"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Plano de trabalho - "As abelhas" Vinicius de Moraes

Área do conhecimento:
Língua Portuguesa, Matemática, Arte,
 
Conteúdo:
Linguagem oral, leitura e escrita
Interpretação oral e escrita
Produção textual

Objetivos:
- Conhecer o poema: As abelhas;
- Conversar sobre as características dos poemas;
- Criar o hábito de escutar e recitar poemas;
- Identificar as palavras que rimam no poema;
- Brincar com rimas;
- Fazer listas de palavras que rimam; 
- Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;
- Favorecer a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma;
- Ensaiar um recital com diferentes vozes.  

Desenvolvimento:
A Arca de Noé
Vinicius de Moraes
Ilustrações de Laurabeatriz
São Paulo: Companhia da Letrinhas
Apresentação do livro para os alunos, explorando o nome da obra, autora do livro, editora, imagem e chamar a atenção para as características próprias de um livro de poemas. Apresentar o sumário e realizar uma prática comum entre os leitores: localizar em qual página está o poema que será lido pela professora.


Informações sobre o livro: A primeira edição de "A arca de Noé" foi publicada em 1970 e muito bem recebida pela crítica. A permanência desses poemas no imaginário das crianças é prova de que se trata de um clássico. Como o título sugere, a maioria dos poemas que compõem essa obra tem como tema os animais. São 32 poemas ao todo, sendo 23 dedicados aos bichos. Os demais versam sobre desde aspectos religiosos a objetos caseiros e elementos da natureza. Nos poemas sobre animais, encontramos formatos diversos para os textos: há aqueles nos quais o próprio animal se apresenta (A pulga e O porquinho), outros em que um suposto narrador conta em versos as peripécias ou características do bichinho (O pato, O peru, O gato), e também os que aparecem em forma de conversa (O pinguim e O elefantinho). Em todos eles, o humor se apresenta no modo irreverente como os animais desfilam em cada poema. Outro aspecto dessa obra é a musicalidade dos textos. Não só porque boa parte dos poemas virou música na parceria do autor com o compositor Toquinho – basta ouvir os CDs Arca de Noé I e Arca de Noé II -, mas também pelos recursos linguísticos utilizados. As ilustrações em preto e branco de Laurabeatriz apresentam um estilo leve, que opta pelo tracejado e pelo pontilhado em alguns casos. Os desenhos ocupam um pequeno espaço nas páginas e primam pela delicadeza. Folheando o livro de perto é que o leitor pode apreciar as imagens e associá-los aos textos.   


Escrever o poema em um cartaz e fixar na sala de aula, ler para os alunos com ritmo e entonação apontando o poema enquanto lê:
AS ABELHAS
A ABELHA MESTRA
E AS ABELHINHAS
TÃO TODAS PRONTINHAS
PARA IR PARA FESTA
NUM ZUNE-QUE-ZUNE
LÁ VÃO PARA O JARDIM
BRINCAR COM A CRAVINA
VALSAR COM O JASMIM
DA ROSA PARA O CRAVO
DO CRAVO PARA A ROSA
DA ROSA PRO FAVO
E DE VOLTA PARA A ROSA
VENHAM VER COMO DÃO MEL
AS ABELHAS DO CÉU.
A ABELHA RAINHA
ESTÁ SEMPRE CANSADA
ENGORDA A PANCINHA
E NÃO FAZ MAIS NADA
NUM ZUNE-QUE-ZUNE
LÁ VÃO PARA O JARDIM
BRINCAR COM A CRAVINA
VALSAR COM O JASMIM
DA ROSA PARA O CRAVO
DO CRAVO PARA A ROSA
DA ROSA PRO FAVO
E DE VOLTA PARA A ROSA
VENHAM VER COMO DÃO MEL
AS ABELHAS DO CÉU.
VINICIUS DE MORAES

Convidar os alunos para lerem o poema junto com a professora apontando as palavras;

Convidar os alunos para ouvirem o CD com o cantor e compositor Moraes Moreira cantando a música As abelhas: 

Ou ouvirem o CD com a música As abelhas:


A ABELHA MESTRA E AS ABELHINHAS ESTÃO TODAS PRONTINHAS PARA IR PARA FESTA. A ABELHA VAI PARA O JARDIM BRINCAR COM A CRAVINA VALSAR COM O JASMIM, DA ROSA PARA O CRAVO, DO CRAVO PARA A ROSA. DA ROSA PRO FAVO E DE VOLTA PARA A ROSA. REPRESENTE ATRAVÉS DE DESENHO AS ABELHAS NO JARDIM.

Varal do alfabeto ou alfabeto móvel para formar a palavra ABELHA e outras que aparecem na letra da música: JASMIM, ROSA, CRAVO, FAVO;

Observe a palavra:

A

B

E

L

H

A

a) Pinte as vogais de amarelo e as consoantes de azul.
b) Quantas letras tem a palavra? _______
c) Qual é a letra que se repete? _______
d) Vamos separar em sílabas?




No quadro abaixo está escrito a palavra ABELHA, em cada linha está faltando uma letra. Complete com a letra faltosa:



A

B

E

L

H

A


A



E

L

H

A




B

E

L

H

A


A

B

E

L

H




A



E

L

H

A


A

B



L

H

A

Produção textual. Agora é hora de escrever, imagine que as abelhinhas vão dar uma festa no jardim. Você vai escrever um lindo convite para os bichinhos participarem da festa. Lembre-se de escrever no convite o local e a hora onde se realizará a festa.

Fixar um cartaz na sala de aula com lista de palavras com a sílaba da letra B para leitura e consulta:

BA
BE
BI
BO
BU
BALA
BATA
BALEIA
BAÚ
BABADO
BAILE
BALÃO
BELA
BELO
BEBÊ
BETA
BEXIGA
BEBIDA
BEGE
BICA
BICO
BIFE
BISCOITO
BINGO
BICUDO
BICHO
BOCA
BOTA
BOI
BOCA
BOLO
BOTE
BODE
BULA
BULE
BURRO
BUZINA
BUJÃO
BUGIO
BÚFALO

Trabalhando com quantidades. De acordo com o número, desenhe abelhas para representar a quantidade:

3

5

7

8

9

 Sugestão: trabalhar as palavras do caça palavras e da cruzadinha primeiramente no varal de alfabeto ou alfabeto móvel.

Laboratório de informática: Pesquisar os tipos de abelhas

Recursos: CD A arca de Noé; livro de Literatura Infantil de Vinicius de Moraes "A arca de Noé"; cartazes, Caderno de orientações: poemas. - São Paulo, SP: Ministério da Educação, 2011 (Projeto Trilhas)


Avaliação: 
A professora deve observar o interesse dos alunos acerca do assunto e a busca de novas informações através das leituras propostas, ilustrações e materiais de pesquisa trazidos para a sala por ela e/ou alunos.
Ao término das atividades, verificar se os alunos demonstraram interesse em compartilhar as informações que aprenderam sobre as abelhas e ampliaram seus conhecimentos sobre este tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário