"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Sopa de Macarrão


            O filho olha emburrado o prato vazio, o pai pergunta se não está com fome.  Com fome eu tô, não to é com vontade de comer comida de velho.
            Lá da cozinha a mãe diz que decretou  De-cre-tei!  que ou ele come legumes e verduras, ou vai passar fome.
             Não quero filho meu engordando agora para ter problemas de saúde depois. Só quer batata frita e carne, carne e batata frita!
            Ela vem com a travessa de bifes, o pai tira um, ela senta e tira o outro, o filho continua com o prato vazio.
             Nos Estados Unidos  continua ela  um jornalista passou um mês comendo só fastfood, engordou mais de seis quilos!
             E como é que ele aguentou um mês só comendo isso?!  perguntou o pai.
            O filho responde:
            — Porque é gostoso!  E pega com nojo uma folhinha de alface, põe no prato e fica olhando como se fosse um bicho.
            A mãe diz que é preciso ao menos experimentar para saber o que é ou não gostoso, e o pai diz que, quando era da idade dele, comia cenoura crua, pepino, manga verde com sal, comia até milho verde cru.
             E devorava o cozido de legumes da sua avó! E essa alface? Pra comer, é preciso botar na boca...
            O filho enfia a alface na boca, mastiga fazendo careta, pega um bife, a mãe pula na cadeira, pega o bife de volta:
             Não senhor! Só com salada pra valer, arroz, feijão, tudo!
             Ele continua olhando o prato vazio, até que resmunga:
             Se vocês sempre comeram tão bem, como é que acabaram barrigudos assim?
            O pai diz que isso é da idade, o importante é ter saúde.
             E você, se continuar comendo só fritura, carne, doce e refrigerante, na nossa idade vai pesar mais de cem quilos!
             No Japão  resmunga ele  podia ser lutador de sumo e ganhar uma nota.
             E no Natal  cantarola a mãe  vai ser Papai Noel, né? E Rei Momo no carnaval...  Não tripudie  diz o pai.  Ele ainda vai comer de tudo. Quando eu era menino, detestava sopa. Aí um dia minha mãe fez sopa com macarrão de letrinhas, passei a gostar de sopa!
            O filho pergunta o que é macarrão de letrinhas, o pai explica. Ele põe na boca uma rodela de tomate, o pai e a mãe trocam um vitorioso olhar. O pai faz uma voz doce:
             Está descobrindo que salada é gostoso, não está?
             Não, peguei tomate para tirar da boca o gosto nojento de alface, mas acabo de descobrir que tomate também é nojento.
             Mas catchup você come não é? Pois é feito de tomate!
             E ele também não come ovo  emenda a mãe  mas come maionese, que é feita de ovo!
            O filho continua olhando o prato vazio.
             Coma ao menos feijão com arroz  diz o pai.
            Ele pega uma colher de feijão, outra de arroz dizendo que viu um filme onde num campo de concentração só comiam assim pouquinho, só o suficiente pra sobreviver... Mastiga tristemente, até que o pai lhe bota o bife no prato de novo, mas a mãe retira novamente:
             Ou salada ou nada! Sem chantagem sentimental!
            O pai come dolorosamente, a mãe come furiosamente, o filho olha o prato tristemente.
            Depois a mãe retira a comida, ele continua olhando a mesa vazia. Na cozinha, o pai sussura para ela:
             Mas ele comeu duas folhas de alface, não pode comer dois pedaços de bife?!...
            Ela diz que de jeito nenhum, desta vez é pra valer; então o pai vai ler o jornal, mas de passagem pelo filho, pergunta se ele não quer um sanduíche de bife  com salada, claro. Não, diz o filho, só quer saber de uma coisa da tal sopa de letras. O pai se anima:
             Pergunte, pergunte!
             Você podia escrever o que quisesse com as letras no prato?
             Claro! Por que, o que você quer escrever?
             Hambúrguer, maionese e catchup.
            É teimoso que nem o pai, diz a mãe. Teimoso é quem teima comigo, diz o pai. O filho vai para o quarto, só sai na hora da janta: sopa de macarrão. Então, vai escrevendo, e engolindo as palavras: escravidão, carrascos, nojo, e enfim escreve amor, o pai e mãe lacrimejam, mas ele explica:
             Ainda não acabei, tá faltando letra pra escrever: amo rosbife com batata frita...


Domingos Pellegrini
Antologia de crônicas: crônica brasileira contemporânea. São Paulo: Moderna, 2005.


INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

1)    Assinale o fato narrado nessa crônica. (0,5)

       (   ) Pai, mãe e filho discutem na mesa de almoço e jantar sobre a alimentação do filho.
       (   ) Pai e filho querem comer bife com batatas todos os dias.

2)    Quais personagens participam dessa crônica? (1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)    Por que o pai e a mãe lacrimejam ao ver a palavra amor escrita na sopa? (1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4)    Identifique quem está falando em cada uma das falas. (1,0)

a)  Não quero meu filho engordando agora para ter problemas de saúde depois. Só quer  batata frita e carne, carne e batata frita. _________________________________

b)  Coma ao menos feijão com arroz. ______________________________________

c) Você podia escrever o que quisesse com as letras no prato? _______________________

5)     A história lida poderia ter acontecido na vida real? Por quê? (1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


GRAMÁTICA

1-    Complete as frases com mais, mas ou más: (0,5)

a) Tentou, _________ não conseguiu.
b) É um dos países ________ pobres do planeta.
c) Nosso país é rico, _________ não consegue sair do subdesenvolvimento.
d) Somente pessoas  _________ sentem inveja do próximo.
     e) Era linda e sorridente,  ________ não respeitava nem mesmo seus pais.

2-    Sublinhe os verbos que você encontra na tirinha. (1,0)






3-   Reescreva as frases na primeira pessoa do plural. (1,0)

         a- ­ Eu fui até o supermercado comprar refrigerantes.             

______________________________________________________________
______________________________________________________________


           b- ­ Ela precisa ir ao dentista hoje à tarde.
______________________________________________________________
______________________________________________________________


4-   . Reescreva as frases no singular: (1,0)

a) Os girassóis estão cheios de formigas.
________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Os anéis enfeitam as mãos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________


c) Os pires das xícaras são azuis.
________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Os cães dormem nos canis dos quintais.
________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Veja o exemplo e complete: (1,0)

Sempre compro livros.
Verbo: comprar
Tempo: presente
1ª pessoa do singular

a)  Amanhã lerei o livro.
Verbo: _____________________
Tempo: _____________________
______________________________________________

b)  Ontem não contaram a história.
     Verbo: _____________________
Tempo: _____________________
_______________________________________________

   
 c) Ele  a história para a mãe.
 Verbo: _____________________
Tempo: _____________________
_______________________________________________

            d) A mãe sorriu agradecida.
Verbo: _____________________
     Tempo: _____________________
_______________________________________________

             e) As meninas brincarão na escola.
Verbo: _______________________________
Tempo: _______________________________
_________________________________________________



DITADO (1,0)


1-    ____________________________________________________

2-    ____________________________________________________

3-    ____________________________________________________

4-     ____________________________________________________

5-_____________________________________________________

6-_____________________________________________________

7-_____________________________________________________

8-_____________________________________________________

9-_____________________________________________________

10-_____________________________________________________



quinta-feira, 22 de maio de 2014

A FLORESTA DO CONTRÁRIO


                   Todas as florestas existem antes dos homens. Elas estão lá e então o homem chega, vai destruindo, derruba as árvores, começa a construir prédios, casas, tudo com muito tijolo e concreto. E poluição também. Mas esta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes era uma cidade dos homens, dessas bem poluídas, feia, suja, meio neurótica. Então as árvores foram chegando, ocupando novamente o espaço, conseguiram expulsar toda aquela sujeira e se instalaram no lugar. É o que poderia se chamar de vingança da natureza - foi assim que terminou o seu relato o amigo beija-flor. Por isso ele estava tão feliz, beijocando todas as flores - aliás, um colibri bem assanhado, passava de flor em flor por ali, ele já sapecava um beijão.
 Agora o Nan havia entendido por que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim. Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras. Era um lugar muito bonito, gostoso de ficar. Só que o Nan não podia, precisava partir sem demora. Foi se despedir do colibri, mas ele já estava namorando apertado outra florzinha, era melhor não atrapalhar.

(Fragmento do livro “Em busca do tesouro de Magritte.)

Texto II
CIMENTO ARMADO

Batem estacas no terreno morto.
No terreno morto surge vida nova.
As goiabeiras do velho parque
E os roseirais, abandonados,
Serão cortados
E derrubados.
Um prédio novo de dez andares,
Frio e cinzento,
Terá seu corpo de cimento armado
Enraizado no velho parque
De goiabeiras
De roseirais.

Batem estacas no terreno morto.
Século vinte...
Vida de aço...
Cimento armado!
Batem estacas
No prédio novo de dez andares,
Terraços tristes
Pássaros presos,
Rosas suspensas
Flores da vida,
Rosas de dor.


Trabalhando com o Texto
1.   Assinale com um X apenas a opção correta. (0,5 cada)

a) Os autores dos dois textos falam sobre o mesmo assunto. O assunto abordado nos dois textos é:

(    ) A devastação e destruição da natureza causada pelo homem.
(    ) A preservação dos recursos naturais.
(    ) Nenhuma das alternativas anteriores.

b) Apesar de abordarem o mesmo assunto, os resultados são diferentes em cada texto, porque:

(    ) no primeiro texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no segundo texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
(    ) no segundo texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no primeiro texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.

c) Para “expulsar toda aquela sujeira” e se instalarem no seu lugar, as árvores tiveram que lutar. A parte do texto que confirma o fato de certas árvores conservarem os sinais de sua luta é:

(    ) “ Todas as florestas existem antes dos homens.”
(    ) “ Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras, por isso uma ou outra árvore tinha parede por dentro. ”

d) No texto II o poeta fala do prédio como se ele fosse uma pessoa em:

(  ) ” Um prédio de dez andares. ”
(  ) “ Terá seu corpo de cimento armado. ”

e) O poeta se refere a pássaros presos, terraços tristes, por que:

(    ) os terraços são pintados de preto e cinza.
(    ) os terraços ocuparam o espaço da vegetação, a alegria dos animais e com o agravante de que nas cidades, as pessoas costumam prender os pássaros em gaiolas.

2.    Escreva entre os parênteses, certo ou errado de acordo com os textos: (0,5 cada)

a) No texto II o autor utiliza a palavra “enraizado” como se o prédio fosse uma árvore. (
                 )

b) As goiabeiras e os roseiras foram conservadas após a construção do novo prédio. (
                  )

c) No texto I a história é fato real, enquanto que no texto II é imaginário, pois jamais destruiriam a natureza para construir um prédio. (
                   )

d) No texto I, ao tomar a cidade e devolver a vida aos seres da floresta, as árvores consideraram uma vingança da natureza. (                     )

e)Os pássaros do Texto II eram tão felizes quanto os pássaros do texto I. (
                   )

GRAMÁTICA
1.     Em que conjunto o grafema/letra X representa o mesmo fonema/som? (0,50)
a) (   ) tóxico - taxativo
b) (   ) enxame - inexaurível
 
c) (   ) intoxicado - exceto
d) (   ) têxtil – êxtase
 

2.    Devem ser acentuadas todas as palavras da opção: (0,50)

a) (   ) taxi - juri - gas 
b) (   ) ritmo - amor - lapis
c) (   ) chines - ruim - jovem
d) (   ) juriti - gratis - traz
e) (   ) açucar - abacaxi – moléstia

3.    Assinalar a alternativa em que todas as palavras estão separadas corretamente: (0,5)
a) (   ) mas-as / i-gu-al / miú-da
b) (   ) cons-truir / igual / cri-ei
c) (   ) cri-ei / as-pec-to / mi-ú-da
 
d) (   ) me-da-lhões /  pás-sa-ros / es-ta-çõ-es

4.    Dê “características” aos nomes (seres, substantivos) do texto II conforme a indicação. (0,25 cada)

a)    terreno _________________________       d) prédio ______________________________
b)    parque __________________________      e) terraços ____________________________
c)    roseiras _________________________      f)  pássaros ____________________________

ORTOGRAFIA

5.    Apenas uma entre as demais palavras de cada grupo está escrita de forma incorreta. Identifique-a e escreva da forma correta: (0,5 cada)
a) estádio - escola - estração ____________________________

b) péssimo -vasoura- assunto ____________________________
c) desça – cresça - aparesça _____________________________
d) excelente – excepcional - excência ______________________
Profª Graciele Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário