Recebem acento gráfico
PROPAROXÍTONAS |
todas
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veículo, lâmpada
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MONOSSÍLABOS TÔNICOS
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terminados em A - E - O (S)
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pá , pás, só, sós, pé, mês
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OXÍTONAS
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terminadas em : A - E - O ( S) - EM - ENS
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babá, babás, café, cafés, vovó, vovós, também, parabéns
|
Observe o quadro atentamente e responda:
a) Quais são as palavras mais fáceis de serem acentuadas. Por quê?
b) Qual é a única diferença na regra de acentuação dos oxítonos e dos monossílabos tônicos?
c) O que significa ( s), que aparece na coluna dos monossílabos tônicos e dos oxítonos?
2. Observe as palavras abaixo:
lâmpada - veículo mês - pé vovô - vovó
Por que umas palavras têm acento agudo ( ‘) e outras têm acento circunflexo ( ^) ?
3.Veja agora o mesmo quadro simplificado:
Proparoxítonas
|
todas
|
Monossílabos tônicos
|
a - e - o ( s)
|
Oxítonas
|
a - e - o ( s ) - em - ens
|
è Escreva no caderno, o quadro acima, sem olhar na folha. Faça isso até acertar.
Agora vamos fazer uma série de exercícios para você aprender a aplicar o quadro.
4. Todas as palavras abaixo são proparoxítonas. Coloque acento na sílaba adequada:
silaba , lampada , transito , palido , rapido , paralelepipedo , Hercules
5. Das palavras abaixo, algumas são proparoxítonas, outras não. Acentue as proparoxítonas:
amava , amavamos , andarei , limpidos , facilidade , queriamos , queremos , quilometro , nuvens.
6. Todos os monossílabos abaixo são tônicos. Acentue quando for necessário:
pe , po , pa , mi , re , tu , nem , pai , quem , vou , Deus , sol , la, ca.
7. Veja as palavras oxítonas abaixo:
café, será, vovô , feroz, ipês, Pererê, parabéns, andarei, jabuti, alguém, urubu, trenós, jiló
Copie:
a) As palavras oxítonas acentuadas são:
b) As palavras oxítonas não acentuadas são:
8. Por que trenós leva acento e feroz não leva?
9. Veja se consegue decifrar o enigma:
Oxítona e paroxítona são proparoxítonas.
Proparoxítonas também são.
10. Abaixo estão misturados monossílabos tônicos e átonos. Acentue quando for necessário:
ve, for, le, lhe, cem, sem, te, Ze, fez, flor, mau, mal, grau, tras, traz, fe, já, pos, há , ma.
11. Por que alguém leva acento e bem não leva?
12. Por que urubu não leva acento?
13. Acentue as palavras oxítonas abaixo quando necessário:
Saci, querer, cipo, tatu, angu, veloz, falara, ninguem , degrau, frances, toto, tatu, atraves,. Vaivem .
14. Separe as palavras em 3 grupos: proparoxítonas, oxítonas e monossílabos tônicos ( acentue-as se for necessário): Ines, alem, Africa, trem, angu, arvore, passaro, ingles, onibus, Satanas, po, porem, vi, re
proparoxítonos:
oxítonos:
monossílabos tônicos
15. ATENÇÃO: As formas verbais OXÍTONAS terminadas em a, e, o seguidas de lo, la, los las, são acentuadas. Ex.: carregá-la , vendê-lo
è Acentue apenas as formas verbais terminadas em a, e,o.
termina-las traduzi-los escreve-los
pedi-lo leva-la compo-lo
escreve-lo ouvi-la entende-la
vende-lo ampara-lo deve-lo
16. PESQUISA:
Os monossílabos tônicos e as palavras oxítonas estão por toda parte. Selecione 5 livros ou revistas que você tem em casa. Copie de cada um as 5 primeiras palavras oxítonas ou monossílabos tônicos que você encontrar. Não vale repetir
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