"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Desenvolver noção de direita, esquerda, frente e atrás.

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Esta brincadeira – também conhecida como caça ao tesouro – poder ser realizada em um parque,  no pátio da escola ou até mesmo dentro de uma sala de aula.
O mediador previamente irá esconder um objeto e distribuir pistas 
pelo caminho para  as crianças o encontrarem.

Exemplo de pistas:
1- Posicione-se de frente para o banco que fica perto da cantina, e após, 
dê cinco passos para a direita.
2- Posicione-se de frente para o mural,  e após, dê 10 passos 
Pode também, o mediador ir oralmente dizendo: para frente, para direita, 
para esquerda, para trás, … até o objeto ser encontrado.

Vídeo - Direita e Esquerda


 
É importante salientar que segundo ROTTA (2006, p. 78):
Aos seis anos a criança reconhece direita e esquerda em si mesma. 
Aos sete anos consegue mostrar direita e esquerda em si mesma de 
forma cruzada e é capaz de responder sobre a posição de um objeto 
em relação a si mesma. Aos oito anos conhece direita e esquerda 
no examinador e com nove anos imita movimentos do observador, 
por exemplo, imita o gesto feito pelo examinador encostando sua mão 
direita no olho direito[...].

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ROTTA, Newra Tellechea; et all. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre : Artmed, 2006.
Retirado do Blogger PsicoSol

Situação problema em tiras

2012-07-31 13.47.02
Você vai precisar:
- Situações problemas recortadas em tiras coloridas;
- envelopes.
Procedimento:
Entregar para cada criança um envelope contendo diversas tiras.
A criança deverá primeiro organizar por cor (cada situação problema 
terá uma cor).
Depois organizá-la na sequência correta. Só então irá resolvê-la. 
Veja que nesse tempo que a criança precisou organizar, possivelmente 
ela terá que ler as tiras mais de uma vez e isso também facilitará 
o entendimento da situação problema.
Segue o link de um modelosituação problema

Importante: frequentemente algumas palavras utilizadas não fazem parte 
do vocabulário infantil e precisam ser esclarecidas (e repetir explicações) 
para facilitar o entendimento. Tais como: juros, prestação, crediário, lucro…

Retirado do Blogger PsicoSol

sábado, 15 de junho de 2013

É necessário:
- Uma tabela grande feita em papel pardo ou em uma folha de cartolina (clique na 
imagem para ver o modelo);
- 100 tampas (de refrigerantes, de produtos de limpeza,…).
Procedimento:
Organize um grupo de crianças.
Supondo que queiramos que as crianças encontrem o resultado de 2 x 3. 
Então, a crianças deverão preencher na tabela duas linhas com três tampas. 
Após, elas deverão contar quantas tampas  ao todo foram utilizadas, e assim, obterão 
o resultado.
No princípio, pode ser meio complicado para as crianças. 
Principalmente porque exige organização espacial, mas isso é mais um motivo para 
realizar esta atividade.
Uma variação desta atividade é fazer tabelas pequenas (15 cm x 15 cm), e, ao invés 
de tampas, podem ser utilizados botões, sementes… 
Com esta tabela a atividade pode realizada individualmente.


Retirado do Blogger PsicoSol
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Você vai precisar:
- tecido (20cm x 20cm);
- 100 botões.

Procedimento:
Costure no tecido 10 linhas com 10 botões.

Como utilizar:
Supondo que a criança queira saber o resultado de 2 x 4, ela deverá dobrar 
o tecido para obter duas colunas com quatro botões (observe a imagem). 
No começo as crianças se atrapalham um pouco na maneira correta de 
dobrar o tecido, mas isso também é um aprendizado. 
Aos poucos elas entendem e aprendem no concreto o significado da 
tabuada.

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Jogo 50 fichas

Jogo de tabuleiro envolvendo adição de dois números determinados por 
dados. A criança aprende brincando.
Clique no link “jogo 50 fichas” para ter acesso ao tabuleiro.

Materiais necessários:
- Tabuleiro jogo 50 fichas;
- fichas (pode ser utilizado botões ou grãos de milho);
- dois dados.
Procedimento:
Todos os jogadores devem ter um tabuleiro.
Um de cada vez, joga dois dados, soma e coloca fichas (correspondendo 
ao resultado da soma) sobre o seu tabuleiro.
Ganha o jogo quem primeiro conseguir preencher o tabuleiro.

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Triângulo das dezenas

dezenas
Este é um jogo de quebra-cabeça.  
As crianças deverão montar um triângulo. 
Para isso terão que procurar segmentos com a mesma cor e que a 
soma dos números seja 10.

Preparo do jogo:
1 – Clique no link  triângulo e imprima;
2 – cole em uma cartolina;
3 – aplique papel contact transparente;
4 – corte nas linhas tracejadas para obter 25 peças de pequenos 
triângulos.

Como jogar:
Entregue para as crianças as 25 peças. Diga para elas iniciarem com a 
peça que contém os números 10,10, 0. Depois sucessivamente encaixar 
peças cujos segmentos tenham cores iguais e a soma dos números for 10.


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Carrinho de Compras

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Você vai precisar:
- um tabuleiro de E.V.A. ou cartolina dividido em dois lados. 
Em cada lado é necessário escrever os números de 2 a 12;
- dois dados;
- 22 tampinhas de refrigerantes.

Procedimento do jogo:
As crianças deverão sentar de frente uma para a outra. 
O jogo começa com todos os numerais cobertos com as tampinhas. 
Cada criança, na sua vez, joga os dois dados, determina a soma dos 
números e tira a tampinha do seu lado do tabuleiro que contém o 
número correspondente. 
Ganha o jogo a criança que descobrir por primeiro todas as tampinhas 
do seu lado do tabuleiro.

Importante: como preparei o tabuleiro em E.V.A. escrever os números 
com marcador para retroprojetor, assim evitei os borrões.


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Associar número à quantidade

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Você vai precisar:
- uma caixa;
- rolos de papel toalha (pode ser potes de iogurte, copos descartáveis…);
- tampas de refrigerante;
- cola;
- tesoura;
- papel para encapar a caixa.
Procedimento:
Faça furos na tampa e encape a caixa. ]Corte os rolos de papel toalha no tamanho adequado e cole-os dentro da caixa. 
Coloque números (veja na imagem).
Como brincar:
Entregue a caixa e algumas tampas de refrigerante para um grupo de 
crianças. 
Oriente-as a colocar tampas de refrigerante na quantidade indicada em 
cada furo. 
Pode inclusive, uma criança colocar e, após, outra criança tirar para 
conferir se o colega havia colocado a quantidade certa.

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Eu acho que vi um coelho!

Você vai precisar:
- uma caixa com areia;
- varias tampas de refrigerante com orelhas de coelho e números embaixo delas (veja na imagem).
Procedimento:
Cubra as tampas deixando aparecer apenas as pontas das orelhas.
Organizar grupos de três ou quatro crianças. 
Uma delas escolhe uma orelha para puxar. 
As outras crianças deverão descobrir o número que está embaixo do coelho. 
À medida que cada criança der seu palpite a criança que está com o 
coelho poderá dar pistas 
dizendo: “é mais”, ou, “é menos”. A criança que acertar será a dona do 
coelho.  
Ganha o jogo quem conseguir o maior número de coelhos.

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Calculadora manual

Materiais necessários:
- Uma caixa com dois furos (laterais ou na tampa). 
Um furo pintado de azul e o outro de vermelho;
- 11 fichas azuis com números de 0 a 10;
- 11 fichas vermelhas com números de 0 a 10;
- tampas de refrigerante nas cores das fichas.
Procedimento:
Cada criança escolhe uma cor e o seu respectivo lado da caixa.
A criança que escolheu o lado azul deverá ficar com as fichas e tampas 
azuis e outra criança com as fichas e tampas vermelhas.
Organizar as fichas com os números virados para baixo.
Cada criança na sua vez vira uma de suas fichas e o número que constar 
ela deverá colocar de tampas dentro do seu lado na caixa.
Após, elas deverão abrir a caixa e contar quantas tampas há ao todo 
dentro da caixa e assim terão o resultado da soma dos dois números.
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Vamos aproveitar a Festa Junina?

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Sequência numérica

Você vai precisar:
- tampas de refrigerante;
- papel dupla face ou cartolina;
- tesoura;
- fitas;
- flores;
- rendas.

Procedimento:
Após confeccionar os chapéus (veja imagem), coloque números de 0 a 10 dentro deles.
Como brincar:
Organize duplas de crianças. Diga para elas que terão que encontrar os números de 0 a 10. Cada criança, na sua vez, vira um chapéu.  
A primeira a encontrar o número “0″ fica com o chapéu. 
O mesmo acontece com a criança que encontrar o número “1″… 
Assim a brincadeira segue até as crianças encontrarem toda a sequência. Ganha o jogo quem tiver mais chapéus.
Variação:
Apresentar esta brincadeira com outras sequências. 
Exemplo: ordem decrescente, dobro, triplo
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