"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Projeto: Ler com Prazer

PROJETO

LER COM PRAZER

“A leitura é uma porta aberta
 para um mundo de descobertas sem fim.”
                                 Sandro Costa
São Desidério-Ba
Projeto Ler com Prazer
Duração: 2012 a 2013
Séries Atendidas: 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental

APRESENTAÇÃO:
O presente projeto busca o incentivo de práticas leitoras pelos estudantes de 1º ao 5º ano do ensino fundamental I como forma de trabalhar as especificidades que o livro paradidático traz em benefício dos leitores. Esta proposta consiste em explorar a utilização de livros paradidáticos em cada unidade de ensino. Nesse sentido, ao realizar atividades diversificadas de maneira lúdica os estudantes estarão exercitando o ato de ler, bem como desenvolvendo seu potencial cognitivo diante das propostas apresentadas.

JUSTIFICATIVA:
“O trabalho com leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes e, consequentemente, a formação de escritores, pois a possibilidade eficazes tem sua origem na prática de leitura, espaço de construção da intertextualidade e fonte de referências modelizadoras. A leitura, por um lado nos fornece a matéria-prima para a escrita: o que escrever. Por outro, contribui para a constituição de modelos: como escrever.” PCN – Português
O gosto pela leitura é despertado pelo próprio entusiasmo do adulto que incentiva a criança a aproximar-se dos livros. Devemos considerar que aprender a ler não é uma atividade natural, para a qual a criança se capacita sozinha. Entre livros e leitores há importantes mediadores. O mediador mais importante é você professor (a), figura fundamental na história de cada um dos alunos.
Se concordamos que a leitura é uma prática social, fundamental para entender melhor o mundo, é preciso discutir e encontrar maneiras para que os alunos possam aprender e experimentar diversas situações de leitura na escola e para que tornem leitores experientes.
Sendo assim, esta proposta tem a intenção de incentivar os professores a trabalhar a leitura na escola com a finalidade de despertar nos alunos o PRAZER DE LER.

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver competências e habilidades que possibilitarão o hábito e o prazer em ler, bem como a autonomia e a criticidade, através de práticas diversificadas de leitura.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
§   Possibilitar o contato com livros paradidáticos;
§   Despertar o prazer pela leitura através de metodologias diferenciadas e atrativas;
§   Desenvolver a oralidade e expressão;
§   Aprimorar a leitura e a escrita;
§   Desenvolver a capacidade de produzir e reproduzir uma história com lógica, seja oral ou por escrito;
§   Ler e interpretar as histórias trabalhadas;
§   Vivenciar sentimentos e comportamentos dos personagens através de dramatização;
§   Saber separar ficção de realidade;
§   Desenvolver a criticidade e autonomia;
§   Conhecer a vida e obra do autor; Enriquecer o vocabulário, inteirando-se das estruturas básicas do idioma;
§   Enfrentar as dificuldades iniciais colocadas pela leitura, buscando superá-las;
§   Instrumentalizar as crianças para fazer reconto oral;
§   Proporcionar aos alunos a possibilidade de ouvir, sentir emoções e viver a fantasia por meios da literatura infantil;
§   Desenvolver a capacidade de relacionar a experiência pessoal com os fatos do cotidiano;
§   Aproximar as crianças dos personagens e suas características físicas, psicológicas e sociológicas;
§  Dominar a estrutura textual do conto;
§  Sanar as dificuldades ortográficas;
§  Ler com fluência, utilizando as diversas estratégias de leitura (sabendo fazer antecipação, inferência, observando os conhecimentos prévios); 
§  Reescrever a história trabalhada com autonomia ortográfica. 

SUGESTÕES METODOLÓGICAS:
§   Apresentação da proposta do projeto de leitura informando para os alunos:
§   Que a cada unidade será lido um livro; Que o livro será xerocado (levar em consideração as condições do aluno); Que será um dos instrumentos avaliativos da unidade (1º ao 5º Ano); Que serão várias atividades atrativas.
§   Incentivo a leitura do livro a ser lido (para isso o professor precisa fazer leitura prévia do mesmo)- explorar capa e título, perguntar aos alunos o que imaginam sobre o que é tratado no livro (a partir do título), entre outros;
§   Confecção de painel nos espaços escolares de incentivo à leitura;
§   Convite a companhia de teatro para apresentarem na escola peças de incentivo à leitura;
§   Leitura extraclasse do livro pelos alunos;
§   Reconto oral;
§   Dramatização da história escolhida;
§   Jogos de acordo com o livro;
§   Caça-Palavras;
§   Produção individual e coletiva;
§   Produção de carta enigmática;
§   Montagem de acrósticos;
§   Trabalho com listas;
§   Ilustrações;
§   Interpretação oral e escrita;
§   Análise literária;
§   Pesquisas relacionadas ao tema trabalhado no livro;
§   Uso do dicionário;
§   Produção de auto-biografia;
§   Modelagem com massinha e argila;
§   Recorte e colagem;
§   Uso do cineminha;
§   Trabalhos com a ortografia de acordo com a série;
§   Gráficos;
§   Reescrita da história trabalhada;
§   Confecção de livros;
§   Portfólio da história;
§   Estudo da capa do livro através de fichas;

RECURSOS:
Livros paradidáticos; hidrocor; cartolinas; papel cartão; palito de picolé; giz de cera; lápis de cor; tinta guache; cola colorida; massa de modelar; cola de isopor; canudos; revistas; jornais; cédulas e moedas sem valor; CD; DVD; caderno; lápis; papéis diversos; garrafa pet; bola; fita ad esiva; durex colorido; quadro negro e giz; entre outros.

AVALIAÇÃO:
A cada  Sessão Simultânea de Leitura, é importante avaliar o projeto, seu planejamento e
também sua implementação, considerando, principalmente:
§   O acompanhamento dos avanços das crianças com relação aos objetivos do projeto;
§   O planejamento de intervenções individualizadas e/ou replanejamento; e
§   O reajuste das etapas do projeto em função desse processo.
Obs: O professor poderá utilizar uma ou mais atividades do projeto como um dos instrumentos avaliativos da unidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Revista AMAE Educando – Março de 2005 – Nº 329. Belo Horizonte.

MACHADO, Ana Maria. Dona Baratinha/ Recontado por Ana Maria Machado; Ilustrações de Maria Eugênia. – Ed. Renov. – São Paulo: FTD. 2004

 ANDRADE, Telma Guimarães Castro. A Árvore Contente – São Paulo; Editora do Brasil – 2010.

RIBEIRO,  Nye / O Livro Encantado –. Editora do Brasil, São Paulo – 2010

SILVA, Conceil Corrêa da, Nye Ribeiro – A Colcha de Retalhos – 2 Ed. – São Paulo – Editora do Brasil – 2010

RIBEIRO, Nye / Vovô Conserta Tudo – São Paulo – Editora do Brasil - 2006

Sugestões de Livros por série e por unidade

Série
1ª unidade
2ª unidade
3ª unidade
4ª unidade
1º e 2ºAno
Dona Baratinha

O livro Encantado
Maria vai
com as outras

A
Minhoca Filomena
3º Ano
A Árvore contente

O dia em que uma cidade se desarmou
A Revolta dos Livrinhos
Vovô Conserta
Tudo
4º e 5º Ano

   A Colcha de
    retalhos
Revolução
no Formigueiro
A Fábrica Mágica
A cidade que
mudou de nome




Material organizado e selecionado pelas Coordenadoras Pedagógica: Carlas Núbia, Cristiane Carneiro, Edite de Araújo, Kalyana Oliveira, Luciana Montalvão e Suely Cardozo.

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