Material adaptado : Paralisia Cerebral
Estimulação Sensorial na Paralisia Cerebral
Objetivo : Concretizar o lúdico, transformando personagens das historias em algo que a criança possa palpar é uma ferramenta enriquecedora para o processo de assimilação de aprendizados pelo aluno.
Desenvolvimento : Utilizando das cotidianas fichas com texturas, comuns no trabalho com crianças com Paralisia Cerebral desenvolvi este novo olhar, onde os personagens foram transformados em texturas também, e que acompanhados das fichas e da narração da Historia pelo professor favorece o aprendizado dos alunos. Neste além das texturas o Livro foi feito com Comunicação Alternativa. A estoria deve ser contada ao aluno pelo professor, no desenvolvimento da estoria os personagens são apresentados e o aluno poderá sentir a textura de cada um.
O livro escolhido Foi A Boca Do sapo [ A boca do Sapo/ Mary França. [Ilustrações] Eliardo França - 12 ed. São Paulo: Ática. 1999]
domingo, 4 de maio de 2014
Adaptação de Material : Educação Especial e inclusiva/ Deficiência Visual
No trabalho pedagógico com deficientes visuais devemos desenvolver as habilidades táteis, pois através das experiencias táteis eles conhecerão o mundo e se desenvolverão no código Braille. Neste sentido varias atividades podem ser realizadas para desenvolver a sensibilidade das mãos: alinhavo, brincadeiras com texturas, alfabetização no Braille, etc. Pensando nessa estimulação produzi uma serie de materiais para serem usados com estes alunos.
*DICA ÉTICA: Não deixa de dar capricho aos materiais produzidos porque eles serão para pessoas com deficiência visual, uma coisa não justifica à outra.
*DICA MONTAGEM DE MATERIAL : Eu aproveitei caixas de produtos com inscrições em Braille na produção de materiais, fiz o recorte das inscrições e usei elas para enriquecer o material.
Vejamos alguns materiais adaptados:
Alfabetização/Ensino do Braille |
Alfabetização/Ensino do Braille |
Alfabetização/Ensino do Braille |
Jogo de Encaixe com texturas diferentes |
Geometria: Produza materiais em terceira dimensão |
|
|
|
Matemática/Geometria : agrupamento com formas geométricas planas |
Jogo da Memoria com código Braille |
sábado, 3 de maio de 2014
Adaptação de Material : Brincando com tampinhas
Adaptação de Material na Educação Inclusiva
Incluir não é apenas aceitar a matricula do aluno, vai muito alem disso. A pratica pedagógica deve fomentar uma educação de qualidade e que respeite a todos os envolvidos nela. É preciso garantir acesso e permanência do aluno, e por permanência deduzimos boa convivência e pleno desenvolvimento, para todos. Quando nos vemos na sala de aula com o aluno de inclusão temos de pensar em como fazer com que a aprendizagem o atinja. Sabemos que as imagens favorecem na aprendizagem dos conteúdos ( quando se mostra uma imagem são produzidos oito vezes mais fatores neurotróficos do que quando mostramos apenas uma palavra). Na educação especial temos de valorizar dois pontos fortes : as imagens e o concreto. Muitas vezes quando tentamos explicar algum conceito aos alunos eles não entendem, mas se reforçamos o ensino através das imagens e do concreto obtemos um resultado bem melhor. A lei prevê, e a razão também, que deve haver uma adaptação do currículo escolar, para que a criança incluída possa realizar atividades dentro do mesmo conteúdo que as demais na sala, mas de modo que possa se desenvolver bem, nisto a adaptação dos conteúdos e materiais é exigida.
BRINCANDO COM TAMPINHAS
Tanto no AEE quanto na sala de aula regular podemos adaptar atividades através de jogos prontos ou mesmo produzir uma infinidade de materiais novos através de reciclagem/reaproveitamento. Usando um material tão simples, como tampinhas, podemos trabalhar muitos conceitos próprios de serem ensinados nos anos iniciais : cores, agrupamento, quantificação. Além disso podemos adaptar as ações para desenvolver coordenação motora, movimento de pinça e outros. Nas fotos temos alguns exemplos dessas atividades com tampinhas.
alfabetização: trabalhe com dissílabos flexíveis |
Matematica |
Matemática : separar por cores e colocar em ordem de acordo com a quantidade |
Agrupamento por cores |
Sela Braille |
BADO, AGOSTO 13, 2016
A boca do sapo>Estímulos literários e inclusivos>13/08/2016
A BOCA DO SAPO
O SAPO ESTAVA NA BEIRA DO RIO.
PASSOU O BODE E FALOU:
__ SAPO VOCÊ TEM UMA BOCA GRANDE!
O SAPO RESPONDEU:
__ NÃO. MINHA BOCA É PEQUENA.
E O BODE FALOU:
__BOCA PEQUENA É A BOCA DO TATU.
PASSOU O TATU E FALOU:
__SAPO VOCÊ TEM UMA BOCA GRANDE!
O SAPO RESPONDEU:
__ NÃO. MINHA BOCA É PEQUENA.
E O TATU FALOU:
__ BOCA PEQUENA É A BOCA DO GATO.
PASSOU O GATO E FALOU:
__ SAPO VOCÊ TEM UMA BOCA GRANDE!
O SAPO RESPONDEU:
__ NÃO. MINHA BOCA É PEQUENA.
E O GATO FALOU:
__ BOCA PEQUENA É A BOCA DO COELHO.
O COELHO CHEGOU FALANDO:
__ VAI GANHAR O BOLO QUEM APAGAR AS VELAS
COM UM SOPRO SÓ!
E O SAPO TODO CONTENTE FALOU:
__ ORA...QUEM TEM A BOCA GRANDE SOU EU!
MARY FRANÇA E ELIARDO FRANÇA
Nenhum comentário:
Postar um comentário