"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Abstrair o sentido de uma história (mensagem do filme);
  2. Formar diferentes conceitos de família a partir de um filme;
  3. Compreender o que é resumo e resenha;
  4. Fazer resumo oral;
  5. Identificar situações de abandono (desrespeito ao ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente);
  6. Identificar os valores que o filme reforça nas relações familiares;
  7. Desenvolver a consciência dos direitos e  dos deveres e o senso crítico;
  8. Escrever frases e textos;
  9. Formular hipóteses.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos - quatro atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, para as atividades de Língua Portuguesa é importante que eles já construam pequenos textos, mas caso ainda não tenham vivência com textos narrativos, esta é uma excelente atividade para você introduzir o tema. Não é necessário trabalhar conhecimentos prévios relativos ao conceito de família, pois vamos partir do conhecimento de vida, ou seja, a idéia de família que eles construíram ao longo de sua vida.
Estratégias e recursos da aula
 A aula acontecerá por meio de três atividades:
  •  Exibição do filme “A família do futuro”;
  •  Dinâmica da batata quente;
  •  Discussão oral;
  •  Estudo orientado através de perguntas;
  •  Produção de um texto narrativo.

Recursos materiais e equipamentos que serão utilizados nas atividades propostas:
  • TV;
  • DVD do filme “A família do futuro”;
  • Bola ou batata;
  • Caixa de som e microfone;
  • Caderno.
1ª Atividade:  aproximadamente  120 minutos.

Fonte imagem 1- http://i.s8.com.br/images/books/cover/img9/1966839.jpg
-Professor, organize o espaço para que fique confortável para os alunos.
-Crie expectativa sobre a aula e informe que assistirão a um filme muito interessante. Lembre-os  que o filme além de uma atividade de lazer (diversão) é um recurso para trabalhar  o tema que estão  estudando (ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente), sendo que o foco da discussão será família. -Defina com os alunos as regras da aula e que após o término do filme terão que contá-lo.
CINEMA NA ESCOLA
-Projete o filme: “A família do futuro”.  Uma aventura eletrizante que vai te levar para um mundo cheio de imaginação e surpresas. Junte-se a Lewis, um jovem e brilhante inventor, enquanto ele embarca em uma viagem no tempo para encontrar a família que ele nunca conheceu.  Walt Disney
-Se possível leve milho de pipoca e solicite que as funcionárias da cantina façam pipoca para você servir na hora do filme. Os alunos vão adorar! Mas, estabeleça regras com o grupo, pois eles devem perceber que este também é um momento de aprendizagem.  

2ª Atividade:  aproximadamente   60 minutos.
DEBATE DO FILME
-Discuta o filme com os alunos, levante as situações que mais chamou a atenção deles.
-Sorteie ou indique alguns alunos para contarem o filme resumidamente.
-Aproveite para trabalhar o que é resumo – “Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva certo conteúdo. Isto significa reduzir a termos breves e precisos a parte essencial de um tema”.
Fonte: http://www.ucb.br/prg/comsocial/cceh/normas_organinfo_resumo.htm   
Dinâmica da batata quente
-Utilize esta dinâmica para os alunos recontarem o filme respeitando a sequência de fatos da história. Com esta atividade vamos trabalhar a sequência lógica de ideias, uma etapa fundamental para a elaboração de textos.
Desenvolvimento da dinâmica:
  1. Professor, utilize uma bola, uma batata ou a própria capa do filme.
  2. Os alunos deverão estar em círculo.
  3. A bola ou o objeto definido vai passando de mão em mão.
  4. Você deverá ficar de costas e com um sinal previamente combinado com os alunos: apita, bate palmas, desliga a luz, ou interrompe uma música.
  5. Com quem o objeto estiver ele deverá ficar e você se volta de frente para turma para ouvir a narração de uma parte do filme.
  6. A narração deve ser interrompida ao seu sinal, e o próximo aluno que ficar com a “batata quente” continua a contar o filme dando sequência de onde o colega parou.
  7. Poderão ser feitas intervenções por outros alunos para ajudar o colega narrador a lembrar de fatos ou respeitar a sequência.

A regra que deverá ter sido estabelecida antes da dinâmica. Assim professor,  você  poderá explorar o que é narrar, o que é resumo, distinguir o que é opinião e o que é fato, pois durante a narração os alunos frequentemente misturam os dois. Conclua a dinâmica fazendo com que os alunos percebam qual o sentido do filme que o autor quis passar. Professor, aproveite a mobilização gerada pelo filme e levante dados que identifiquem a estrutura de família passada pelo filme e a relacione com as das famílias dos alunos. Solicite que cada um conte com quem mora e quantas pessoas compõem sua família.

Conceitue família, a partir dos dados apresentados pelos alunos e dos conceitos elaborados por eles, sem fugir da lógica e do bom senso “A família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto”. Fonte: http://www.blog.geninhogoes.com.br/o-que-e-familia 
Solicite também, que registrem com desenho sua família e escrevam uma frase falando como ela é.
Socializando: monte um painel com este material.

3ª Atividade: aproximadamente  60 minutos.  
Momento 1-  Discussão oral.   
-Professor, levante com  os alunos as situações de sofrimento do personagem principal (criança) e dos valores que o filme ensina( bons sentimentos e boas atitudes).
-Durante a elaboração das hipóteses faça o registro na lousa, daquelas que melhor atendem ao comando.  
-Sobre o filme: “A família do futuro”, solicite que os alunos resolvam no caderno as seguintes questões:  
1.      Nome do protagonista (personagem principal)?
2.      Onde ele foi deixado?
3.      Qual o seu grande desejo?
4.      Qual tipo de família o filme mostra?
5.      Quais valores podemos observar no filme?
6.      A família do futuro tem a mesma estrutura das famílias atuais?
7.      No final do filme o que o protagonista descobre?
8.      Qual ou quais os motivos você acha que levaram a mãe do personagem do filme, a abandoná-lo em um orfanato?

Oriente os seus alunos, para que elaborem um texto narrativo, em folha separada e relatem as situações de sofrimento que caracterizam desrespeito ao ECA. Antes de iniciarem a atividade lembre-os das pontuações necessárias e como é a estrutura de um texto narrativo.
- Depois de recolher os textos solicite a autorização de um aluno em que o texto apresente muitos problemas de pontuação, ortografia e concordância, para que façam a reescrita na lousa, coletivamente, assim você poderá trabalhar as dificuldades da sala e fixar o conteúdo.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGYqoJ8Ad6kP-x-Z6EN6FCYuXvaSHaxCIUcF5NxCmEpGL2rr1406t14nS12-X_tEkqTxaoPYBAZoMreWBY8zvoETfOmp631M-F25Ge1DVuVPB1LGQurYlswjLcMDNE19h4stfq3V88nnMJ/s400/28032007015154.jpg 
Recursos Complementares
Avaliação
·  Professor, observe durante as atividades orais: resumo e dinâmica da batata quente, se os alunos conseguiram abstrair o sentido da história e se conseguiram elaborar um resumo.
·  Ao apresentar a resenha do filme observe se compreenderam este tipo de registro, através de questionamentos e intervenções.
·  Professor, utilize a construção do texto / a reescrita para verificar a capacidade de elaboração escrita e se identificaram as situações de abandono e quais direitos da criança não foram respeitados.
·  Durante as discussões e levantamento das hipóteses observe o senso crítico dos alunos.
·  Antes do filme e das discussões provavelmente o conceito de família dos alunos era mais fechado, durante a elaboração do conceito feito por eles no grupo, você poderá verificar  maior aceitação quanto as diferentes estruturas familiares existentes.
Opinião de quem acessou

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