PROJETO VINICIUS DE MORAES
PROJETO VINICIUS PARA CRIANÇAS
Público alvo: FASE II- B – 5 ANOS
PROFª ARMINDA
DURAÇÃO: ABRIL A OUTUBRO- 6 MESES
Justificativa:
Considerando que na Educação Infantil a leitura e a escrita são trabalhadas, ainda que de forma não convencional; e que é importante o educador propor atividades lúdicas que favoreçam a evolução da escrita das crianças; utilizando-se, sobretudo da linguagem do desenho e da pintura, permitindo que as crianças sejam autoras de suas próprias obras;
Considerando ainda que, a formação dos futuros leitores está vinculada à presença constante dos diversos gêneros textuais, mesmo no contexto escolar da Educação Infantil daremos foco no letramento e na pseudoleitura como forma de inserir nossos alunos no ambiente letrado, utilizando as letras das músicas para que forma prazerosa, possamos letrar e ampliar o repertório linguístico de nossos alunos.
Objetivo Geral:
Oportunizar as crianças da Educação Infantil, o acesso ao universo literário de Vinícius de Moraes, mobilizado pela poesia, música, arte e conhecimento biográfico sobre o autor.,levando-as a constituírem uma relação diferenciada com linguagem literária e, consequentemente, tornarem-se futuros leitores e produtores de textos competentes.
Desenvolvimento das Atividades:
Identidade e Autonomia:
.Identificar progressivamente algumas singularidades próprias; das pessoas com as quais convive no seu cotidiano e do poeta e compositor Vinícius de Moraes;
. Respeitar as regras simples de convívio social. (Combinados da turma ).
. Comunicar e expressar seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.
. Participar em brincadeiras, casinha, pular corda, imitar cantor (a), dançarino (a), etc., meninos e/ou meninas.
Linguagem oral e escrita:
• Ouvir poemas, e poesias lidas pelo professor;
. Pesquisar a vida e obras do autor;
• Ouvir, recontar, e escrever usando a professora como escriba, a biografia de Vinícius de Moraes;
. Realizar coletivamente listas dos ofícios do autor;
. Estabelecer relações entre leitura e escrita (pseudoleitura e letramento);
•localizar palavras nas letras das músicas ou poemas;
• Leitura coletiva das poesias e das músicas de Vinícius de Moraes
. Escrita coletiva de listas relacionadas às músicas e poesias ( animais, personagens, palavras iniciadas com a mesma letra, etc.)
• Conversar sobre as obras de Vinícius de Moraes;
• Descobrir a importância da poesia e da música como forma de expressão e comunicação;
. Perceber a função social da leitura e da escrita através de diversos usos da língua;
• Ler e interpretar oralmente pequenos textos poéticos de Vinícius de Moraes;
• Diferenciar letra, desenho e números.
• Leitura coletiva das músicas e poemas de Vinícius de Moraes
• Compreensão oral de textos poéticos e músicas;
• Montagem coletiva de pequenos textos, com frases fatiadas;
• Ilustração de poesias e músicas;
. Elaborar listas das canções, ou poesias conhecidas e trabalhadas em classe.
. Escutar obras musicais de Vinícius de Moraes feito para as crianças;
. Conhecer as diversas obras do compositor Vinícius de Moraes;
. Escuta de sons do ambiente: pássaros, cães, a sirene da ambulância, o barulho do carro e identificá-los;
. Escutar música sem texto, para que as crianças possam perceber sentir e ouvir, deixando-se guiar pela sensibilidade, pela imaginação e pela sensação que a música lhes sugere e comunica.
.Atividades de audição e apreciação musical, para o desenvolvimento da capacidade de atenção e concentração das crianças.
Linguagem Corporal:
.Incentivar as crianças a produzirem coreografias de acordo com as ideias que as letras das canções de Vinícius de Moraes sugerem. Ex: Lá vem o pato; A foca; A casa; O gato; O pinguim; O elefantinho, etc.
.Brincadeira de faz de conta utilizando fantasias variadas, maquiagem, roupas velhas de adultos, sapatos, bijuterias e acessórios, para diante do espelho construir e afirmar a imagem corporal e perceber que sua imagem muda sem que se modifique a sua pessoa.
.Perceber estruturas rítmicas para expressarem-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
Linguagem Matemática:
.Listar e fazer a contagem dos elementos contidos nas letras das canções de Vinícius de Morares.
.Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
.Comunicar quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
. Utilizar noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.
- realizar coletivamente a ficha técnica dos animais citado nas músicas.
Natureza e Sociedade:
.Perceber e representar o corpo como instrumento de autoexpressão e comunicação.
. Perceber a existência de regras sociais de convivência.
. Conhecer modo de ser, viver e trabalhar do poeta e compositor Vinícius de Moraes.
. Valorizar atitudes de manutenção e preservação do espaço escolar.
PRODUTO FINAL:
- Confeccionar animais (das poesias e músicas) com sucatas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário