"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

REA: ARTES
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CONCEITOS DE CARACTERÍSTICAS
PROCEDIMENTOS: NO PAPEL PARDO SERÁ RECORTADO UM BONECO E  O ALUNO DESENHAR O OLHO, NARIZ BOCA E ROUPAS ,O BONECO DEVE FICAR “PARECIDO” COM A CRIANÇA.
EXPOR NO MURAL DA SALA DE AULA.


ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CAPACIDADE DE SE COMUNICAR E DE EXPRESSAR SUAS PRÓPRIAS IDEIAS
PROCEDIMENTOS:
RODA DE CONVERSA SOBRE “MINHA BRINCADEIRA PREFERIDA”, TODOS PARTICIPARÃO DA CONVERSA E DEPOIS FAZER O REGISTRO EM PAPEL A4 SOBRE A BRINCADEIRA PREFERIDA


ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CAPACIDADE DE SE COMUNICAR E DE EXPRESSAR SUAS PRÓPRIAS IDEIAS
PROCEDIMENTOS:
RODA DE CONVERSA SOBRE “MINHA BRINCADEIRA PREFERIDA”, TODOS PARTICIPARÃO DA CONVERSA E DEPOIS FAZER O REGISTRO EM PAPEL A4 SOBRE A BRINCADEIRA PREFERIDA


ÁREA: NATUREZA E SOCIEDADE
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CONCEITOS DE HIGIENE CORPORAL
PROCEDIMENTOS:  PERGUNTAR OQUE OS ALUNOS  SABEM SOBRE A HIGIENE PESSOAL E PORQUE ELA É NECESSÁRIA. DEPOIS UTILIZAR DE 2 BONECAS E DUAS BANHEIRAS ( DE BRINQUEDO), SABONETE, TOALHINHA E JUNTO COM OS ALUNOS BANHAR AS BONECAS, SEMPRE MOSTRANDO AS PARTES DO CORPO E PORQUE É NECESSÁRIA A SUA HIGIENIZAÇÃO.


ÁREA: ARTES
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CONCEITOS DE CARACTERISTICAS
PROCEDIMENTOS: NO PAPEL PARDO, RECORTE UM BONEQUINHO. PEÇA  PARA O ALUNO DESENHAR O OLHO, NARIZ BOCA E ROUPAS ,O BONECO DEVE FICAR “PARECIDO” COM A CRIANÇA.
EXPOR NO MURAL DA SALA DE AULA.


ÁREA: MÚSICA E MOVIMENTO
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: CONHECER DIFERENTES CARACTERÍSTICAS
PROCEDIMENTOS: 

A COBRA E O PEZINHO DE LIMÃO
A COBRA NÃO TEM PÉ, A COBRA NÃO TEM MÃO,
COMO É QUE A COBRA SOBE NO PEZINHO DE LIMÃO (2X)
A COBRA VAI SUBINDO VAI, VAI, VAI
VAI SE ENROLANDO VAI, VAI,VAI.
A COBRA NÃO TEM PÉ, A COBRA NÃO TEM MÃO,
COMO É QUE A COBRA DESCE DO PEZINHO DE LIMÃO (2X)
A COBRA VAI DESCENDO VAI, VAI, VAI
VAI SE DESENROLANDO VAI, VAI, VAI.
USAR UM FANTOCHE/BONECO PARA DRAMATIZAR A MÚSICA "A COBRA QUE QUERIA SUBIR NO PEZINHO DE LIMÃO", MAS NÃO TEM PÉ E NÃO TEM MÃO, EXEMPLOS: O MACACO DISSE QUE USA AS MÃOS E OS PÉS, O LEÃO DISSE QUE USA AS GARRAS, A GIRAFA ALCANÇA COM O PESCOÇO.
ATÉ QUE UM DOS ANIMAIS LEMBRA A COBRA QUE ELA PODE SE ENROSCAR PARA SUBIR E DESCER, NESTE MOMENTO CANTAMOS A MÚSICA, ENROLANDO A COBRA NO PEZINHO DE LIMÃO. DEPOIS CONFECCIONAR COM  AS CRIANÇAS UM CARTAZ PARA EXPOR A MÚSICA.


ÁREA: NATUREZA E SOCIEDADE
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CONCEITOS DE HIGIENE CORPORAL
PROCEDIMENTOS:  PERGUNTAR OQUE OS ALUNOS  SABEM SOBRE A HIGIENE PESSOAL E PORQUE ELA É NECESSÁRIA. DEPOIS UTILIZAR DE 2 BONECAS E DUAS BANHEIRAS ( DE BRINQUEDO), SABONETE, TOALHINHA E JUNTO COM OS ALUNOS BANHAR AS BONECAS, SEMPRE MOSTRANDO AS PARTES DO CORPO E PORQUE É NECESSÁRIA A SUA HIGIENIZAÇÃO.


ÁREA: MATEMÁTICA
CONTEÚDO: CONTAGEM
OBJETIVO: CONTAGEM DAS LETRAS DOS NOMES
PROCEDIMENTOS:
FAZER UM CARTAZ PARA FICAR EXPOSTO NA SALA DE AULA COM TODOS NOMES DAS CRIANÇAS E TODOS FARÃO A CONTAGEM DAS LETRAS DE SEU NOME.


ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: IDENTIFICAR CARACTERISTICAS PRÓPRIAS
PROCEDIMENTOS:
CONVERSA DE RODA SOBRE A COR DOS OLHOS, CABELOS E COR DA PELE. DEPOIS OS ALUNOS IRÃO PINTAR O DESENHO CONFORME SUA APARÊNCIA.


ÁREA: NATUREZA E SOCIEDADE
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: CONFECÇÃO DE UMA CARTEIRA DE IDENTIDADE
PROCEDIMENTOS:  CONFECCIONAR JUNTO COM OS ALUNOS UMA CARTEIRA DE IDENTIDADE COM ALGUMAS INFORMAÇÕES COMO NOME, NOME DOS PAIS, FOTO, E CARIMBO DO DEDÃO.


ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: CONHECER SUAS CARACTERISTICAS E DE SEUS COLEGAS
PROCEDIMENTOS:  ADIVINHE QUEM É? - AS CRIANÇAS SENTADAS EM CÍRCULO - PROFESSOR VAI DANDO DICAS DE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, DE PERSONALIDADES, CARÁTER, HÁBITOS, PERTENCES DE UM ALUNO E TODOS TERÃO QUE DESCOBRIR QUEM É.


ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CAPACIDADE DE SE COMUNICAR E DE EXPRESSAR SUAS PRÓPRIAS IDEIAS
PROCEDIMENTOS:
RODA DE CONVERSA SOBRE O QUE GOSTA, DÊ PARA AS CRIANÇAS REVISTAS VARIADAS – (PARA QUE RECORTEM FIGURAS DAS COISAS QUE GOSTAM) DEPOIS FAZER UM TRABALHO DE COLAGEM COM O TEMA.


SUGESTÃO DE BRINCADEIRAS

CAUDA DO DRAGÃO

TODOS OS PARTICIPANTES FICAM EM PÉ, EM UMA FILA INDIANA COM AS MÃOS NA CINTURA UM DO OUTRO, FORMANDO UM DRAGÃO. O PRIMEIRO INTEGRANTE DA FILA, REPRESENTANDO A CABEÇA DO DRAGÃO, TERÁ COMO OBJETIVO PEGAR O ÚLTIMO DA FILA, QUE REPRESENTARÁ A CAUDA. AO SINAL DO EDUCADOR, O "DRAGÃO" PASSARÁ A SE MOVIMENTAR, CORRENDO MODERADAMENTE, SOB O COMANDO DA CABEÇA QUE TENTARÁ PEGAR A CAUDA. ESTA, POR SUA VEZ, FARÁ MOVIMENTOS NO SENTIDO DE EVITAR QUE ISSO ACONTEÇA. A BRINCADEIRA CONTINUARÁ ENQUANTO DURAR O INTERESSE DAS CRIANÇAS.

COBRA CEGA

DE OLHOS VENDADOS, UM DOS PARTICIPANTES SERÁ A CABRA-CEGA QUE TENTARÁ PEGAR OS OUTROS JOGADORES. O PRIMEIRO A SER PEGO PASSA AO POSTO DE CABRA-CEGA.

QUEM É O AMIGO?

VENDAR OS OLHOS DE UMA CRIANÇA E PEDIR QUE ELA PEGUE EM UM COLEGA E TENTE ADIVINHAR QUEM É ATRAVÉS DO TATO.

ACHE SEU TESOURO

COLOQUE UM OBJETO DE CADA ALUNO EM UMA CAIXA E VIRE-A NO CHÃO, DEIXE QUE ELES ACHEM SEUS OBJETOS.( PODE SER FEITA COM OS SAPATOS).

CHEFINHO MANDOU

UM DOS PARTICIPANTES É ENCARREGADO DE SER O MESTRE E FICARÁ A FRENTE DOS OUTROS JOGADORES. ELE DARÁ AS ORDENS E TODOS OS SEGUIDORES DEVERÃO CUMPRI-LAS DESDE QUE SEJAM PRECEDIDAS DAS PALAVRAS DE ORDEM: “CHEFINHO MANDOU”





Nenhum comentário:

Postar um comentário