Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
· Conhecer elementos importantes do cuidado com a natureza a partir do filme assistido;
· Descobrir a relevância da natureza para a sobrevivência do homem;
· Conhecer a vida indígena;
· Analisar a escrita de palavras;
· Ampliar o vocabulário;
· Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Estratégias e recursos da aula
Descobrindo mais sobre o meio ambiente com o filme Tainá - A Origem
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Descobrindo mais sobre o meio ambiente com o filme Tainá - A Origem
Para outras informações consulte o material abaixo:
Fonte: LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; CRUZ, M. do C. S. Planejando o ensino para todos: diversificação no trabalho docente. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos iguais. Brasília: MEC, SEB, ano 7, unidade , p. 14-20, 2012. Disponível em:< http://www.criciuma.sc.gov.br/site/upload/ckfinder/files/Unidade%2007%20Ano%2001%20AZUL.pdf>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Pergunte quem já conhece, assistiu ou ouviu falar algo sobre o filme Tainá. Caso algum aluno conheça, explore os conhecimentos sobre o filme.
Em seguida, organize um local apropriado para que os alunos possam assistir ao filme. Providencie, se possível, almofadas para que fiquem confortáveis e também pipoca para que possam degustar durante a sessão de cinema na escola.
Sinopse e detalhes
A floresta amazônica é invadida por piratas da biodiversidade e a jovem índia Maya (Mayara Bentes) acaba tornando-se vitima dos bandidos, deixando órfã a bebê Tainá. A criança é abrigada entre as raízes de uma Grande Árvore e salva pelo velho e solitário pajé Tigê (Gracindo Jr), que passa a cuidar dela e só a devolve para seu povo cinco anos depois, quando será escolhido o novo líder defensor da natureza. Por ser menina, Tainá (Wiranú Tembé) é impedida de se apresentar, mas pela herança da mãe, a última das guerreiras, e com o apoio da esperta menina da cidade Laurinha (Beatriz Noskoski) e do índio nerd Gobi (Igor Ozzy), a indiazinha resolve encarar os malfeitores, desvendando o mistério de sua própria origem.
Fonte: Sítio: “Adoro Cinema”. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-202452/>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Professor, após assistirem ao filme faça um momento de diálogo coletivo com a turma. Peça para que cada um expresse:
- O que mais gostou no filme;
- Cenas que achou mais interessante;
- Personagem que mais se identificou;
- O local onde se passa a maior parte da história.
Após o diálogo entregue uma folha de papel para que cada aluno possa fazer um desenho que represente o local em que a história do filme se passou com maior intensidade. Peça para os alunos detalharem o desenho ao máximo.
Quando todos terminarem, faça uma roda de conversa e peça para que os alunos troquem de desenho com o colega mais próximo. Explique que terão como desafio observar o desenho do colega e explicar para a turma o que compreenderam do desenho e identificar o momento da história representado. Depois que todos falarem, solicite que troquem novamente os desenhos e agora cada um poderá complementar a fala do colega sobre seu próprio desenho, especificando mais detalhes de sua produção.
Depois, recolha as produções e entregue aleatoriamente os registros para a turma, de forma que cada aluno possa receber uma atividade de outro colega. Peça para cada aluno fazer uma produção de texto, a partir do desenho recebido. Para isso, eles poderão utilizar o caderno de Língua Portuguesa.
Assim que todos terminarem, proporcione um momento de leitura das histórias para a turma.
Quem é quem?
Maya
Tainá
Tigê
Laurinha
Gobi
Peça para que tentem descrever no mínimo cinco características da personagem do filme. Para isso, explique para a turma o que são características, podendo fazer isso a partir dos próprios alunos. Veja o exemplo de algumas características da personagem Tainá:
Corajosa, destemida, esperta, guerreira, decidida, companheira e outras.
Depois que os grupos terminarem, explique que terão como desafio ler as características para a turma, a qual terá que descobrir qual personagem se encaixa nas características. Por isso, os grupos deverão manter em segredo o nome da personagem escolhida.
Quando todos descobrirem, entregue uma folha de papel ao grupo e peça para que façam um desenho da personagem e escrevam suas características logo após o desenho. Em seguida, afixe a produção no mural da sala de aula.
2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, converse com a turma sobre o que a personagem Tainá lutava no filme. Peça aos alunos que contem alguma experiência em que precisaram defender algo relacionado ao meio ambiente. Os alunos poderão também citar exemplos de fatos que presenciaram, ou seja, em que outra pessoa protegeu o meio ambiente.
Professor, inicie um diálogo com a turma sobre a floresta em que se passou a história do filme. Na conversa, pergunte aos alunos se conhecem ou já ouviram falar sobre a Floresta Amazônica. Depois, faça com a turma as atividades propostas a seguir:
Onde fica a Amazônia?
Fonte: Sítio: “IBGE”. Disponível em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_tematicos/mapas_escolares/mapas_mudos/brasil.pdf>. Acesso em: 05 de maio 2014.
Quando todos terminarem, faça um momento de socialização das atividades.
Professor, retome com a turma as características da Floresta Amazônica. Para isso, a turma poderá citar os elementos observados no filme, como: o tipo de vegetação, animais, a presença de rios outros. Depois, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo:
Fonte da imagem: Sítio: “WWF-Brasil”. Disponível em: < http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/agua/chicobento/>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “Ciência hoje”. Disponível em: < http://chc.cienciahoje.uol.com.br/agua-nas-alturas/>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Quando todos terminarem, imprima as atividades e solicite que façam a explicação do desenho para a turma.
Desmatamento
Depois, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e peça para que façam uma pesquisa na internet e descubram o que é desmatamento e os seus impactos ao meio ambiente. Abaixo sugerimos alguns sítios:
Fonte da imagem: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/desmatamento/>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/o-desmatamento.htm>. Acesso em: 04 de maio 2014.
PRODUZINDO CARTAZES
Depois, organize a turma para um passeio pela escola, no qual os alunos deverão passar em outras turmas e apresentarem suas produções e ouvirem a opinião dos outros colegas sobre o tema “Desmatamento”.
Professor, auxilie os alunos a acessarem o recurso do Portal do Professor sugerido abaixo, para que descubram mais sobre a Floresta Amazônica, sua biodiversidade e o desmatamento que a prejudica.
Após assistirem ao vídeo, proponha um momento de diálogo sobre o que descobriram e o como eles percebem a importância da floresta para nossas vidas.
3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Lendas
Agora, que tal conhecerem algumas lendas? Vamos lá.Para isso, providencie o livro abaixo e leia a história para a turma.
Cobra Grande: histórias da Amazônia
Fonte da imagem: Sítio: “Livraria Folha”. Disponível em: <http://livraria.folha.com.br/livros/relatos-de-viagem/cobra-grande-historias-amazonia-sean-taylor-1021629.html>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Após a leitura do livro e exploração das imagens, peça para cada aluno inventar uma história sobre um tema que seja do seu interesse e que seja fruto de sua imaginação. Esta atividade poderá ser feita no caderno de Língua Portuguesa. Veja alguns exemplos de temas:
- O surgimento das estrelas;
- O surgimento das nuvens;
- O surgimento dos rios.
Quando todos terminarem, peça para cada aluno contar para a turma a sua história.
Lendas indígenas
Fonte da imagem: Sítio: “Globo”. Disponível em: <http://redeglobo.globo.com/tvgazetaes/raizes/noticia/2013/12/conheca-algumas-lendas-indigenas-passadas-de-geracao-em-geracao.html>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “Basílio”. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar./index.php?option=com_content&view=article&id=308&Itemid=191>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Após a leitura das lendas, peça para cada dupla escolher uma lenda e copie-a no caderno de Língua Portuguesa. Depois, peça para conversarem sobre a lenda preferida e escolherem uma forma diferente para contá-la para a turma. Eles poderão dramatizar, utilizar fantoches ou mesmo massinhas de modelar para ilustrarem e contarem a lenda para a turma.
Professor, registre através de vídeo cada apresentação e depois convide outras turmas da escola para uma sessão de vídeo em um local mais amplo. O registro em vídeo poder ser feito a partir do laptop Classmate pelo caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ou Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o "botão vermelho".
Jogos
Fonte da imagem: Sítio: “Click Jogos”. Disponível em: <http://clickjogos.uol.com.br/jogos/taina-jogo-da-memoria/>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “Click Jogos”. Disponível em: <http://clickjogos.uol.com.br/jogos/pontaria-com-taina/>. Acesso em: 04 de maio 2014.
Depois de jogarem, explore com a turma a utilização do arco e flecha pela personagem Tainá. Faça um momento de diálogo sobre a importância destes instrumentos para os índios e para que são utilizados.
4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, para finalizar o trabalho que tal criar com a turma um jornal falado sobre o que cada aluno achou do filme Tainá e da mensagem que ficou sobre o filme em relação aos cuidados com o meio ambiente? Para isso, organize os alunos em duplas e peça para que elaborem suas falas
Quando elaborarem suas falas, faça um momento de apresentação do jornal em sala de aula e em seguida organize outra oportunidade de apresentação no momento do recreio dos alunos para que a mensagem seja transmitida a toda a comunidade escolar.
Recursos Educacionais
NOME | TIPO |
---|---|
Floresta Mamônica | Vídeo |
Recursos Complementares
Sugestões de links para alunos:
. Sítio da Sua Pesquisa. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/temas/meio_ambiente.htm>. Acesso em: 05 de maio 2014.
. Sítio do IBAMA. Disponível em: < https://www.ibama.gov.br/ >. Acesso em: 05 de maio 2014.
. Sítio da Sua Pesquisa. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/temas/meio_ambiente.htm>. Acesso em: 05 de maio 2014.
Sugestões de links para professores:
. Sítio do IBAMA. Disponível em: < https://www.ibama.gov.br/ >. Acesso em: 05 de maio 2014.
Avaliação
A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como a participação dos alunos no decorrer do trabalho, das possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Portanto, verifique se os alunos: refletiram e compreenderam o sistema alfabético da escrita por meio da análise da escrita de palavras; ampliaram o vocabulário e souberam utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Sabemos que o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário