"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

ERÇA-FEIRA, DEZEMBRO 26, 2017

O Rei Leão>Estímulos Literários e audiovisuais>Atividades >Interdisciplinaridade>26/12/2017

Uma história de amor e justiça
Ciclo da vida
O Rei Leão conta a história de uma família de leões, mais precisamente “a família real” em um modo xulo de falar. Mufasaé o rei da savana e seu filho, Simba acaba de nascer, assim dando início a uma nova geração. 
Porém, Mufasa tem um irmão muito invejoso, Scar, que quer tomar o poder para si e que arma todo um plano com as hienas para conseguir esse feito.
Durante esse plano, Scar mata seu irmão Mufasa e coloca a culpa em seu sobrinho, Simba, sugerindo que este fuja. 
Scar assim toma conta de todo o reino junto com as hienas.
 Simba acata a sugestão de seu tio e foge, sendo salvo por um javali e um suricate que o criam até a fase adulta.
 Já adulto, Simba encontra sua amiga de infância, Nala, que tenta convence-lo a voltar para o reino, pois Scar deixou todos sem comida e sem água
Simba, se sentindo culpado pela morte de seu pai, não aceita e briga com sua amiga.
Após um tempo, Simba encontra um amigo de seu pai e conselheiro do mesmo, que vem informar para Simba que seu pai, Mufasa, não está morto. Simba fica desconfiado, mas é surpreendido pelo fantasma de seu pai dizendo que a culpa não foi dele e que ele deveria retornar para tomar sue lugar de direito no trono. Simba, o javali e o suricate, vão até a savana e juntos conseguem combater Scar, conseguindo tirar dele uma confissão por seu crime de assassinato. Scar, tentando escapar de uma punição do sobrinho, coloca toda a culpa do que aconteceu nas hienas, que escutam a traição do leão, o atacam e tiram sua vida.
Após a morte de Scar, Simba toma seu lugar no trono e o reino volta a ter paz novamente.

A história “verdadeira”

Pois é, entre aspas pois na verdade não há realmente uma história verdadeira e sim, semelhanças entre uma história e outra. No caso a rumores em que o Rei Leão foi baseado em Hamlet, de William Shakespeare.
Vingança, assassinato, traição e poder é retratado nas duas obras. Aqui um comparativo dos personagens:

Hamlet como Mufasa.
Cláudio como Scar.
Simba como Príncipe Hamlet.

Claúdio comete o assassinato através de envenenamento contra seu próprio irmão, Hamlet, para tomar o poder. Simba se sente culpado pela morte de seu pai e fica em seu exílio com o javali e o suricate, no caso um exílio físico de todos do reino, já o Príncipe Hamlet tem uma solidão psicológica, onde ele se fecha sentimentalmente e apenas se lamenta pela morte do pai.
Tanto o Príncipe Hamlet e Simba se mostram igualmente desconfortáveis com a vigilância e cuidados dos conselheiros do Rei.
A forma como o ato criminoso de assassinato é confessado pelos vilões e também a vingança feita por Simba e Príncipe Hamlet acontece é bem semelhante. 
Podemos dizer que o Rei Leão é uma versão de Hamlet para crianças, com bichinhos e alívios cômicos.
Plano de aula
Numa época marcada pela defesa da vida e do meio ambiente, “O Rei Leão” presta um grande serviço a comunidade ao abrir para as crianças esses temas e, adicionalmente, permite reflexões sobre justiça, amizade, família,...
Vejam mais: AQUI

Atividades
Música/Interpretação
Ideia Criativa
Atividade Rei Leão

Explorando a cena

  1. 1. Plano de Aula: 
  2. Educação Infantil Turma: 04 anos 
  3. Tema: amizade, inclusão de diferenças, família.
  4. 2. De inicio realizou uma rodinha de conversa para introduzir a aula, em seguida serão convidados a assistir o filme do Rei Leão no multimídia, com intuito de levar as crianças a refletir sobre a importância de verdadeiras amizades e da família em suas vidas.
  5. 3. *Foram momentos de grande valia para as crianças e para a educadora, pois os alunos demonstraram interesse em assistir ao filme, trocar idéias, colocando suas opiniões e como se comportam em suas casas diante dos pais, foram momentos de aprendizagem e crescimento para todos.
  6. 4. E para frisar ainda mais o objetivo da aula, conscientizar as crianças a importância de ajudar ao próximo conhecer as diferenças dos animaizinhos do filme Rei Leão e despertar a curiosidade e a imaginação das mesmas, foi proposto uma atividade onde as crianças teriam que colorir os animais que existiam no filme.
  7. 5. * Quanto a atividade proposta foi bem aceita pelos alunos e ao mesmo tempo foi trabalhado as cores dos animais quais eram aqueles personagem e a importância de amar ao próximo e ter respeito pelo professor e pelos pais.
  8. 6. “A educação modela as almas e recria os corações. Ela é a alavanca das mudanças sociais.” Feito por: Shirleianne Aparecida Nunes Malheiros
  9. Fonte





Desenhos coloridos:  AQUI

Fazendo uma sinopse
Aula

Cadeia alimentar

 Rei Leão, Mufasa, e a rainha Sarabi apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba. O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno, mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono. 


Descrição do trecho: Neste trecho, Mufasa explica a Simba a cadeia alimentar na qual cada elemento cumpre um papel específico: produtores, consumidores e decompositores. O equilíbrio do ecossistema depende da realização de cada uma dessas etapas e a interferência em um determinado nível trófico pode ocasionar um desequilíbrio ecológico, colocando toda a cadeia em risco. O trecho possibilita o professor trabalhar com conceitos de cadeia alimentar, nível trófico, transferência de energia e de nutrientes. Fonte

Brincadeiras/máscaras
AQUI

Interdisciplinaridade


Como se sabe, o filme O Rei Leão I é composto por uma grande variedade de animais, envolvendo diversas classes: mamíferos, insetos, aves, entre outros.
Então, desde pequenos, pela interação com o meio social e natural no qual vivem, as crianças aprende muito sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas para suas inquietações.
Vejam: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário