Projeto - Aprendendo com a música
Por que trabalhar a musica ?
Porque ela combate a agressividade direciona o excesso de energia, satisfação intima e coletiva, desenvolve a iniciativa, inteligência e habilidades motoras, ajuda na integralização do grupo, trabalhando o corpo e a individualidade.
A musica é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. As crianças adoram musica e se identificam, contudo que esta relacionado a ela.
Na infância procuramos enriquecer e ampliar as experiências das crianças através de situações didáticas significativas usando instrumentos musicais, canções folclóricas, jogos cantados e cantigas através do letramento de atividades envolvendo o ritmo e o corpo.
Objetivo
Estimular a capacidade auditiva;
Despertar o gosto pela musica;
Diferenciar os diversos ritmos existentes:
Enriquecer o vocabulário e a sensibilidade;
Proporcionar alegria;
Trabalhar a socialização;
Perceber as diferentes fontes sonoras dos instrumentos musicais;
Conhecimento e participação em jogos verbais “parlendas”;
Confecção de um instrumento musical;
Escuta de obras folclóricas da produção brasileira;
Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio de danças, brincadeiras e de outros movimentos;
Participação em brincadeiras e jogos que envolvam o movimento;
Valorização dês sua conquistas corporais;
Manipulação de matérias, para o aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Conteúdos (Área do conhecimento)
Verificou-se com este projeto:
Evoluções na socialização;
Avanços na iniciativa e ao isolamento
Atenção e sensibilidade
Percepção da audição de cada criança
Esperar sua vez e trabalhar em equipe;
Ampliação no vocabulário, das informações recebidas da disposição atenção e concentração.
Neste trabalho os alunos terão contato com diferentes eixos de conhecimento:
A parlenda (versos infantis com rimas, criados para as mais deferentes finalidades entre elas divertir acalmar, ajudar a decorar números ou escolher que deve iniciar uma brincadeira), que não possui um sentido aparente, nutri o repertorio oral das crianças. Experimentar a verbalização destes textos, sem compromisso com a comunicação, favorece o desenvolvimento da fala.
Procedimentos
►Parlenda folclórica
“Pulga toca flauta,
Perereca violão.
Piolho pequenino
Também toca rabecão.
Cantar, ensinar e fazer o movimento e os sons dos instrumentos musicais desta parlenda com os alunos.
Atividade:
Questionar as crianças quanto aos elementos presentes nessa parlenda, com questões tais como:
Quantos animais aparecem nesta parlenda?
__ Quem conhece uma pulga?
__ E uma perereca?
__ E um piolho?
Os alunos deverão representar esta quantidade como souberem seja desenhando esses animais, fazendo bolinhas, tracinhos ou registrando o algarismo correspondente a quantidade 3.
►Música: Meu Pintinho Amarelinho
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão
Na minha mão.
Quando quer comer bichinho
Com seus pezinho ele cisca o chão.
Ele bate as asas
Ele faz piu, piu
Mas tem muito medo é do gavião.
Atividade para ser trabalhado em artes explorando a musica de varias maneiras:
§ Conhecendo as figuras geométricas;
§ Trabalhando colorido (cores, limite);
§ Pintura livre;
§ Coordenação motora;
§ Carimbo das mãos (lateralidade);
§ Trabalhar socialização.
§ Percepção auditiva;
►Musica: A cobra não pé
A cobra não tem pé.
A cobra não tem mão;
Como é que cobra sobe num pezinho de limão.
Estica encolhe seu corpo é todo mole,
Estica encolhe seu corpo é todo mole.
A cobra não tem mão.
A cobra não tem pé.
Como é que a cobra sobe num pezinho de café.
Estica encolhe seu corpo é todo mole,
Estica encolhe seu corpo é todo mole.
§ Imitar o movimento da cobra;
§ Conhecer as parte do corpo;
§ Trabalhar a paciência (aguardar sua vez de usar o brinquedo);
§ Trabalhar socialização;
§ Atenção com relação aos movimentos;
§ Participação.
Avaliação
Os alunos adquiriram conhecimento através da musicalização, interagindo com os colegas e vivenciando situações novas e enriquecedoras. As atividades realizadas foram sugestões das crianças que demonstraram interesse e participação durante todos os momentos do projeto.
Finalizamos o projeto com uma linda exposição das atividades realizadas pelos alunos no final deste semestre.
FONTE: Capitulo 5: Tramando Fios e Estruturando os Projetos, do livro: Projetos Pedagógicos na educação infantil (BARBOSA; HORN, 2008).
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