"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Gramática - 4º ano


Retire do texto um:
   a) pronome:.....................................................................
   b) verbo: ...............................................................................
   c) substantivo: .................................................................
   d) pronome: ........................................................................

2- Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes adequados:
a) Gabriel e André são muito inteligentes. Gabriel e André adoram estudar.
b) Joana e eu fomos ao cinema. Joana e eu assistimos o filme “A nova onda do Imperador”.
c) Pablo foi passar as férias na casa da avó. Pablo adora ir para lá.
d) Beatriz e Ana são muito amigas. Beatriz e Ana adoram brincar juntas.

3- Complete as frases com os pronomes: eu – ele – eles - nós – elas:
a) ........................ adoro tomar sorvete.
b) ........................ ficamos muito felizes com as notas das provas.
c) ........................ trabalha na fábrica de artigos esportivos.
d) ....................... foram juntas ensaiar a dança.
e) ....................... cheguei em casa atrasado.
f) ....................... eles gostam de jogar futebol nos finais de semana.

4-  Circule os encontros vocálicos das palavras:
peneira                                         coração                                         saúde
fêmea                                           besouro                                        carruagem      
joelho                                           poeta                                            água
Lua                                               gaiola                                            silêncio

5- Circule os dígrafos das seguintes palavras:
queimada                      garra                     flor                       machado                     assado
bravo                           cobra                     velho                     telha                           piscina
massa                           grama                    fogueira                cheio                          passarinho

6- Separe as sílabas das palavras e classifique-as  quanto ao número de sílabas (monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba)
                                                                              
Mês
Construção
Nascimento
Noite
Sol
Pacote
Passarinho
Casca

7- Completa as frases com os verbos entre parênteses no tempo indicado:
a) Os meninos____________ cedo para caminhar até a cachoeira. (acordar – passado)
b) Eu______________ o trabalho na casa de Pedro. ( levar – futuro)
c) Zeca________________ muitas figurinhas para a sua coleção. (comprar – presente)

8- Completa as frases com um dos verbos entre parênteses:
a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)

b) Amanhã, os alunos __________________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão)

c) Os repórteres dos telejornais ________________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)

d) Os atores____________________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)

Luciene Perez - Professores Solidários

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Exercícios de acentuação gráfica



1- Transforme os substantivos em adjetivos . Lembre-se: Os paroxítonos terminados em L devem ser acentuados.
amabilidade => amável
   subst.               adj.
facilidade:_______
fragilidade:_______
dificuldade:_______
utilidade:_________
habilidade:______
agilidade:________

2- Acentue os paroxítonos terminados em ditongo:
dicionario , magoa , area , serio , serie , espontaneo , exercicio , agua , patio .

3- DIVERSÃO: Nestas oito palavras, está escondido um provérbio muito conhecido . Você poderá descobri-lo  copiando a silaba tônica de cada uma das palavras pela ordem.
a) barracão
b) pequeno
c) sólido
d) bolacha
e) quadrado
f) anão
g) amor
h) delicado


 PROVÉRBIO: _______ ______ _______ _______ ________ _________
                         A          B           C           D+E         F             G+H

b) Ele te

4- Escreva a regra de acentuação  das palavras proparoxítonas:
5- São acentuadas as palavras paroxítonas terminadas em:

6- São acentuadas as palavras oxítonas terminadas em:

7- Quando é que acentuamos os hiatos?

8- Quando é que acentuamos os ditongos? 9- Acentue quando necessário:
bonus - faceis - orgão - limpido - urubu - horario - tenue  - historia - parabens - armazens - cipo - hifen - canoa -  flores - nuvem - homens - arvore - passaro - passarinho - reporter - taxi - europeu - moi - ceus - destroi- boi- reu - saida - saude - bau - saiste - caiste - moinho - moeda - palido - atraves - Marcio - boia - orfãs - juri  - voo -abençoo - raiz  -raizes  - tres - graudo - facil  frances - reune - papeis - portugues- portuguesa

9- Complete o quadro com as palavras que você acentuou no nª 6:

Proparoxítonas
Parixítonas
Hiato
Oxítonas
Ditongo aberto


















                                                                      Sílvia Zamar

Acentuação Gráfica

Recebem  acento gráfico

PROPAROXÍTONAS

todas
veículo, lâmpada
MONOSSÍLABOS TÔNICOS
terminados em  A - E - O (S)
pá , pás, só, sós, pé, mês
OXÍTONAS
terminadas em : A - E - O ( S) - EM - ENS
babá, babás, café, cafés, vovó, vovós, também, parabéns
Observe o quadro atentamente e responda:

a) Quais são as palavras mais fáceis de serem acentuadas. Por quê?

b) Qual é a única diferença na regra de acentuação dos oxítonos e dos monossílabos tônicos?

c) O que significa ( s), que aparece na coluna dos monossílabos tônicos e dos oxítonos?

2. Observe as palavras abaixo:

     lâmpada - veículo        mês  - pé        vovô - vovó

Por que umas palavras têm acento agudo ( ‘) e outras têm acento circunflexo ( ^) ?


3.Veja agora o mesmo quadro simplificado:

Proparoxítonas
todas
Monossílabos tônicos
a - e - o  ( s)
Oxítonas
a - e - o  ( s ) - em - ens

è Escreva no caderno, o quadro acima, sem olhar na folha. Faça isso até acertar.
Agora vamos fazer uma série de exercícios para você aprender a aplicar o quadro.

4. Todas as palavras abaixo são proparoxítonas. Coloque acento na sílaba adequada:
     silaba  ,  lampada ,  transito   ,   palido    ,   rapido  ,   paralelepipedo  ,  Hercules

5. Das palavras abaixo, algumas são proparoxítonas, outras não. Acentue as proparoxítonas:
    amava , amavamos , andarei , limpidos , facilidade , queriamos , queremos , quilometro , nuvens.


6. Todos os monossílabos abaixo são tônicos. Acentue quando for necessário:
     pe , po , pa , mi , re , tu , nem , pai , quem , vou , Deus , sol , la, ca.

7. Veja as palavras oxítonas abaixo:

     café, será, vovô , feroz, ipês, Pererê, parabéns, andarei, jabuti, alguém, urubu, trenós, jiló
Copie:
a) As palavras oxítonas acentuadas são:
b) As  palavras oxítonas não acentuadas  são:

8. Por que  trenós leva acento e feroz não leva?

9. Veja se consegue decifrar o enigma:

     Oxítona e paroxítona são proparoxítonas.
     Proparoxítonas também são.


10. Abaixo estão misturados monossílabos tônicos e átonos. Acentue quando for necessário:
      ve, for, le, lhe, cem, sem, te, Ze, fez, flor, mau, mal, grau, tras, traz, fe, já, pos, há ,  ma.

11. Por que alguém leva acento e bem não leva?

12. Por que urubu não leva acento?


13. Acentue as  palavras oxítonas abaixo quando necessário:

      Saci, querer, cipo, tatu, angu, veloz, falara, ninguem , degrau, frances, toto, tatu, atraves,. Vaivem .

14. Separe as palavras em 3 grupos: proparoxítonas, oxítonas e monossílabos tônicos  ( acentue-as se for necessário): Ines, alem, Africa, trem, angu, arvore, passaro, ingles, onibus, Satanas, po, porem, vi, re

proparoxítonos:
oxítonos:
monossílabos tônicos

15. ATENÇÃO:  As formas verbais OXÍTONAS  terminadas em a, e, o seguidas de lo, la, los las, são acentuadas. Ex.:  carre-la  ,  ven-lo 

è Acentue apenas as formas verbais terminadas em  a, e,o.

termina-las                             traduzi-los                                                  escreve-los
pedi-lo                                     leva-la                                                        compo-lo
escreve-lo                              ouvi-la                                                        entende-la
vende-lo                                 ampara-lo                                                  deve-lo

16. PESQUISA:
      Os monossílabos tônicos e as palavras oxítonas estão  por toda parte. Selecione 5  livros ou revistas que você tem em casa. Copie de cada um as 5 primeiras palavras oxítonas ou  monossílabos tônicos que você encontrar. Não vale repetir

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